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PRODUTOS DIFERENCIADOS

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Apresentação em tema: "PRODUTOS DIFERENCIADOS"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUTOS DIFERENCIADOS
6° SEMINÁRIO ESTADUAL DE AGRICULTURA DE SANTA CATARINA Código de Barras Formar escala Responsável Técnico Venda coletiva de produtos Compra coletiva de insumos Contratar Contabilidade Contratar mão-de-obra COOPERAÇÃO Discussão por tipo de negócio APRORIAÇÃO DE RENDA PRODUTOS DIFERENCIADOS AGROINDÚSTRIA FAMILIAR Osvaldir Dalbello Fone – (49) Epagri - Concórdia FORMAS DE AGREGAÇÃO DE VALOR(ES) NA AGRICULTURA FAMILIAR

2 Aspectos Demográficos
Evolução recente do espaço rural e da agricultura Redução da população rural - 16% no meio rural (2010). Envelhecimento populacional - 34% dos E.A. dirigidos por pessoas de 55 anos ou mais (13% dirigidos por pessoas de menos 35 anos). Diminuição da população ocupada na agricultura Diminuição do número de estabelecimentos rurais. Aspectos Demográficos

3 Redistribuição da população (urbana x rural)
SC – População Rural e Urbana – 77% 16% Fonte: IBGE - Censo 1950 a 2010 Aspectos Demográficos

4 Fonte: IBGE – Censos Demográficos 2000 e 2010
População População total e rural, 2000 e 2010, evolução e participação rural/total UGT 3 -0,4% 58.979 50.425 -14,5% UGT 4 6,7% 87.168 83.062 -4,7% 23,5% 17,6% UGT 5 10,6% -4,9% 38,4% UGT 7 - GR Fpolis 25,7% 72.289 75.272 4,1% 6,8% UGT 10 98.934 8,3% 27.324 22.526 -17,6% 21,0%

5 Litoralização da população/Urbanização diferenciada
SC– População residente (mil habitantes) por situação do domicílio e 2010 Mesorregião Total Urbana Rural Var. (%) 2000/2010 2000 2010 Oeste 1.117 1.201 703 861 414 340 8 23 -18 UGT2 308 323 - 114 92 5 -19 Norte 1.027 1.213 876 1.064 150 149 18 21 -1 Serrana 401 407 313 332 88 74 1 6 -16 Vale do Itajaí 1.186 1.509 993 1.322 193 187 27 33 -3 Gde Fpolis 803 994 726 916 78 24 26 Sul 823 925 608 753 214 172 12 -20 Estado 5.356 6.248 4.218 5.248 1.138 1.001 17 -12 Fonte: IBGE - Censo 2000 e 2010 Aspectos Demográficos

6 ENVELHECIMENTO E MAIOR NÚMERO DE HOMENS
IDADE MÉDIA DOS CHEFES DOS ESTABELECIMENTOS: 50 ANOS JOVENS ENTRE 15 E 24 ANOS – 17% MAIS RAPAZES NA AMÉRICA LATINA – 12%

7 Caracterização do território
Estrutura fundiária Número de estabelecimentos e área total segundo os grupos de área [ha] Fonte : IBGE, Censo Agropecuário 2006 Caracterização do território

8 PRODUÇÃO PREDOMINANTE DE COMMODITIES

9 VBP – Valor Bruto da produção
principais produtos da agropecuária em mil R$ e % do total de SC Fonte: IBGE – PAM 2011, PPM 2011, Censo agropecuário – Elaboração Epagri/Cepa

10 Agroindústria/lntegração – Suínos, leite, aves, fumo, ... (AI)
Formas tradicionais de inserção da Agricultura familiar no mercado: através de “intermediários” (cadeias longas) Produtor intermediários (AI – CO – A – CL - OI) consumidor Agroindústria/lntegração – Suínos, leite, aves, fumo, ... (AI) Cooperativas agropecuárias de grande porte (CO) Atacadista (A) Comerciante local/novas formas de integração (CL) Outros intermediários (OI)

11 COMERCIALIZAÇÃO União = Força Fornecedores de Insumos Indústria
Produtores Supermercados Consumidores

12 A inserção autônoma da agricultura familiar
Processamento/ Industrialização Produção Comercialização Agricultura Familiar Consumidores (Adap. Pinheiro, 2003)

13 “Novas” formas de inserção da Agricultura familiar: a inserção autônoma ao mercado (Cadeias curtas)
Relações diretas, agricultor – consumidor Mercados locais e regionais Mercados institucionais “Novas” formas de organização Agroindústrias familiares Redes de cooperação

14 1)MAIOR APROPRIAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA
FOCO DO TRABALHO 1)MAIOR APROPRIAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA Produção Transformação Comercialização 2)PRODUTOS COM QUALIDADE DIFERENCIADA

15 Redes de Cooperação - Instrumentos
Associações de organização para comercialização. Condomínios de organização da produção e/ou comercialização. Cooperativas por produto/cadeia produtiva. Cooperativas descentralizadas. Cooperativas centrais que agrupam e organizam grupo de empreendimentos e/ou agricultores

16 Uma das formas de agregação de valor
AGROINDÚSTRIA FAMILIAR Uma das formas de agregação de valor

17 1 - Agroindústrias por tipo de matéria prima - 2010
Total (%) 1. Frutas e derivados 394 21 2. Cana de açúcar e derivados 377 20 3. Massa/Panificação 318 17 4. Leite e derivados 258 14 5. Mandioca e derivados 188 10 6. Hortaliças e derivados 176 9 7. Mel e derivados 118 6 8. Suínos e derivados 113 9. Ovos 104 5 10. Grãos e derivados 59 3 11. Aves e derivados 50 12. Bovinos e derivados 39 2 Outros (*) 156 8 Total (**) 1.894 100 Fonte: Tabulação do levantamento da Epagri (2010) (*) Pescados, madeira, palmáceas, ovinos, vassoura, erva-mate, plantas medicinais, etc. (**) A mesma agroindústria pode trabalhar com mais de uma matéria-prima.

18 1- ORGANIZAÇÃO - DOS PRODUTORES - DA PRODUÇÃO: - DA COMERCIALIZAÇÃO:
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 1- ORGANIZAÇÃO Lições.ppt - DOS PRODUTORES - INDIVIDUALISMO - PRODUTOR X PRODUTOR - DA PRODUÇÃO: - CADEIAS PRODUTIVAS - ARRANJOS PRODUTIVOS - DA COMERCIALIZAÇÃO: REDES DE COMERCIALIZAÇÃO

19 2 - PRODUÇÃO MATÉRIA PRIMA
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 2 - PRODUÇÃO MATÉRIA PRIMA PONTO DE EQUILIBRIO DO EMPREENDIMENTO GARANTIA DE PRODUÇÃO/QUALIDADE CAPITAL DE GIRO

20 3 – MÃO DE OBRA FAMILIAR FATOR DE PRODUÇÃO
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 3 – MÃO DE OBRA FAMILIAR FATOR DE PRODUÇÃO

21 4- VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA E GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 4- VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA E GESTÃO DOS EMPREENDIMENTOS O que se faz? – mix do que se produz Como se faz? – tecnologia usada Quanto se faz? – escala e produtividade A que custo? – quanto insumo e a que preço Como se vende? – canais e a que preço SALDO ,98 -8.775,76 22.507,46 22.348,73 22.437,80 T.I.R. = 19,22% PAY-BACK = 3,14 V. A. = 34.956,55 INDICADOR DE RENTABILIDADE PONTO DE EQUILÍBRIO (%) 25,42 25,33 INDICADOR DE FLEXIBLIDADE

22 5 - PADRONIZAÇÃO E QUALIDADE DOS PRODUTOS
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 5 - PADRONIZAÇÃO E QUALIDADE DOS PRODUTOS

23 6-REGULARIDADE DA OFERTA
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 6-REGULARIDADE DA OFERTA JANEIRO D S T Q 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 DEZEMBRO D S T Q 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

24 A clandestinidade, restringe a comercialização
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 7 - LEGALIZAÇÃO A clandestinidade, restringe a comercialização

25 8 – ASSISTÊNCIA TECNICA AGRICULTOR Comerciante
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 8 – ASSISTÊNCIA TECNICA Fornecedores insumos O SISTEMA DE VALORES (CADEIA PRODUTIVA): AGRICULTOR Produtor Matéria prima Comerciante Processamento

26 9 – PRODUTOS DE QUALIDADE DIFERENCIADA
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 9 – PRODUTOS DE QUALIDADE DIFERENCIADA

27 9 - PRODUTOS DE QUALIDADE
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 9 - PRODUTOS DE QUALIDADE DIFERENCIADA

28 9 - PRODUTOS DE QUALIDADE DIFERENCIADA
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 9 - PRODUTOS DE QUALIDADE DIFERENCIADA

29 9 – PRODUTOS DE QUALIDADE DIFERENCIADA
FATORES DE SUCESSO PARA A AGROINDÚSTRIA FAMILIAR 9 – PRODUTOS DE QUALIDADE DIFERENCIADA

30 COOPERATIVAS DESCENTRALIZADAS

31 CARACTERISTICAS DAS COOPERATIVAS DESCENTRALIZADAS
OS EMPREENDIMENTOS ESTÃO NA PROPRIEDADE OU COMUNIDADE RURAL POUCO CAPITAL IMOBILIZADO AS DIRETORIAS NÃO SÃO REMUNERADAS A SEDE DA COOPERATIVA PODE SER EM UMA AGROINDÚSTRIA

32 AGROINDÚSTRIA NA COOPERATIVA: A FÁBRICA É DO PRODUTOR
CONSTRUÇÃO COM RECURSOS DOS AGRICULTORES ASSOCIADOS A FÁBRICA É DO PRODUTOR A COOPERATIVA NÃO FINANCIA AGROINDUSTRIAS PARA ASSOCIADOS FRIGORÍFICO PESCADO PINHAL - COPERPINHAL

33 VINCUL0 DA AGROINDÚSTRIA COM A COOPERATIVA A FÁBRICA É DA COOPERATIVA
CONTRATO DE COMODATO: 1)JOÃO PAULO, brasileiro, casado, agricultor, residente e domiciliado no município de Concórdia, Estado de Santa Catarina, na Linha São Paulo, S/N, portador de CPFnº de ora em diante denominado simplesmente COMODANTE. Pelo presente instrumento particular as partes á saber: 2) COOPERATIVA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL FAMILIAR DE JABORÁ pessoa jurídica de direito privado, com sede na rua sala município de Concórdia, Estado de Santa Catarina, Inscrita no CNPJ sob nº , neste ato representado pelo seu presidente , brasileiro, casado, agricultor, residente e domiciliado em Concórdia na comunidade de portador de cédula de identidade nº e CPFnº de ora em diante denominada de COMODATARIA.

34 ASSOCIADO PROCESSA O PRODUTO NA COOPERATIVA
O PRODUTO É DA COOPERATIVA ASSOCIADO NÃO É EMPREGADO ART CLT Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vinculo empregatício entre ela e seus associados.

35 8. REDE LOCAL DE COMERCIALIZAÇÃO
3 – Derivados do leite 1- Grupo Frutas e verduras 1 – Unidade Doces e conservas 1 -Derivados de suínos 1 - Unidade class.ovos 1- Derivados da cana 2- Unidade de Panificação 1- Grupo Artesanato 1- Unidade fubá 1 – Unidade Benefic. Madeira

36 REDE REGIONAL DE COMERCIALIZAÇÃO – AÇÕES CONJUNTAS
Coperarabutã Coonafor Copermirim Coperpaial COOPERAR Copafal Coopase Compra coletiva de insumos Venda coletiva de produtos M E R C A D O Coamo Coperpinhal Formar escala Copercastelo Código de Barras Coperjabora Contratar Contabilidade Copagrai Contratar mão-de-obra Coperagir Responsável Técnico CoperABV Coppropi Discussão por tipo de negócio Copafac Coperarvoredo Coperfaper Cpami

37 Programa de Competitividade da Agricultura Familiar de Santa Catarina
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Secretaria de Estado da Infra-estrutura Secretaria de Estado da Fazenda Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte

38 DESAFIOS / GARGALOS Organização do produtor, da produção e da comercialização; Produzir produtos de qualidade diferenciada; Desenvolvimento e inovação; Cultura das instituições; Linhas de credito apropriadas; Dificuldades em promover intercâmbios.

39 Vocês imaginam o que é isto?
INOVAÇÃO ? Um computador!!! Vocês imaginam o que é isto?

40 Proposições/sugestões para diversificar a matriz
econômica do município e região Elaborar e implementar um programa municipal de agroindústria familiar (Lei); Constituição de fundos rotativos. Formar parcerias entre as instituições públicas e privadas; Realizar intercâmbios entre técnicos e agricultores de outros estados e/ou de outros países; Trocar experiências entre municípios; Pensar e planejar projetos regionais, territoriais ou intermunicipais de desenvolvimento; Investir fortemente na formação profissional continuada; Fomentar e integrar atividades agrícolas e não-agrícolas.

41 OBRIGADO !


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