A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO"— Transcrição da apresentação:

1 ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO
Os cristãos viram-nos: - na salvação do dilúvio de oito pessoas na arca de Noé; - na passagem do Mar Vermelho; - na passagem do Jordão; - no rito da circuncisão. “Todas as prefigurações da Antiga Aliança culminam em Jesus Cristo” (CCE 1223). (sangue e água do seu lado trespassado na Cruz)

2 BAPTISMO, 2 - É “o pórtico da vida no espírito e a porta que abre o acesso aos outros sacramentos” = “o sacramento da regeneração pela água com a palavra” (CCE 1213). Rito essencial = ablução por água e palavras. Ablução = tripla imersão, efusão ou infusão de modo que a água corra em contacto com a pele. Palavras = “N., eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Caso de necessidade: o que segundo a apreciação comum continua a ser água.

3 Um homem, uma mulher ou um homem e uma mulher.
BAPTISMO, 3 Os padrinhos: Um homem, uma mulher ou um homem e uma mulher. Têm de ser católicos, estar confirmados, ter recebido a primeira comunhão, viver uma vida cristã e ter feito 16 anos.

4 Solene (com todas as cerimónias prescritas):
BAPTISMO, 4 MINISTRO DO BAPTISMO Solene (com todas as cerimónias prescritas): Bispo, sacerdote ou diácono. MAS reserva-se ao pároco a sua administração (qualquer outro: precisa da sua autorização para a licitude). Não solene (ex.: caso urgente com perigo de morte): qualquer pessoa que tenha a intenção de fazer aquilo que a Igreja faz, mesmo que nem sequer seja cristão. Neste caso: rito essencial.

5 BAPTISMO, 5 SUJEITO Sujeito capaz de o receber: “todo o ser humano ainda não baptizado e só ele” (CIC 864) Adultos: intenção pelo menos habitual de o receber. Crianças e recém-nascidos: nenhuma condição especial.

6 BAPTISMO, 6 SUJEITO ADULTO VALIDEZ: intenção de o receber, que pode ser implícita. LICITUDE: 1. Conhecer as principais verdades da fé (existência de Deus, remunerador, que encarnou, Trindade); 2. Conhecer as principais obrigações cristãs; 3. Ter dor dos seus pecados; 4. Catecumenado. Caso dos baptizados fora da Igreja católica: - Não voltar a baptizá-los; - Se houver sérias dúvidas acerca da validez do seu baptismo, baptizar condicionalmente.

7 BAPTISMO, 7 SUJEITO CRIANÇA CIC 867: os pais católicos “têm a obrigação de fazer com que os seus filhos sejam baptizados nas primeiras semanas”. Não o administrar aos filhos de pais que não dêem o seu consentimento ou se não houver esperança de educação na fé. Em perigo de morte, baptizar, apesar da oposição dos seus pais. Fetos abortivos e não nascidos que se prevê que não vão nascer vivos: devem ser baptizados e, se houver dúvida de vida, fazê-lo condicionalmente.

8 BAPTISMO, 8 EFEITOS 1. Regenera para a vida nova, pela qual o homem se torna filho de Deus: confere a graça santificante, acompanhada das virtudes infusas e dos dons do Espírito Santo. 2. Perdoa todos os pecados: original e actuais (arrepender-se). Permanece a inclinação para o pecado (concupiscência). 3. Perdoa toda a pena devida pelos pecados: também temporal. 4. Imprime o carácter, que nos assemelha a Cristo e dá a capacidade de receber os outros sacramentos. Inapagável. 5. Dá a graça sacramental: direito a especiais ajudas para exercitar a fé, viver uma vida cristã e receber bem os restantes sacramentos. 6. Incorpora à Igreja (Corpo de Cristo), constitui um vínculo sacramental de unidade dos cristãos.

9 = Necessidade de meio, para a salvação eterna.
BAPTISMO, 9 NECESSIDADE = Necessidade de meio, para a salvação eterna. Quanto à infusão da graça e ao perdão dos pecados (não quanto ao carácter), o baptismo de água pode ser suprido por: - baptismo de sangue (martírio) - baptismo de desejo (acto de amor de Deus unido ao desejo, pelo menos implícito, do baptismo).

10 BAPTISMO, 10 NECESSIDADE “Quanto às crianças mortas sem o Baptismo, a Igreja só pode confiá-las à misericórdia divina, como faz no rito das exéquias por elas. Com efeito, a grande misericórdia de Deus, que quer que todos os homens se salvem, e a ternura de Jesus para com as crianças, que O fez dizer: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as impeçais», permitem-nos confiar em que haja um caminho de salvação para as crianças que morrem sem o baptismo. Por isso é mais premente ainda a chamada da Igreja a que não se impeça que as crianças venham a Cristo pelo dom do santo Baptismo” (CCE 1261).


Carregar ppt "ANÚNCIOS E FIGURAS DO BAPTISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google