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Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais 50º FÓRUM NACIONAL DE REITORES.

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Apresentação em tema: "Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais 50º FÓRUM NACIONAL DE REITORES."— Transcrição da apresentação:

1 Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais 50º FÓRUM NACIONAL DE REITORES

2 Profa. Dra. Maria Madalena Pessoa Guerra Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da RENORBIO - PERNAMBUCO “Construção de redes interinstitucionais no ensino, pesquisa e extensão – experiência RENORBIO”

3 Criação: Ministério de Ciência e Tecnologia Portaria Nº 598, 26 de novembro de 2004. http://www.renorbio.org.br

4 NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO - RENORBIO ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO Saúde, Agropecuária, Recursos Naturais, Biotecnologia Industrial PROJETOS TEMÁTICOS DE C&T&I GENOMA E PROTEOMA Unir o estudo das espécies biológicas pela funcionalidade dos seus genes RENORBIO (Rede Nordeste de Biotecnologia) Centro de Excelência Virtual INDÚSTRIA Meta: Constituir um Centro de Excelência Virtual em Biotecnologia

5 %GruposRegião 10011.760Brasil 3354Norte 5636Centro Oeste 151.720Nordeste 202.317Sul 576.733Sudeste SITUAÇÃO EM 2005 Norte + Nordeste = 17,7% do PIB Nacional. Centro-Oeste = 6,9 % do PIB Nacional. Das regiões somadas = 24,7 % do PIB Nacional. PIB da região Sudeste = 57,8% do PIB Nacional (Slide cedido por Luiz ABC)

6 Acelerar o desenvolvimento do NE através da biotecnologia; Formar recursos humanos em biotecnologia; Produzir impactos socioeconômicos para melhorar a qualidade de vida no NE; Promover desenvolvimento científico nas diversas áreas de aplicação da biotecnologia; Contribuir para formulação e acompanha- mento de políticas públicas do NE. Objetivos

7 Objetivos Maiores: 1 - Unir as Ciências Biológicas do Nordeste a partir de um curso de pós-graduação, tendo como meta maior constituir um grande Núcleo Virtual de Excelência em Biotecnologia na região, em rede, que se constituirá como tal unindo-se o estudo das espécies biológicas pela funcionalidade dos seus genes; Núcleo de Pós-Graduação

8 2 - Unir a competência científica do Nordeste em ciências biológicas, também tendo como base este mesmo curso de pós-graduação, de modo a permitir uma ascensão gradual da competência dispersa em Universidades menores que, isoladamente, a curto ou médio prazo, não poderão constituir cursos de pós-graduação competitivos. Núcleo de Pós-Graduação

9 Curso de Doutorado em Biotecnologia Aprovado pela Capes em 2006, com nota 5

10 Biotecnologia em Agropecuária: – Conservação e Multiplicação de Germoplasma; – Genética e Transgênese; – Sanidade. Biotecnologia em Saúde: – Desenvolvimento de Agentes Profiláticos, Terapêuticos e Testes Diagnósticos. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

11 Biotecnologia Industrial: – Bioprocessos. Biotecnologia em Recursos Naturais: – Bioprospecção, Biodiversidade e Conservação; – Purificação, Caracterização e Produção de Insumos Biotecnológicos em Sistemas Heterólogos. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

12 Aula inaugural da Turma 2006 Ministro Sérgio Rezende: Ministro Sérgio Rezende: A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Teresina, PI, 06/09/2006

13 Modelo Inovador de Pós-Graduação  Consórcio de 36 instituições do NE e do Estado do Espírito Santo (Universidades e Institutos de Pesquisa).

14 Protocolo de Intenções (Instituições)  Participação de Docentes em:  Orientação de alunos;  Disciplinas;  Projetos de pesquisa.  Utilização da infra-estrutura de ensino e pesquisa.

15 Categorias de Instituições  Nucleadoras (podem emitir diploma);  Colaboradoras;  Consorciadas (só infraestrutura).

16 Instituições Nucleadoras No triênio 2006-2009:  Universidade Estadual do Ceará;  Universidade Federal do Ceará;  Universidade Estadual de Pernambuco;  Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

17 Proposta para o triênio 2009-2012 ; Universidade Estadual do Ceará; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ; Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

18 Organização Didático-Administrativa

19 10 Pontos Focais: MA - PI - CE - RN - PB - PE - AL - SE - BA – ES Uma Coordenação Itinerante

20 Coordenação  Triênio 2006-2009 - Reconduzida até 2012: Universidade Estadual do Ceará Coordenador Geral: Prof. Dr. José Ferreira Nunes, UECE Vice-Coordenador Geral: Prof. Dr. Renato Azevedo Moreira, UNIFOR

21 Instalações da RENORBIO no Ceará

22 Colegiado  Coordenador Geral;  Vice-Coordenador Geral;  Coordenador Executivo do RENORBIO;  Representantes estaduais (n=9);  Um representante de cada Câmara de Área de Concentração (n=4);  Representantes estudantis (n=2);  Secretária Executiva (voz).

23  Órgão Superior Deliberativo  Colegiado do Programa  Órgãos Executivos  Coordenação Geral Coordenador; Vice-Coordenador; Secretária Executiva.  Pontos Focais Um Representante Estadual; Um Suplente; Um Coordenador de cada Área de Concentração.

24  Câmaras de Área de Concentração  Biotecnologia em Saúde;  Biotecnologia em Agropecuária;  Biotecnologia Industrial;  Biotecnologia em Recursos Naturais.  Compostas pelos Coordenadores de cada área de cada estado.

25  Comissão de Bolsa  Vice-Coordenador;  Representante Docente;  Representante do Colegiado;  Representante Discente;  Secretária Executiva.  Comissão de Seleção  Coordenador;  Um membro de cada Área de Concentração;  Secretária Executiva.

26  Comissão de Acompanhamento e Avaliação  Especialistas não vinculados ao Programa (brasileiros e estrangeiros) com notória competência;  Visa instituir e disciplinar processo de acompanhamento e avaliação dos docentes.

27 Sistema de vídeo-conferência (RNP) Sistema WEB de Gestão  cadastro de professor e aluno;  processo seletivo;  oferta de disciplinas;  matrícula on-line de alunos;  programas de disciplinas;  NAE;  salas virtuais administrativas;  Relatórios. Sistema de Gestão do NPG

28 Sistema de Gestão do RENORBIO Arquitetura WEB Docentes Gestores Alunos Projetos Resultados Informações Gerenciais Pesquisa/Docência Currículos (Lattes) Dados cadastrais Portfólio de Competências Produção Científica e Tecnológica Portal Sociedade

29 Dados do Programa

30 Corpo Docente e Discente  208 Docentes 68% Bolsistas de Produtividade do CNPq  402 Alunos Matriculados;  155 Teses Defendidas;  15 Pesquisadores em Pós-Doutoramento;  2 Pós-doutores (IES). Infraestrutura Congrega mais de 200 laboratórios.

31 No. de Docentes e Discentes por Estado Estado No.Do- centes No.Dis- centes MA933 PI2031 CE55138 RN1925 PB813 Estado No.Do- centes No.Dis- centes PE3354 AL926 SE2039 BA1621 ES922

32 AgênciaQdadeAgênciaQdade CAPES - GERAL42FAPERN - RN2 CAPES - UFAL6FACEPE - PE14 CAPES - UFES4FAPEAL - AL2 CNPQ25FAPITEC - SE8 FAPEMA – MA8FAPES - ES9 FAPEPI – PI7 CAPES/FAPES/ FACITEC - ES1 CAPES – emp5Reuni9 CAPES/FUNCAP10 UAB1 FUNCAP – CE36FAPEAM1 CAPES/EMBRAPA2TOTAL183 Bolsas

33 Resultados Preliminares

34 Pontos Positivos de um programa em rede: 1.Evita dispersão de recursos humanos; 2. Fortalece grupos de pesquisa:. Reduz custos com investimentos paralelos e redundantes;. Aumenta a produtividade acadêmica e técnica;. Amplia competividade em editais.

35 Publicação em Periódicos Qualis Período 2001-20052005-2010 A14443 A2167356 B1194417 B2297461 B3211387 B4282459 B52627 Total 12212150

36 Patentes Período No. Pedidos de Depósito Nacional No. Pedidos de Depósito Internacional No. Pedidos com Aluno No. Alunos Envolvidos 2002-20056 2 00 20068 2 41 200710 2 44 200814 2 43 200927 2 129 201032 2 1532 201137 2 2631 Total134 12 6580

37  Mais de 800 projetos (de professores e alunos) em desenvolvimento no âmbito do PPGB-Renorbio;  Professores mais competitivos em editais nacionais.  8 empresas criadas por alunos e professores;  Quase todas as FAPs da região atuantes;  7 mestrados e 2 graduações em Biotecnologia criados nas instituições associadas; Impacto futuro – Em 10 anos, haverá 1000 doutores em biotecnologia atuando no mercado. Outros

38 Fundos Setoriais – Saúde, Agronegócios, Biotecnologia etc. MCT / FINEP / CNPq CAPES FAPs  84 projetos desde 2004 Enxoval tese Vídeo-Conferência Sistema WEB de Gestão Gestão (reuniões, deslocamentos, serviços, etc.) bolsas Recursos

39 OBRIGADA! renorbio@prppg.ufrpe.br www.renorbio.org.br renorbio@renorbio.org.br


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