A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE LITERÁRIA Brumas de Avalon Rei Arthur.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE LITERÁRIA Brumas de Avalon Rei Arthur."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE LITERÁRIA Brumas de Avalon Rei Arthur

2 O FILME TÍTULO: Rei Arthur DIREÇÃO: Antoine Fuqua
PRODUÇÃO: EUA/Reino Unido ANO: 2004 GÊNERO: Aventura

3 ENREDO Arthur é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formado por Lancelot, Galahad, Tristan e Gawain. Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin e o apoio da corajosa Guinevere ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.

4 PERSONAGENS Arthur Guinevere Lancelot Galahad Bors Tristan Gawain
Merlin

5 CONTEXTO HISTÓRICO INÍCIO DO SÉCULO VI: - Idade Média;
- Poder da Igreja (o poder do papa); - O rei é uma divindade; - Mistura de Cristianismo e Paganismo. - O Império Romano em Declínio.

6 A LENDA Rei Artur é uma figura lendária britânica que, de acordo com histórias medievais e romances, teria comandado a defesa contra os invasores saxões chegados à Grã-Bretanha no início do século VI. Os detalhes da história de Artur são compostos principalmente pelo folclore e pela literatura, e sua existência histórica é debatida e contestada por historiadores modernos. A escassez de antecedentes históricos de Artur é retratada por diversas fontes.

7 TEMÁTICA Fidelidade ao rei (código de honra);
Confronto entre o Cristianismo e o Paganismo; Busca pela Liberdade (Saxões vs. Woads/Bretões VS. Romanos)

8 A OBRA TÍTULO: Brumas de Avalon, Senhora da Magia
AUTOR:Marion Zimmer Bradley PUBLICAÇÃO:1979 GÊNERO: Aventura

9 Marion Eleanor Zimmer Bradley(1930/1999)
AUTOR Marion Eleanor Zimmer Bradley(1930/1999) Foi uma escritora norte-americana de romances sobre fantasia e ficção científica, tais como As Brumas de Avalon e a série Darkover.

10 CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO VI: - Idade Média;
- O poder da Igreja Católica; - Sociedade feudal; - Monarquia Absoluta; - Declínio do Império Romano.

11 PERSONAGENS IGRAINE VIVIANE MERLIM ARTHUR MORGANA GORLOIS UTHER

12 ENREDO As Brumas de Avalon reconta a lenda do rei Artur sob a perspectiva feminina (sacerdotisas de Avalon e as mulheres de Camelot). A tentativa de unificação da Bretanha contra a invasão dos saxões e os conflitos entre o cristianismo e os cultos pagãos se fazem muito presentes como base para toda a trama. No livro 1, intitulado A Senhora da Magia, acompanhamos a vida de Igraine (irmã de Viviane, Grã-sacerdotisa de Avalon, conhecida como a Senhora do Lago), que foi dada em casamento ainda muito jovem a Gorlois, Duque da Cornualha. Desta união nasceu Morgana, única filha do casal. Ao lado de Gorlois, Igraine passou por momentos conflituosos e de infelicidade, porém mantinha-se resignada. Fica bem claro durante o livro o papel exercido pela mulher. De um mundo que não ouvia a opinião de suas mulheres e as mantinha submissas participava Igraine, mesmo tendo crescido em Avalon e cultivasse em seu íntimo o amor pela Deusa, sentia gratidão por seu marido haver deixado que criasse Morgana – ainda que não fosse o filho homem que ele tanto desejava.

13 TEMÁTICA Papel da Mulher na sociedade Medieval (poderio dos sexos);
O Cristianismo vs. os Ritos Pagãos; Interesses políticos (arranjos matrimoniais); A busca da liberdade (luta dos explorados contra os exploradores).

14 INTERTEXTUALIDADE Confronto entre Cristianismo e Paganismo (Bretões e romanos); Busca pela liberdade (luta por uma identidade); Código de honra (a ética e a moral na sociedade medieval).


Carregar ppt "ANÁLISE LITERÁRIA Brumas de Avalon Rei Arthur."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google