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Panorama histórico de uso do softwares: décadas de 1960 à 1990

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Apresentação em tema: "Panorama histórico de uso do softwares: décadas de 1960 à 1990"— Transcrição da apresentação:

1 Panorama histórico de uso do softwares: décadas de 1960 à 1990
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Leni Vieira Dornelles Profa. Dra. Patrícia A. Behar Pesquisadoras: Mscanda. Ana Paula F. de Castro e Souza Graduanda Ariane Nichele Cesar Longaray Mscanda. Caroline B. do Amaral Mscanda. Daiane M. Almada Msc. Daisy Schneider Graduanda Larissa Ebeling

2 DÉCADA DE 1950 O desenvolvimento dos jogos eletrônicos estão vinculados ao avanço tecnológico. Em 1950, a primeira idéia de uso do computador para jogos foi de Alan Turing; 1952: primeiro jogo programado para um computador - EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator), espécie de jogo da velha, desenvolvido por A. S. Douglas; 1958: Jogo Tennis For Two desenvolvido pelo físico William Higinbotham.

3 DÉCADA DE 1960 Os computadores eram utilizados nas universidades para fins profissionais como, por exemplo, nas disciplinas de Física, Química e Matemática. 1961: jogo Spacewar desenvolvido pelos estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology) tinha como objetivo demonstrar o novo computador - Programmed Data Processor-1 (PDP-1).

4 Década de 1970 Ralph Baer foi o primeiro inventor de jogos eletrônicos. No ano 1967, criou o primeiro vídeo-game: um sistema de jogo para a TV. O jogo programado foi o Ping Pong para dois jogadores.

5 Em 1960 Don Bitzer criou a primeira comunidade on-line
Em 1960 Don Bitzer criou a primeira comunidade on-line. Bitzer tentou desenvolver um sistema educacional denominado PLATO – Programed Logic for Automatic Teaching Operations. O PLATO foi divulgado por diversos campos de universidades possuindo recursos como o , newsgroup, chat e jogos on-line. O jogo que mais se destacou em PLATO segundo David Woolley, um dos criadores do sistema, foi o Avatar: (Avatar: RPG baseado em texto criado em 1979) Odyssey – o primeiro console (é um aparelho eletrônico capaz de executar os videogames).

6 Em 1972, foi lançado o primeiro videogame, o Magnavox Odyssey.
Pong se tornou o primeiro jogo da empresa e foi um dos maiores nomes na história dos jogos. Hoje, Pong ainda é eleito como um dos jogos mais renomados do mundo ele foi o responsável pela propagação do fliperama nas décadas seguintes. Em 1972, foi lançado o primeiro videogame, o Magnavox Odyssey.

7 Em 1972, William Crowther, desenvolveu um software para roteadores voltado a ARPAnet (Advanced Research Project A-gency of the U.S. Department of Defense), que se tornaria posteriormente a Internet. Crowther desenvolveu o famoso jogo de fantasia em texto, chamado Adventure, que influenciou vários outros jogos de aventura e fantasia.

8 Os MUDs – Multi-User Dungeon surgiram na década de 70 eles são um estilo popular de jogos on-line. São jogos multiplayer (Jogos multi-jogadores) que permitem que vários jogadores participem simultaneamente de uma mesma partida), tradicionalmente ambientados em um mundo de fantasia, inspirados, nos jogos de RPG que tiveram origem na década de 60. Exemplo de MUDs:

9 Década de 1980 Pac-Man é, provavelmente, um dos jogos mais conhecidos da história. No ano de 1981, foram lançados arcades como o Tempest, da Atari e Donkey Kong, da Nintendo. Donkey kong foi o jogo que mais teve títulos ativos, hoje em dia ainda são lançados jogos do personagem.

10 O primeiro jogo a causar a ilusão de um gráfico 3D foi Q
O primeiro jogo a causar a ilusão de um gráfico 3D foi Q*Bert, da Gottlieb. Mario Bros, da Nintendo foi um jogo de renome. Apresentou dois reconhecidos personagens do videogame: Mario e Luigi. O primeiro videogame popular foi o Atari na década de Um marco para a época.

11 Os jogos de aventura baseados em fantasia medieval conhecidos como jogos de RPG (Role Playing Game) se tornaram popular nos anos 80.

12 Desenvolvido por David Crane em 1982, foi o pioneiro em permitir ao personagem pular, correr e ter uma visão lateral, denominada de plataforma.

13 O primeiro jogo da New World Computing
O primeiro jogo da New World Computing. foi o jogo Might and Magic Book 1: The Secret of the Inner Sanctum lançado em Ele foi desenvolvido para ser o primeiro RPG que permitia ao jogador explorar ambientes internos e externos. O clássico jogo Prince of Persia, foi lançado em 1987, jogo de autoria de Mechner. Hoje o jogo ainda está vivo em versões para celulares e consoles.

14 Em 1989, a Nintendo lançou o videogame portátil Game Boy.
O videogame Master System foi lançado no Brasil em 1989 pela Tec Toy, obtendo grande aceitação. Hoje ainda são desenvolvidos jogos exclusivos para o mercado brasileiro, como o jogo da Turma da Mônica. Em 1989, a Nintendo lançou o videogame portátil Game Boy.

15  O jogo Habitat da Lucasfilm Games foi um marco importante para os jogos on-line atuais. Habitat foi um jogo onde criava-se um mundo virtual, com o qual os jogadores podiam interagir com o meio, (comunidade virtual). O jogo pode ser considerado como o primeiro MMORPG (Massive Multiplayer Online Role Playing Game). Cada jogador podia criar um avatar gráfico para representar seu personagem no ambiente do jogo.

16 Década de Na década de 1990, os jogos que mais obtiveram sucessos são os jogos da coleção do Mario, como o Mario Kart, Mario Paint, e Mario All-Stars essa década foi impulsionada pela indústria do videogame. Um dos primeiros jogos em CD-ROM foi o jogo 7th Guest, criado pela Trilobyte, Sega lançou no mesmo ano seu novo personagem, o Sonic. Para lidar com a concorrência, do jogo Mario.

17 Um jogo de muito sucesso foi Sim City, pois simula uma cidade
Um jogo de muito sucesso foi Sim City, pois simula uma cidade. Parte dele foi inspirado no estudo de autômatos celulares Life, de John Conway. Marcou a década de 90. Na UFRGS, foi desenvolvido o Carbópolis que é um programa de computador sobre poluição ambiental. Ele propicia um espaço para o debate da poluição ambiental, com enfoque na chuva ácida. Para atingir o propósito, foi utilizado o artifício da simulação de uma análise ambiental.

18 Esses jogos foram os percussores dos jogos em redes
No início dos anos 90, surgiram dois ambientes de jogos on-line, que deram início a uma nova geração de jogos. Um deles era o Multi-Player Game Network, um ambiente gráfico, de um jogo de fantasia e RPG chamado Drakkar, onde os usuários podiam jogar diversos outros jogos de tabuleiro dentro desse ambiente. Outro ambiente foi o The Sierra Networks, aberto em 1991, permitia ao usuário criar seu avatar gráfico, e também possuía diversos jogos variados. Um dos jogos de destaque era o Shadows of Yserbius, um jogo gráfico de aventura, onde os jogadores formavam grupos para completar missões (RODRIGUES, 2006). Esses jogos foram os percussores dos jogos em redes

19 Referências: RODRIGUES, Lia Carrari. Levantamento de características referentes à análise de redes sociais nas comunidades virtuais brasileiras de jogos on-line. Trabalho de Conclusão para o Curso de Ciência da Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie Paulo, Disponível em: Acesso em: Mai/2008. GUTERRES, J. EICHLER, M. DEL PINO, J. Compreensões de professores sobre o software educativo Carbópolis e sua utilização em diferentes realidades de escola. Revista Brasileira de Informática na Educação. Vol. 11. n. 2, Disponível em: Acesso em: Mai/2008. Wikipédia. Console de videogame. Disponível em: Acesso em: Jun/2008. Wikipédia. Muliplayer. Disponível em: Acesso em: Mai/2008.

20 Referências das Fotografias
Jogo da velha Spacewar Ping Pong Odyssey Magnavox Odyssey Pong Adventure Shadows of Yserbius

21 MUDs MUDS_3.png Pac-Man Models/Games/Pac-Man.png Donkey Kong Q*Bert B/e/QBert_220x220.jpg Mario e Luigi SUPER_MARIO_BROS_MARIO_A_LUIGI_by_FlintofMother3.jpg Pitfall Might and Magic Book 1

22 Prince of Persia Game Boy Turma da Mônica Ultima Mario All-Stars Sonic 7th Guest Sim City City%20DS.jpg

23 Warcraft: Orcs and Humans
Diablo Quake Atari controllers.jpg Master System mastersystem.jpg Drakkar Entertainment.svg/500px-Drakkar_Entertainment.svg.png Habitat


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