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Caminhos do pensamento humano 1- Certeza no pensamento 2- Certeza no transcendente 3- Certeza na razão 4- Negação das certezas 5- Em busca de algumas.

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2 Caminhos do pensamento humano 1- Certeza no pensamento 2- Certeza no transcendente 3- Certeza na razão 4- Negação das certezas 5- Em busca de algumas certezas

3 Certeza no pensamento (mundo grego)  Sócrates: O pensamento como expressão da própria vida  Platão : “ República-livro VII” - Alegoria da Caverna;”Apologia de Sócrates”  Aristóteles : “ Ética a Nicômaco “  Hipócrates : “Corpus Hippocraticum”

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5 Certeza no transcendente (teocentrismo)  Santo Agostinho (354-430) : “Confissões –A caminho de Deus “  Tomás de Aquino (1224-1274) : “ Suma Teológica – As cinco provas da existência de Deus“  Thomas Morus (1478-1535) : “ Utopia ”

6 Sobre a imortalidade da alma  “Os utopianos crêem,pois,numa vida futura,onde castigos são preparados para os crimes e recompensas para as virtudes.Não dão o nome de homem àquele que nega estas verdades e que rebaixa a natureza sublime de sua alma à vil condição de um corpo de animal.”  Morus,T. “Utopia”

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8 Imperativo categórico da razão  Kant é o pensador que primeiro elabora uma teoria ética fortemente racionalista ao defender uma moral fundamentada na racionalidade,rejeitando as denominadas éticas heterônomas,isto é,aquelas cujo princípio moral é derivado de uma fonte externa,tal como Deus ou o Supremo Bem.  Autonomia do ser humano  Ética do dever

9 Negação das certezas (modernidade)  Desprezo da metafísica  Existencialismo  Questionamento das verdades científicas  Eclosão de novos paradigmas  Schopenhauer,A. (1788-1860) : “Sobre o fundamento da moral”  Nietzsche,F. ( 1844-1900) : “ Assim falou Zaratustra“  Foucault,M. ( 1926-1984) : “ A arqueologia do saber”  Flexner,A. ( 1910) : “ Medical education in the United States and Canada:Report for the advancement of teaching”

10 Parábola dos porcos-espinhos (o inferno representado pelo outro)  “Num dia frio de inverno,uma vara de porcos- espinhos se une cerrado para se proteger mutuamente do congelamento com seu próprio calor,mas logo sentiram os seus espinhos,o que os afastou de novo uns dos outros.Porém a necessidade de aquecimento novamente os aproximou e o incômodo se repetiu,de modo que eram atirados de um lado para outro,entre os dois sofrimentos,até que encontraram uma meia distância,na qual puderam suportar-se”  Schopenhauer,A. “Sobre o fundamento da moral”

11 O super-homem (moralidade do senhor e do escravo)  “O homem é uma corda estendida entre o animal e o super-homem,uma corda sobre o abismo.Perigosa travessia,perigoso percurso,perigoso olhar para trás(...);o que nele se pode amar é o fato de ser ao mesmo tempo transição e declínio.Amo os que só sabem viver em declínio,pois são os que transpõem,são flechas lançadas pelo anseio da outra margem”  F. Nietzche “Assim falou Zaratustra”

12 Assimetria discursiva (nenhuma prática discursiva é libertadora)  “A prática discursiva não coincide com a elaboração científica a que pode dar lugar ; o saber que ela forma não é nem o esboço enrugado,nem o sub-produto cotidiano de uma ciência constituída(...)e os que apresentam realmente seus critérios formais,aparecem no elemento de uma formação discursiva,tendo o saber como fundo”  Foucault,M. ‘A arqueologia do saber”

13 Elementos indicativos da obsolescência dos paradigmas tradicionais (pós-modernidade)  Poder nocivo da tecnociência  Fragmentação do conhecimento  Vazio ético  Antropocentrismo

14 Prometeu desacorrentado “ Ciência e tecnologia deram à razão um poder desmedido, mas fizeram isso numa condição de profundo vazio ético. “ H. Jonas- “ Princípio Responsabilidade “

15 “A criação de Comissões de Ética para avaliar procedimentos realizados em hospitais constitui-se em insulto aos médicos e enorme retrocesso ao progresso da ciência”. Christian Barnard

16 Fascínio pela tecnociência (o caso da medicina)  A medicina perdeu seu caráter humanista?  “A resposta mais comum atribui esse fato à enorme influência que a prática médica sofreu e vem sofrendo de uma visão reducionista e mecanicista.Como origem na doutrina cartesiana,o paciente ficou reduzido a uma máquina humana e seus aspectos emocionais,crenças e valores são relegados”  Troncon,L. “Educação médica”

17 Busca-se um novo profissional  “Busca-se o médico com quem nos sentimos a vontade quando descrevemos nossas queixas,sem receio de sermos submetidos à procedimentos desnecessários;o médico para quem o paciente nunca é uma estatística e,acima de tudo,um semelhante,um ser humano cuja preocupação pelo paciente seja avivada pela alegria de servir,porque considera servir um privilégio incomparável”  Lown,B. “A arte perdida de curar”

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19 Raízes da bioética  V.R.Potter :  “Bioethics,science of survival”(1970)  “Bioethics,bridge to the future”(1971)  A.Hellegers :Instituto Kennedy para estudo da Reprodução Humana e Bioética  Diretrizes fundamentais : cosmovisão e ética biomédica

20 Sobre a natureza dos problemas  “Cada vez mais nossas tarefas em medicina serão as de acrescentar vida aos anos a serem vividos e não acrescentar anos às nossas vidas. Nossos problemas serão sempre cada vez mais éticos e menos técnicos.  Hellegers,A. Instituto Kennedy de Bioética

21 Introdução de um novo paradigma  “O candidato à novo paradigma deve responder a certos critérios para ser qualificado. Deve oferecer solução para alguns problemas cruciais em áreas onde o velho paradigma falhou.Torna-se importante,também,que a nova abordagem prometa a resolução de problemas em novas áreas [do conhecimento]”  Grof,S. “Além do cérebro”

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25 Propostas de novos modelos educacionais  “As críticas recorrentes ao setor da saúde,aconteceram em todo mundo,a partir da década de 1960 e amparavam-se no descompromisso [do ensino médico] com a realidade e as necessidades da população”  Pagliosa,F.L. Da Ros,M.A. “O Relatório Flexner:para o bem e para o mal” Revista Brasileira de Educação Médica,32(4);492-499,2008

26 Depoimento à Comissão de Ciências da Saúde do Congresso dos EUA(1968)  “ A criação de Comissões de Ética para avaliar procedimentos realizados em hospitais,constitui-se em insulto aos médicos e enorme retrocesso ao progresso da ciência”  Christian Barnard

27 Depoimento à Comissão de Ciências da Saúde do Congresso dos EUA(1968)  “Ciência não é o valor maior ao qual todos os outros devam se subordinar.A ciência deve estar inserida em uma ordem de valores sociais”  Henry Beecher

28 Novo modelo para ensino da ciência  “ A maneira convencional de ensinar ciência,mediante uma apresentação linear do conhecimento,não permite que se perceba o divórcio entre ela[ciência] e as novas visões do mundo.Reconhecemos a urgência de novos métodos educacionais que levem em consideração os avanços da ciência”  UNESCO - Declaração de Veneza(1986)

29 Conhecimento fragmentado  “A superação da fragmentação da unidade corpo-mente-espírito[que]resulta de uma ênfase desequilibrada de algumas partes em detrimento de outras e do todo permitirá a ele[homem] redescobrir em seu próprio íntimo o reflexo do cosmo e seu princípio unificador”  UNESCO - Declaração de Vancouver(1989)

30 Vazio ético “ O futuro indeterminado ou aberto e a falta de um passado vinculante significam que a alma dos jovens se encontra em um estado semelhante ao dos primeiros homens : espiritualmente desnudos, desconectados, separados, sem relações herdadas ou incondicionais com nada ou alguém. Podem ser o que quiserem, mas não tem nenhuma razão particular para ser nada em especial “ A. Bloom “O declínio da cultura ocidental”

31 Indivíduo inimigo do cidadão  “Se o indivíduo é hoje o pior inimigo do cidadão,e se a individualização significa problema para a cidadania e para as políticas baseadas na cidadania,é porque os interesses dos indivíduos qua indivíduos preenchem o espaço público,pretendendo ser seus únicos ocupantes legítimos e expulsando todo o resto do discurso público”  Bauman,Z. “A sociedade individualizada”

32 Estranhos morais  Estudo realizado pela UNESCO em Brasília ouvindo jovens de classe média constatou que,na percepção deles,humilhar travestis,prostitutas e homossexuais seria comportamento menos grave que pichar prédios públicos,destruir orelhões ou placas de sinalização de trânsito.  20%dos entrevistados considerou injustificável qualquer punição imposta em decorrência da atitude de destratar aquelas pessoas que assumiam publicamente condutas morais inaceitáveis  Endo P. Sobre a violência:Freud,Hannah Arendt e o caso do índio Galdino In Identidade e Crises Sociais na Contemporaneidade,org.Zugueid Neto,J.Curitiba,Ed.UFPR,2005

33 Em busca da humanidade do homem “ Como podem esses sujeitos almejarem um estatuto de humanidade e pertença se não se olham no rosto ou se olham com tanta brevidade ? “ E. Lèvinas “ Humanismo do outro homem “

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35 Bioética e cidadania  “Meu saber é limitado,mas o combinarei com os conhecimentos e opiniões de outros homens inteligentes,inspirados na ética e provenientes de várias disciplinas para ordenar minhas convicções e ações.Tratarei de desenvolver e difundir proposições éticas que contribuirão para a sobrevivência e o benefício da espécie humana”  Potter,V.R. “Bioethics,science of survival”

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37 Novos paradigmas éticos  Compreensão  Solidariedade  Compaixão E. Morin “ Terra- Pátria “

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40 “Eis a péssima notícia:estamos perdidos,irremediavelmente perdidos. (...)estamos perdidos,mas temos um teto,uma casa,uma pátria(...)É a nossa pátria,o lugar da nossa comunidade de destino de vida e de morte(...)O evangelho dos homens perdidos e da Terra-Pátria nos diz:devemos ser irmãos,não porque seremos salvos,mas porque estamos perdidos.” E.Morin-”Terra-Pátria”

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