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PSsA Paisagens Sonoras Sub-Aquáticas www.sukorski.com/PSSA.

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Apresentação em tema: "PSsA Paisagens Sonoras Sub-Aquáticas www.sukorski.com/PSSA."— Transcrição da apresentação:

1 PSsA Paisagens Sonoras Sub-Aquáticas

2 pSsA paisagens Sonoras sub Aquáticas
Instalação Sonora e Espaço Performático Para piscinas e parques aquáticos Wilson Sukorski / 10

3 As diferenças de velocidade entre o som no ar e na água são muito conhecidas, esta característica se dá pela diferença de densidade entre os meios : água e ar. A propagação sonora em certas faixas do espectro sonoro através de grandes distâncias é também uma das características básicas e desconhecidas do comportamento do som na água. O som no ar a 20º C - viaja a uma velocidade de 343 metros por segundo, ou 1236 kilometros por hora – conhecida como barreira do som. Na água o som viaja a uma velocidade 4.3 vezes mais rápido, algo como 1484 metros por segundo, ou 4449 kilometros por hora. Para a emissão e captação de sons embaixo d’água são necessários equipamentos especiais, tais como hidro-falantes e hidrofones. A idéia

4 O projeto PSsA é o desafio de entender, explorar, apropriar, extender, inventar e integrar o universo da água, desde a física acústica própria, até extrair poéticas e possíveis desdobramentos em molhadas sintaxes musicais A música, aqui como algo tecno-sensível - háptico e conceitual - o tocar – e a exploração desta nova mídia músical como um desafio glossônico a capacidade de tocar instrumentos inexistentes. Os instrumentistas equipados e com perspectiva exploratória - a água em sua física acústica particular que será explorada em todos os seus aspectos com a instalação fixa e principalmente com as performances e amplamente discutidas em seus aspectos conceituais nas oficinas. Conceitual

5 + Resumo Aguinstrumento.
O projeto PSsA consiste assim da instalação sonora sub aquática com 8 hidrofalantes, sistemas de banco sonoros digitais, telecontrolado, com duração de 30 a 60 dias + 3 performances musicais extremamente criativas, que exploram os limites da nossa percepção cotidiana da água, elevando o conceito físico acústico à categoria de instrumento musical. Aguinstrumento. Resumo

6 Instalação Sonora Sub Aquática
A instalação básica consiste na montagem de um eco sistema sonoro sofisticado dentro da piscina. Oito hidro-falantes formando 4 sistemas estéreo funcionando em sincronia, com saída digital, mais dois hidrofones (microfones sub aquáticos) formam a base do PSsA. Com este sistema é possível criar várias geometrias sonoras - que podem favorecer paradoxos e atmosferas sonoras/musicais inusitadas, embaixo d’água. Espaços temporais mais “leves” como longos silêncios, sons naturais, indo até textos filósoficos, estão previstos na temporalidade do projeto. Este sistema – controlado por software e remotamente – funcionará todos os dias úteis. A cada performance realizada, novos elementos sonoros serão agregados ao banco de dados central. Veja design do sistema. Instalação Sonora Sub Aquática

7 Design Numa piscina grande (semi olímpica ou olímpica) são instalados 8 hidro-falantes Clark Synthesis AQ339 Aquasonic Underwater Speaker, cada um deles ligado a um canal mono de um amplificador de 4 Ohms. Os hidrofalantes são em plástico com cabos protegidos e toda a segurança. Assim instalados os hidro falantes formam 3 sistemas estereofônicos dispostos da seguinte maneira :

8 Desenho da piscina e sistemas de hidrofalantes

9 Descrição da Instalação Sonora Sub Aquática
Cada sistema (S1, S2, S3 e S4) é composto por 2 caixas acústicas (S1a e S1b) formando 3 pares estéreo. Assim várias possibilidades de radiação acústica embaixo d’água são possíveis de serem realizadas. Procuraremos explorar as que utilizam de forma muito ativa a estereofonia – sons que se movem de uma caixa para a outra. A velocidade do deslocamento de uma fonte para a outra - S2a para S2b, por exemplo – depende do meio e se comporta muito diferente do que quando no ar. O público participa tanto mergulhando na piscina, quanto ouvindo enquanto flutuam na piscina. Facilitadores de flutuação – plásticos, bóias, espagetes, etc - devem ser disponibilizados. Em certos momentos e horários, a programação sub-aquática pode ser disponibilizada através de alto falantes e/ou caixas externas. E criados momentos de “audições especiais” onde são exibidos programas de 30 minutos especiais. São 4 programas. Descrição da Instalação Sonora Sub Aquática

10 # performances

11 Performances e mudança de conteúdos sonoros da instalação
Abertura : Música Molhada Performance : Wilson Sukorski, San Mascarenhas,Téo Ponciano Performance 3 : Brinquedos Sono Aquáticos Performance : Cristiano Rosa (a.k.a. Pan&tone) & Wilson Sukorski Performance 4 : Sucata / Microssom Performance : Pepê da Mata Machado e Wilson Sukorski

12 1. MÚSICA MOLHADA

13 Performance – MÚSICA MOLHADA 08 de Janeiro de 2010 às 21 hrs.
Performance aquática para instrumentos de percussão aquáticos (cabasa, roda d’água, waterphone, etc), instrumentos que cruzam a piscina (gran cordas), voz microfonada e transformada, música eletrônica ao vivo, projeção de vídeo sobre a água da piscina e iluminação especial. Wilson Sukorski – instrumentos subaquáticos, eletrônica, gran corda e laptops. San Mascarenhas – dança aquática, instrumentos subaquáticos e performance vocal. Téo Ponciano – video captures e projeções, percussão e show control. Oficina Da Acústica na Água à Música Molhada : onde são discutidos os principais tópicos envolvidos na performance. Duração 3 horas. 20 vagas.

14 2. Brinquedos Sono Aquáticos

15 Performance : Brinquedos Sono Aquáticos
Performance sobre instrumentos musicais simples e brinquedos aquáticos – utilizando técnicas desde Circuit Bending até acústica básica aplicada. Uma plêiade de instrumentos exóticos são criados dentro de uma piscina – manipulados ao vivo, estes instrumentos + a projeção em vídeo de microcâmeras – tornam a performance algo divertido e molhado !! Cristiano Rosa a.k.a. Pan&tone – circuit bending, programação e performance ao vivo. Wilson Sukorski – instrumentos acústicos, programação e performance ao vivo. Oficina Circuit Bending e Física Acústica : sobre os principais tópicos envolvidos na performance. Duração 3 hrs. 20 vagas.

16 3. Sucata Aquática / Microssom

17 Performance – Sucata Aquática Microssom
Performance para piscina amplificada (com 4 hidrofones e outros gadgets amplificantes) e sucata sonora. Encontro plausível entre canudos e superfícies plásticas amplificadas. Micro sons e paisagens sonoras sub aquáticas. Um discurso sobre a inviabilidade conceitual e tecnológica da opção do consumo. Uma piscina suja. Pepê da Mata Machado : instrumentos plásticos diversos, sucatas, programação e performance ao vivo. Wilson Sukorski : instrumentos plásticos diversos, sucatas, programação e performance ao vivo. Oficina Micro Som : Plásticos sucata + amplificação criativa, programação em Pure Data e CSound. Duração 3 horas. 20 Vagas.

18 PSsA Paisagens Sonoras Sub Aquáticas

19 Custos O custo total do projeto de Instalação Paisagens Sonoras Sub Aquáticas é de R$ ,00 (Vinte e cinco mil reais) por um período de 30 dias. Nota fiscal da produtora MidiaMental Produções Artísticas Ltda. Shows : o custo de cada apresentação é de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) + ajuda de custo para unidades do interior.

20 Formato O projeto, para ser realizado, precisa de uma visita técnica para a instalação ser planejada. Depois dela é necessário um período de 30 dias para a realização e implementação. Será necessário uma pessoa da unidade local que possa ligar e desligar os sistemas no final do período de uso. Eletricidade estável. Um lugar para acomodar os equipamentos. Segurança básica.

21 Documentos Instalação PSsA SESC Araraquara
Fev 10

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24 Contate Wilson Sukorski 11 5082.1086 e 11 9304.3993


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