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Atividades Complementares Coordenação de Administração

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Apresentação em tema: "Atividades Complementares Coordenação de Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades Complementares Coordenação de Administração

2 O que são: São atividades acadêmico-científico-culturais cujo objetivo visa aprimorar a formação acadêmica, tendo em vista o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo a enriquecer a formação do corpo discente, propiciando o desenvolvimento do raciocínio pela lógica, o estímulo a participação em projetos de iniciação científica, o desenvolvimento de aptidões, habilidades e competências, permitindo-lhes a interligação entre a teoria e a prática profissional.

3 O que são: Art. 3º. Por atividades acadêmicas complementares entende-se, entre outras: participação com aprovação em disciplinas eletivas; participação com aprovação em seminários; participação em eventos acadêmicos e/ou profissionais; participação em discussões temáticas; participação em atividades acadêmicas a distância; exercício de monitoria; participação em programas e cursos de extensão; participação em projetos de pesquisa e de iniciação científica; vivência profissional; realização de estágios não-curriculares.

4 O que são: Por disciplina eletiva entende-se o conjunto de estudos, conteúdos teóricos e/ou práticos, com programa correspondente ao estabelecido pela ementa, com carga horária e/ou créditos fixados, conduzidos predominantemente por um professor e pertencentes a outro curso de graduação das FARESC. Por seminário entende-se o conjunto de estudos, conteúdos teóricos e/ou práticos, com programa correspondente ao estabelecido no projeto pedagógico, com carga definida, conduzido predominantemente pelos alunos. Por participação em eventos acadêmicos e/ou profissionais entende-se a participação do aluno nos seguintes tipos de eventos: congressos, seminários, colóquios, simpósios, encontros, festivais, palestras, exposições e cursos de curta duração. Por discussões temáticas entendem-se as exposições programadas pelo professor e realizadas pelos alunos e que tenham, como objetivo, o desenvolvimento de habilidades específicas e o aperfeiçoamento de novas abordagens temáticas.

5 O que são: Por atividade acadêmica a distância entende-se o processo capaz de criar condições de acesso à aprendizagem, quando a fonte da informação (e/ou o controle do curso) e o aluno estão separados espacialmente. Por iniciação à pesquisa, à docência e à extensão entendem-se as atividades ligadas a projetos de pesquisa, de monitoria e de extensão desenvolvidas pelo aluno, podendo ser consideradas independentemente de estarem ou não vinculadas a algum tipo de bolsa e serem realizadas de forma onerosa ou gratuita para o aluno. Por vivência profissional entende-se o exercício de atividade profissional diretamente relacionada com o campo de atuação do curso, com registro em carteira de trabalho ou outro ato legal que o substitua, sendo obrigatória a supervisão e a avaliação pela escola e pela empresa. Por estágio não-curricular entende-se qualquer atividade que propicie ao aluno adquirir experiência profissional específica e que contribua, de forma eficaz, para a sua absorção pelo mercado de trabalho.

6 Exigências: O aluno deverá apresentar, a cada bimestre (no período das provas bimestrais), os seguintes documentos comprobatórios de realização das atividades complementares: Ficha de Descrição de Atividades Complementares, conforme modelo; Fotocópia dos comprovantes de oferta do evento, e; Fotocópia dos comprovantes de conclusão do evento.

7 Equivalências: Para fins de integralização da carga horária das atividades acadêmicas complementares previstas no projeto pedagógico de cada curso, poderão ser computadas: todas as horas obtidas em disciplinas eletivas cursadas em outros cursos ofertados pelas FARESC; ¼ das as horas obtidas mediante a participação em seminários; todas as horas obtidas mediante a participação em eventos acadêmicos e/ou profissionais; ¼ das horas obtidas mediante a participação em discussões temáticas; todas as horas obtidas mediante a participação em atividades acadêmicas a distância; todas as horas obtidas no exercício de iniciação à docência (monitoria);

8 Equivalências: Para fins de integralização da carga horária das atividades acadêmicas complementares previstas no projeto pedagógico de cada curso, poderão ser computadas: todas as horas obtidas com a participação em projetos de pesquisa e de iniciação científica; todas as horas obtidas com a participação em programas de extensão universitária; todas as horas obtidas com a vivência profissional à qual o aluno se tenha dedicado pelo período mínimo de 06 (seis) meses, desde que avaliada e supervisionada pela FARESC e pela empresa, e com registro em carteira de trabalho; todas as horas obtidas em estágios não-curriculares, aos quais o aluno se tenha dedicado pelo período mínimo de 04 (quatro) meses, desde que avaliados e supervisionados pelas FARESC e pela empresa e vinculados a algum agente de integração empresa/escola.

9 Ficha de Descrição de Atividades Complementares
Coordenação de Cursos de ADMINISTRAÇÃO Nome: Seu Nome Completo Matrícula: Turma: Fone: Para cada evento preencha as informações abaixo: Evento: Nome do Evento Responsável(is): Nome do(s) Palestrante(s), instrutor(es), capacitador(es) ou pessoa(s) que conduziu(ram) o evento Carga Horária: O total de carga horária constante no documento de comprovação. Valor expressado em horas Data/Período/Horário: Tipo: Palestra, Monitoria, Curso, Mini-curso, Feira, Workshop, Debate, ..... Local: Local onde foi realizado o evento (cidade e empresa), detalhar o local do evento (auditório, laboratório, chão de fábrica, .....) Promoção: Nome da empresa, instituição ou responsável(is) pelo evento Características do Evento: Descrição sumária das atividades desenvolvidas no evento relacionando-as com o curso(máximo de 5 linhas) Curitiba, Data de Mês de Ano. Assinatura e Nome Completo de Aluno

10 PROJETO INTERDISCIPLINAR PLUS
Complementação do PI do primeiro semestre. Disciplinas: Contabilidade II, Sociologia, Filosofia, Adm II, Direito e Ética. Excluídas do PI: Matemática II e Economia II. Valor 3,0 (pontos) na média para o 2º bimestre. Roteiro a ser passado pelos professores de cada disciplina. Apresentações a critério de cada professor. Cronograma estabelecido pela coordenação.


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