A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão; toda a gente está convencida de que a tem de sobra” René Descartes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão; toda a gente está convencida de que a tem de sobra” René Descartes."— Transcrição da apresentação:

1

2 “Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão; toda a gente está convencida de que a tem de sobra” René Descartes

3 “O acaso encontra-se por todo o lado, à nossa volta, governa o nosso quotidiano. Antes de o tentar abolir é tarefa prioritária compreendê-lo para dele depender menos, ou mais conscientemente” Etienne Lalou

4 “A ORGANIZAÇÃO DO JOGO”
29 de Outubro de 2003 Orlando Duarte

5 ORGANIZAR: “Dotar uma estrutura ou sistema da constituição necessária para as funções a que se destina”. “Submeter a um método, a uma certa disciplina”. ORGANIZAÇÃO = Acto ou resultado de organizar

6 ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA

7 MÉTODOS DE JOGO DEFENSIVO

8 MÉTODO À ZONA VANTAGENS: DESVANTAGENS: Favorece o contra-ataque.
O jogador com bola está constantemente vigiado. Facilita as compensações. Reduz o número de faltas da equipa. Facilita as coberturas. DESVANTAGENS: Se o adversário movimenta a bola rapidamente, é difícil tapar todos os espaços. A entrada de 2 jogadores pela mesma zona pode criar muitos problemas. A primeira linha defensiva tem um grande desgaste físico. É difícil defender muito longe da baliza.

9 MÉTODO INDIVIDUAL VANTAGENS: DESVANTAGENS:
Cada jogador é responsável por um adversário. É de fácil assimilação. Adapta-se a qualquer táctica adversária. Estimula os jogadores e ajuda-os a desenvolver as suas aptidões. Permite pressionar o adversário em qualquer zona do campo. DESVANTAGENS: É necessária uma excelente condição física. Os jogadores têm de estar concentrados durante todo o tempo de jogo. Não existem coberturas defensivas.

10 MÉTODO MISTO VANTAGENS: DESVANTAGENS:
Oferece excelente segurança defensiva. Não é fácil o adversário criar superioridade numérica. Permite trocas/compensações constantes. DESVANTAGENS: Requer a leitura constante das situações de jogo, assim como a antecipação das acções dos adversários. Necessidade de um grande espírito de solidariedade e alto grau de responsabilidade individual. O defensor joga, por vezes, em zonas a que está menos habituado.

11 MÉTODO DE JOGO DEFENSIVO ADOPTADO
A adopção de um ou vários métodos defensivos prende-se inevitavelmente com os conceitos de cada treinador. Implica tentar a recuperação da bola, de uma forma organizada, paciente e confiando sempre nas acções dos nossos companheiros. Não devemos ser precipitados. Implica saber adaptar o nosso método defensivo ao método ofensivo da equipa adversária e suplantá-lo. Implica saber proteger as zonas de maior risco. Implica, na minha perspectiva, saber utilizar a zona pressionante o mais longe possível da nossa baliza. Esta zona pressionante diminui o espaço de jogo, criando-se condições favoráveis para a recuperação da posse da bola longe da nossa baliza e, por inerência, perto da baliza adversária. Diminui também a iniciativa do adversário. Implica ainda a quase inexistência de espaços livres nas zonas próximas da bola, perante a concentração de jogadores existente. A organização defensiva deverá deslocar-se de uma forma homogénea e concentrada, em função do deslocamento da bola.

12 MÉTODO DE JOGO DEFENSIVO ADOPTADO
Quando a bola se encontra numa das alas, o corredor contrário nunca deverá ser marcado. Quando a bola se encontra na zona central, o(s) corredor(es) lateral(ais) deverá(ão) ser marcado(s) sob vigilância. A comunicação verbal entre os jogadores tem de ser constante. A equipa tem de ser solidária. Requer também a execução de constantes trocas de marcação, tanto no sentido longitudinal como no sentido latitudinal do campo. Estas trocas têm como fundamentos básicos um menor desgaste físico e pressão continuada sobre o portador da bola. Nada disto será eficaz se não efectuarmos uma marcação rigorosa ao portador da bola, sendo agressivos na procura da recuperação da posse da bola, ou obrigando-o a cometer erros. Além disto teremos de ser extremamente eficazes na pressão sobre as linhas de passe.

13 LINHAS DE MARCAÇÃO Linha 1 Linha 2 Linha 3 Linha 4 Linha 5 Linha 6

14 CORREDORES DE MARCAÇÃO

15 LINHAS DEFENSIVAS

16

17

18

19

20

21 TROCAS

22 LIVRES

23 CANTOS

24 1 + G. R. x 2

25 2 + G. R. x 3

26 3 + G. R. x 4

27 4 + G. R. x 5

28

29 10 METROS

30

31 ORGANIZAÇÃO OFENSIVA

32 MÉTODOS DE JOGO OFENSIVO (Ataque Posicional)

33 2 : 2 VANTAGENS: DESVANTAGENS:
Pode ser uma vantagem se dispusermos de jogadores de grande habilidade e de muita segurança quando de posse da bola, os quais realizam situações 1 x 1 , criando superioridade numérica. Se a equipa adversária defende recuada podemos criar situações para remates exteriores, com muitas probabilidades de êxito. Se nos encontramos numa situação de superioridade numérica, por expulsão de um atleta adversário (4 x 3). DESVANTAGENS: Falta de espaços livres na zona de finalização (em cada deslocamento que efectuamos implica arrastar um adversário). Só temos um companheiro como apoio. Se o adversário fecha a linha de passe para aquele nosso companheiro, obriga-nos a efectuar 1 x 1 como último homem. Quando passamos a bola aos nossos companheiros mais adiantados, os adversários podem antecipar-se, favorecendo o contra-ataque. Pouca mobilidade.

34 3 : 1 VANTAGENS: DESVANTAGENS: Dispomos sempre de 2 apoios.
Se a equipa adversária intercepta o passe para o pivô, temos 2/3 jogadores para obstar ao contra-ataque. Na zona de finalização dispomos de espaços livres. Nas rotações, temos possibilidade de ganhar as costas à equipa adversária. Pode ser sempre utilizado, independentemente do método defensivo adoptado pela equipa adversária. Tendo mais apoios, controla-se melhor o tempo de jogo. DESVANTAGENS: Na falta de um pivô que recepcione e passe com qualidade, torna-se difícil ter sucesso. Se a equipa adversária fechar as linhas de passe para o pivô, com eficácia, torna-se igualmente difícil ter sucesso.

35 4 : 0 VANTAGENS: DESVANTAGENS:
Quando a nossa equipa é pressionada ou a equipa adversária sobe a sua defesa, podemos ganhar as suas costas e ficar em condições óptimas de finalizar com êxito, através de movimentos rápidos e pré-definidos. É mais fácil criar espaços livres. Deixamos a equipa adversária sem coberturas defensivas ou, se essas coberturas são efectuadas, ficamos sempre com um companheiro livre para nos servir de apoio. Se a equipa adversária utilizar marcação individual, obrigamo-la a um grande desgaste físico. DESVANTAGENS: Quando a equipa adversária utiliza uma defesa muito recuada, torna-se complicado ganhar as suas costas, pela quase inexistência de espaços livres. Quando jogamos em linha e perdemos a bola não temos coberturas defensivas. Obriga a um grande desgaste físico pois, para ser bem executado, devemos movimentar-nos, constantemente, sem a bola. É necessário ter um óptimo domínio da bola. Ao existirem muitos movimentos sem bola, é necessária uma grande sincronização, para que a equipa esteja sempre equilibrada. Em recintos de dimensões reduzidas a sua aplicação torna-se difícil.

36 MÉTODO DE JOGO OFENSIVO ADOPTADO
A adopção de um ou vários métodos ofensivos prende-se inevitavelmente com os conceitos de cada treinador. Implica saber conservar a posse da bola, não passar nem rematar sem nexo, partindo do princípio lógico de que “se tens a bola, não a tem o adversário”. Implica saber adaptar o nosso método ofensivo ao método defensivo da equipa adversária e suplantá-lo. Implica saber penetrar na defesa contrária de uma forma segura, obstando aos contra-ataques, com eficácia, com variedade de soluções, através de movimentos e jogadas planeadas perfeitamente definidas e rotinadas. Implica, na minha perspectiva, saber aproveitar o que possamos retirar de melhor dos métodos existentes e criar um método com as mais diversificadas soluções, onde possamos ainda aproveitar a capacidade técnica dos nossos jogadores e a sua criatividade, a qual não pode, nem deve, nunca ser cerceada. A procura constante de novas soluções devidamente treinadas/rotinadas, ao longo de um jogo, contribui decisivamente para que a equipa adversária raramente se adapte no seu método defensivo.

37 3 : 1

38

39

40

41

42

43

44

45 4 : 0

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62 2 : 2

63

64

65

66

67

68

69

70 2 x 2 + G. R.

71 3 x 2 + G. R.

72 3 x 2 + G. R.

73 3 x 3 + G. R.

74 3 x 3 + G. R.

75 4 x 3 + G. R.

76 5 x 4 + G. R.

77 PONTAPÉ DE SAÍDA

78 PONTAPÉ DE SAÍDA

79 CANTO Nº 0

80 CANTO Nº 1

81

82 CANTO Nº 2

83

84

85 CANTO Nº 3

86

87 CANTO Nº 4

88 CANTO Nº 5

89 LIVRE LATERAL

90 LIVRE LATERAL

91 LIVRE LATERAL

92 LIVRE LATERAL

93 LIVRE LATERAL

94 LIVRE CENTRAL

95 LIVRE CENTRAL

96 LIVRE

97 LIVRE

98

99

100 PONTAPÉ DA LINHA LATERAL Nº 6

101

102 PONTAPÉ DA LINHA LATERAL Nº 7

103

104 SAÍDA DE PRESSÃO Nº 1

105 SAÍDA DE PRESSÃO Nº 2

106 SAÍDA DE PRESSÃO Nº 3

107 SAÍDA DE PRESSÃO

108 SAÍDA DE PRESSÃO

109 “Tecnicamente, e ao nível do seu desempenho, o (novo) jogador tem de ser mais rápido, mais ágil, mais resistente, mais forte, isto é, tem de ser um jogador mais destro. A outra componente tem a ver com as qualidades morais do futsalista, e não é menos importante. Nesse contexto, o jogador de hoje tem de ser um jogador mais disciplinado, mais educado, mais receptivo às propostas que lhe são feitas, mais ambicioso e tem de se revelar, igualmente, mais disponível para o trabalho.”

110 CONSELHOS ÚTEIS Dificilmente teremos uma equipa evoluída táctica e estrategicamente sem jogadores evoluídos tecnicamente. Deve-se treinar, em todos os treinos, o pé menos hábil, assim como outras debilidades dos jogadores, não deixando de potenciar as suas qualidades. Deve-se treinar, assiduamente, em espaços reduzidos. Deve-se treinar, assiduamente, a visão periférica. Deve-se treinar, em todos os treinos, a 3, 2 e/ou 1 toques. Devem-se treinar, em todos os treinos, multi-passes e multi-recepções. Devem-se treinar, insistentemente, as acções defensivas e ofensivas (criar rotinas). Ter sempre presente que o jogo é movimento. Não chega ter a bola. Temos de saber o que fazer com ela. No relacionamento diário com todos os jogadores deve existir uma grande cumplicidade e, palavra-chave, respeito. Devemos manter a distância necessária ao exercício das nossas funções mas, ao mesmo tempo, fazê-los sentir que, quando precisam de nós, estamos sempre disponíveis. No que respeita à equipa técnica, ela é isso mesmo, uma “equipa”. É fundamental que todos se sintam úteis e responsáveis pelo desempenho da equipa. Grande espírito de colaboração. Apesar de definirmos tarefas, todos devemos estar aptos e disponíveis para o que for necessário. Todos têm de saber tudo e de tudo.

111 CONSELHOS ÚTEIS Nunca digam, em relação à vossa equipa: “Eu ganhei, nós empatámos, eles perderam”. Devemos estar sempre disponíveis para aprender com os outros. O vosso trabalho deverá sempre obedecer a objectivos perfeitamente definidos (“Para onde caminhamos se não existem objectivos ?”). Tenham sempre presente a diferença que existe entre ir treinar e ir para o treino. Nunca misturem amizade com trabalho. Tenham sempre presente e façam-no sentir a quem os rodeia que as funções de um treinador não se esgotam no campo. Tenham sempre presente que “joga-se como se treina”. Lembrem-se que o desporto forma o carácter e prepara para a vida. Aprender cedo é aprender para a vida. Se queremos continuar a ensinar temos de continuar a aprender.

112 “O problema é que, no mundo do desporto, aquilo que separa um treinador com conhecimento de um otário com sorte não é perceptível aos olhos da maioria” Gustavo Pires

113 “A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente”
Albert Camus

114 Referências Bibliográficas
Castelo, J. (1996) A Organização do Jogo Lozano, J. Vários

115 OBRIGADO PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "“Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão; toda a gente está convencida de que a tem de sobra” René Descartes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google