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Pós Graduação: Psico Clínica e Institucional /2015

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Apresentação em tema: "Pós Graduação: Psico Clínica e Institucional /2015"— Transcrição da apresentação:

1 Pós Graduação: Psico Clínica e Institucional - 2014/2015
Desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais Informação x Dado x Conhecimento? Gestão do Conhecimento? Conhecimento Tácito x Explícito. Cognição: definição e conceitos. Jean Piaget: biografia, influências, bases e premissas da sua pesquisa. A Teoria Piagetiana: alguns conceitos fundamentais. - Equilibração - Assimilação / Acomodação - Aspectos do Desenvolvimento Cognitivo - Psicológico/espontâneo e Psico-social - Estágios do desenvolvimento cognitivo: inteligência sensorio- motora; representação pré-operatória; operações concretas; operações formais. Inteligências Múltiplas Um Escrito... Referências Bibliográficas Marcos Castro Janeiro/2015

2 Informação: (tudo por aí...)

3 Dados: Informação processada/organizada (ou não)

4 Conhecimento: Implica numa AÇÃO!!!

5 Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar
Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar... e assimilar. Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje não é a falta, mas o excesso de informações e a sua organização...

6 “....Aprendemos, desde muito cedo, a desmembrar os problemas, a fragmentar o mundo. Aparentemente, isso torna tarefas e assuntos complexos mais administráveis, mas, em troca, pagamos um preço oculto muito alto. ....Perdemos a noção intrínseca de conexão com o todo. Aí, quando queremos visualizar o todo, tentamos montar os fragmentos em nossa mente, listar e organizar todas as peças..... .....É como tentar juntar os fragmentos de um espelho quebrado para tentar enxergar um reflexo verdadeiro. Depois de algum tempo, acabamos desistindo de ver o todo com exatidão!!” (Peter Senge)

7 Passado: foco na disseminação da informação
Futuro: foco no uso da informação para tomada de decisão e geração de conhecimento “Uma pessoa pode até receber mais informações graças à tecnologia, mas se não possuir as capacidades necessárias para aproveitá-las, não adianta.” (Peter Senge) ID

8 ID EGO SUPEREGO

9 COGNIÇÃO...???

10 E AGORA???

11 Cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que se dá através da percepção, da atenção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. A palavra Cognitione tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas. De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como A MENTE percebe, aprende, apreende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.

12 JEAN PIGET Suíça, 1986 – 1980 (84 anos) Biologia: graduação/doutorado Filosofia, Psicologia, Epistemologia, Educação e Cognição e Pedagogia. A teoria piagetiana "[... ] é uma teoria epistemológica. produzida por um biólogo de formação. psicólogo por necessidade e epistemólogo por interesse central".

13 Linkando com o início.... Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme] - ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada teoria/filosofia do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, avalia a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas. Este fato torna-a uma das principais áreas da filosofia (à medida que prescreveria "correções" à ciência).

14 Principais influências:
James Mark Baldwin 12 de janeiro de 1861, Columbia, Carolina do Sul - 08 de novembro de 1934, era um americano filósofo e psicólogo Édouard Claparède (Genebra, 24 de Março de 1873 — Genebra, 29 de Setembro de 1940) foi um neurologista e psicólogo do desenvolvimento infantil, que se destacou pelos seus estudos nas áreas da psicologia infantil, da pedagogia e da formação da memória Pierre Marie Félix 30 de maio de fevereiro de 1947) foi um pioneiro francês psicólogo , filósofo e psicoterapeuta no campo da dissociação e memória traumática

15 Jean-Jacques Rousseau
(também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau) (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo. Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.

16 Sigmund Schlomo Freud (Áustria, 6 de maio de Londres, 23 de setembro de 1939), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista e criador da Psicanálise

17 Bases e premissas da pesquisa...
“Pode-se afirmar ser infinita a complexidade da vida social, de que a educação é, ao mesmo tempo, reflexo e instrumento” “As funções essenciais da inteligência consistem em compreender e inventar, em outras palavras, construir estruturas estruturando o real” Piaget, J. Psicologia e Pedagogia, 2013

18 “Há uma diferença qualitativa entre a lógica infantil (mais simples) e a lógica do adulto (mais complexa), e isto precisa ser compreendido adequadamente de forma a se entender que os processos de construção da cognição humana vão se complexificando com o passar do tempo, o que nos leva a compreender a base de sua teoria dos estágios evolutivos do desenvolvimento cognitivo”. Piaget, J. Psicologia e Pedagogia, 2013

19 “A infância deve ser considerada como dotada de uma “atividade” verdadeira e o desenvolvimento do espírito é compreendido em seu dinamismo, a relação entre o sujeito a educar e a sociedade torna-se recíproca: a criança tende a se aproximar do estado adulto não mais recebendo totalmente preparadas a razão e as regras, mas conquistando-as com seu esforço e experiência pessoais; em troca, a sociedade espera das novas gerações mais do que uma imitação: espera um enriquecimento”. “Pode-se afirmar ser infinita a complexidade da vida social, de que a educação é, ao mesmo tempo, reflexo e instrumento” Portanto... Piaget, J. Psicologia e Pedagogia, 2013

20 DESEQUILIBRAR É PRECISO!!!
Teoria Piagetiana Novas situações; Desafios; Conflitos... 1-) Equilibração Desequilíbrio Ambiente 1.1-) Assimilação Quando o organismo. sem alterar-se. procura significados. a partir de experiências anteriores. para compreender esse novo conflito por conta dessa nova interação. Assimilação Acomodação 1.2-) Acomodação Quando o organismo tenta restabelecer o equilíbrio com o meio. através de sua própria transformação. DESEQUILIBRAR É PRECISO!!!

21 2-) Aspectos do desenvolvimento cognitivo
2.1-) Aspecto psicológico / espontâneo Piaget, enfatiza que este aspecto se configura por aquilo tudo que a criança aprende por si mesma na sua relação com o ambiente e lança mão de seus sentidos inatos para estabelecer essa relação com o mundo ao seu redor. Dê-se!! Se dá!! 2.2-) Aspecto psico-social Piaget, enfatiza que este aspecto é representado por tudo aquilo que a criança aprende por transmissão a partir do outro.

22 3-) Os estágios do desenvolvimento cognitivo
3.1-) A inteligência sensório-motora Para o autor, todo o organismo / ser vivo tem inteligência inala para lidar com o ambiente de forma espontânea. por si próprio. Poderíamos pensar num animal sedento que empurra a pedra com as patas e a cabeça para poder beber água no rio ou, ainda, numa criança que ao ver uma bola, estando próxima dela, lança mão de suas habilidades inatas (visão / apreensão) para agarra-Ia e joga-Ia para longe. Até ~ 18 meses

23 Da fase anterior até 07-08 anos linguagem é solidária ao pensamento.
3.2-) A representação pré-operatória Se configura pela possibilidade de representação, pela capacidade de pensar simbólica e abstratamente: é o momento crucial da representação através da linguagem, da capacidade de representar um objeto por meio de um símbolo, de uma imagem mental (abstração). Da fase anterior até anos Segundo Piaget , existe inteligência antes da linguagem, mas não existe o pensamento antes da linguagem: isto quer dizer: para que exista linguagem é necessário que exista o pensamento e vice-versa, pois ambos estão intrinsecamente relacionados, um não existe sem o outro, a linguagem é solidária ao pensamento. CUIDADO, MUITO CUIDADO AQUI E EM DIANTE...

24 Da fase anterior até 11 ou 12 anos
3.3-) As operações concretas É nesta etapa que ocorre uma verdadeira revolução lógica no desenvolvimento da criança. pois é no início deste estágio que o desenvolvimento psicológico I espontâneo atinge o nível da reversibilidade da matéria. É o momento da definitiva compreensão da noção lógica de que um objeto pode transformar-se, reverter-se sem perder suas características materiais. Da fase anterior até 11 ou 12 anos A criança consegue constatar que, a=b e b=c, portanto concluirá que a=c: ou seja, neste momento consolida-se a definitiva operação lógica mental e a criança definitivamente supera a relação anterior e perceptiva que estabelecia com os objetos. É neste estágio que a criança começa a reunir objetos por classe (tamanhos. fom1as e cores) e. também. combina objetos e já consegue contá-los. separá-los. diferenciá-los.

25 Da fase anterior até 15 - 16 anos
3.4-) As operações formais Neste período os jovens tomam-se capazes de raciocinar. de deduzir o: de hipotetizar a partir de proposições verbais. É a definitiva lógica dos raciocínios dedutivos e propositivos. não mais indutivos. perceptivos e instintivos como os estágios anteriores. Da fase anterior até anos Esta lógica é uma lógica do discurso na qual os jovens se tomam capazes de raciocinar sobre enunciados verbais. proposicionais. manipular hipóteses e raciocinar a partir do ponto de vista do outro. há a consolidação de uma lógica hipotético-dedutiva.

26 Inteligências Múltiplas
A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência. Porém, a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas.

27 Gardner ainda afirma que estas inteligências apresentam-se de duas formas. Algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui. Porém, as experiências vividas também contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências.  Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico.

28 · Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números. · Lingüística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas. · Corporal/Cinestésica – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. · Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos). · Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos. · Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.

29 · Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola. · Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.

30 Hoje penso as transformações...
As transformações vêm-se processando continuamente nos paradigmas da psicanálise e da educação! Nada nitidamente delineado e pronto... SEMPRE “se fazendo”, preenchendo... Há sempre “espaços” a preencher..., VIDA a fazer... Novos “espaços” novos a cada dia... Sempre há o novo, a evolução... É importante que se ame, “curta” em plenitude e correlacione, todos os elementos fundantes desse MARAVILHOSO UNIVERSO! Que cada um (Psicanalista ou Educador) construa sua própria identidade! São várias as vertentes de conhecimento a sintonizar! Na autenticidade, sincronicidade e reciprocidade de cada um, sejamos um... Único! Sem que haja um afastamento dos princípios essenciais do processo psicanalítico e de ensino-aprendizagem! Que cada um, dois, infinito..., seja ÚNICO! Somos!

31 Referências Bibliográficas
BlAGGIO. A.M.S. Psicologia do Desenvolvimento: conceituação. evolução e metodologia. Rio de Janeiro: Vozes FIGUEIREDO. L. C. M. Matrizes do pensamento psicológico. 8' edição. Rio de Janeiro: Vozes FREITAG. S. Piaget e a Filosofia. São Paulo: UNESP MORO, M, L. F. Implicações da epistemologia genética de Piaget para a educação. ln: PLACCO, V. M. N. S. (Org.) Psicologia e Educação - Revendo contribuições. São Paulo: Fapesp I Educ, 2002. PIAGET.J. Problemas de Psicologia Genética. ln: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural. São Paulo PIAGET. J. Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes PIAGET. J. A Linguagem e o Pensamento da Criança. São Paulo: Martins Fontes PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense/ Universitária, 1994. PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense/ Universitária, 2013. PIAGET.J.; INHELDER. B. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 1998. VIOTTO. F. Desenvolvimento cognitivo: alguns subsídios para a compreensão da teoria de Jean Piaget. Artigo Científico, PUC/SP, 2005.


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