A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Neusa Resende Moura de Melo Coordenadora de Políticas Institucionais de Educação Básica

2 PLANO DE CURSO

3 1. Justificativa e Objetivos do Curso
Deverá contemplar as razões que levam a instituição de ensino a propor a oferta do curso. Essas razões devem ser fundamentadas com números e outras informações comprovadas, justificando a necessidade da oferta do curso na região em que está inserida.

4 1.2 Objetivos: Nos objetivos do curso deverá ser explicitada sua finalidade, bem como os resultados a serem alcançados com a oferta. Estes deverão ter coerência com a justificativa, o perfil profissional de conclusão, a organização curricular e o projeto pedagógico da escola.

5 Requisitos de Acesso: Relacionar todos os pré-requisitos - escolaridade prévia, idade... Os requisitos de acesso são as condições que a escola identifica como necessárias ao aluno antes do início do curso proposto.

6 3. Perfil Profissional de Conclusão
Deverá expressar o perfil profissional que se espera que os alunos alcancem ao final do curso, observadas condições e características locais e regionais do contexto sócio econômico e profissional. Identificar com precisão o perfil profissional de conclusão dos egressos do curso. Não limitar o perfil apenas em relação ao momento atual.

7 4. Organização Curricular
Deverá conter todas as informações relativas a organização curricular do curso. 5. Critérios de Avaliação da Aprendizagem A avaliação se dará de acordo com a organização didática.

8 6. Instalações e Equipamentos
Descrever todos os recursos físicos e materiais existentes na instituição para realização do curso, atendendo a seus objetivos. Os equipamentos e materiais devem ser especificados, indicando as quantidades por item. O acervo bibliográfico deve ser detalhado por título com autor, editora, ano da publicação, indicando a quantidade por título.

9 7. Pessoal Docente e Técnico Envolvido no Curso
Descrever o corpo docente e técnico existente para o curso, com a formação acadêmica e qualificação em pós graduação.

10 8. Certificado e Diplomas
Deverá conter as informações relativas ao documento de conclusão de curso expedido pelo estabelecimento de ensino aos seus alunos. 9. Anexos

11 Observações Finais Comuns a Todos os Cursos:
A estrutura curricular dos cursos, será organizada em regime seriado anual. A matriz curricular deverá ser organizada por disciplina. Informar as disciplinas por ementas e objetivos. Os cursos terão duração de quatro (4) anos. Cada um deles com no mínimo 200 dias letivos e 800hs. A carga horária das disciplinas e a carga horária total do curso deverá ser contada observando-se o ano letivo de 36 semanas.

12 A carga horária deverá ser informada em hora relógio.
O estágio é componente curricular obrigatório com uma carga horária de 400hs a partir do 3º ano. Os conteúdos programáticos das disciplinas de formação geral são comuns a todos os cursos. 2ª língua estrangeira – Espanhol – duas aulas no 4° ano. Educação Física no 4° ano é optativa e não será informada na estrutura da matriz.

13 INFORMAÇÕES: Inserir como anexo ao Projeto os conteúdos programáticos das disciplinas e a bibliografia. Qualquer alteração na ordem dos conteúdos nas séries deverá ser feita apenas no Plano de Ensino das disciplinas. As coordenações que não entregaram os programas das disciplinas atualizados para as quatro séries deverão encaminhá-los à Coordenação de Políticas Institucionais de Educação Básica até o dia 28 de fevereiro (5ª feira) de 2008.


Carregar ppt "PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google