A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmica: Berta Denise Biá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmica: Berta Denise Biá"— Transcrição da apresentação:

1 Acadêmica: Berta Denise Biá
Equipe sinapse Acadêmica: Berta Denise Biá

2 ISO é a abreviação de International Organization for Stardandization.
Padrões ISO ISO é a abreviação de International Organization for Stardandization.

3 Logomarca

4 A International Organization for Standardization (ISO) foi criada em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra , na Suíça. Como uma confederação internacional de órgãos nacionais de normalização de todo o mundo. Promove normas e atividades que favoreçam a cooperação internacional nas esferas intelectual, científica, tecnológica e econômica. está presente em mais de 150 países, nos quais é representada por organismos nacionais de normalização. No Brasil, sua representante é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

5 Certificadora ISO ISO (International Organization for Standardization) é do mundo maior desenvolvedor e editor de Normas Internacionais. A ISO é uma rede dos institutos de padrões nacionais de 162 países, Um membro por país, com uma Secretaria Central em Genebra, na Suíça, que coordena o sistema. A ISO é uma organização não-governamental que faz uma ponte entre os setores público e privado. Por um lado, muitos dos seus institutos membros fazem parte da estrutura governamental do seu país, ou são obrigados por seus governos. Por outro lado, os outros têm as suas raízes exclusivamente no setor privado, tendo sido instituído por parcerias nacionais de associações industriais. Portanto, ISO permite uma consenso a ser alcançado em soluções que atendam às necessidades dos negócios e as necessidades mais amplas da sociedade.

6 Utilidade e aplicação dos padrões ISO
Facilitam a negociação entre países; Substituem a função do ESTADO, com bases técnicas na saúde, segurança e legislação ambiental; Ajudam na transferência de tecnologia para países em desenvolvimento; Podem ser adotados pelos setores: Privado; Público; Órgãos governamentais.

7 Contribuição dos padrões ISO
Desenvolvimento; Produção e suprimento das empresas; Os padrões ISO foram adotados aproximadamente por 610 mil organizações em 160 países.

8 As séries mais conhecidas:
ISO 9000: baseada na qualidade total. A certificação da família 9000, foi publicada em 15/12/2000, dando origem a ISO 9000:2000 Orienta o gerenciamento de qualidade nas relações entre consumidor e produtor; Estabelece regras específicas para fabricação de cada produto; Esse padrão auxilia as organizações de todos ao tipos e tamanhos a implementar e operar um sistema de gerenciamento de qualidade eficiente. Quality Management System - QMS

9 Séries mais conhecidas continuação:
ISO 14000 Lançado em 1993; Atua o gerenciamento ambiental, como a empresa opera para minimizar os impactos ambientais e para buscar melhorias de sua performance ambiental. Environmental Management System- EMS. O EMS da ISO dá diretrizes para que seus funcionários aprendam a prevenir danos ao meio ambiente. Foi publicada no final de 2001.

10 Pontos positivos Facilitação para obtenção de outros padrões dentro das famílias ISO ou fora dela; As empresas certificadas podem exigir que seus fornecedores também o sejam. Está cada vez mais compatível com a Eco-Management And Audit Scheme da União Européia – EMAS.

11 No padrão ISO 14001 as companhias devem desenvolver:
Uma política ambiental; Uma avaliação dos aspectos ambientais; Uma avaliação das obrigações legais e voluntárias; Um sistema de gerenciamento, uma série de auditorias internas periódicas e relatórios para alta gerência.

12 Futura norma ISO 26000 Orientação sobre a responsabilidade social
Histórico: Na Conferência Mundial realizada em Estocolmo em junho de 2004, decidiram criar uma terceira geração de normas de responsabilidade social. Um grupo de trabalho, coordenado pelo Brasil, representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em conjunto com a Suécia, representada pelo Swedish Standard Institute (SIS), que será responsável pelos trabalhos nessa área.

13 ISO 26000 Atingiu uma fase importante no seu desenvolvimento com a sua publicação num Draft International Standard (DIS). A votação ocorrerá em cinco meses (a partir de 14 de setembro de 2009 a 14 de fevereiro de 2010). Nesse período, os organismos nacionais e organizações membros da ISO poderão votar e comentar sobre o texto. Se a votação for positiva, a ISO será publicada como padrão internacional no final de 2010, como uma Final Draft International Standard (FDIS).

14 Grupo de Trabalho da ISO de Responsabilidade Social (ISO / WG SR)
Noventa e um países e 42 organizações com status de ligação estão participando da ISO / WG SR, sob a liderança conjunta dos membros do ISO para o Brasil (ABNT) e Suécia (SIS). Seis grupos de partes interessadas principais são representados: indústria, o trabalho do governo; consumidores: as organizações não-governamentais, serviços, suporte, investigação e outros, bem como um equilíbrio geográfico e de gênero dos participantes.

15 ISO 26000 inclui as seguintes mensagens-chave:
Fornece orientação sobre os princípios da responsabilidade social, os temas centrais e questões relativas à responsabilidade social e sobre as formas de integrar um comportamento socialmente responsável para as estratégias organizacionais, sistemas práticas e processos. Se destina a ser útil a todos os tipos de organização nos setores do lucro privado, público e não, grandes ou pequenas, e que operam em países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

16 Continuação: Não é uma norma de sistema de gestão. Não se pretende ou apropriado para fins de certificação ou o uso regulamentares ou contratuais. Destina para uso por aqueles que começam a abordar a responsabilidade social, bem como os mais experientes com a sua implementação.

17 Orientações As orientações da norma ISO baseia-se em melhores práticas desenvolvidas pelas iniciativas existentes SR setor público e privado. É coerência e a complementaridade com as declarações e convenções relevantes da Organização das Nações Unidas e as suas componentes, nomeadamente a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com quem ISO estabeleceu um Memorando de Entendimento (MoU) para garantir a coerência com as normas da OIT. ISO também assinou memorandos de entendimento com a United Nations Global Compact Office (UNGCO) e com a Organização para a Cooperação Económica eo Desenvolvimento (OCDE) para reforçar a sua cooperação no desenvolvimento da ISO

18 Os representantes Representantes dos seis grupos interessados em participar do SR WG: indústria, governo, trabalhadores, consumidores, organizações não-governamentais e de serviços, suporte, investigação e outros. Dois especialistas de cada categoria das partes interessadas - uma de um país desenvolvido e um de um país em desenvolvimento - participar na elaboração Integrated Task Force (IDTF), que é responsável por analisar e rever a ISO rascunhos. Representantes da Organização Internacional do Trabalho e da United Nations Global Compact também estão participando do IDTF.

19 Atual desenvolvimento da ISO 26000
WG presidente Jorge Cajazeira conclui: "É encorajador ver como os princípios e as expectativas extraídas de alto nível de acordos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estão sendo incorporadas na norma ISO uma maneira que possa ser compreendida e praticamente aplicadas pelas organizações no mundo inteiro, tanto nos setores público e privado. "

20 Membros da equipe de liderança ISO WG SR retratado na reunião plenária Québec (da esquerda para a direita): Jorge ER Cajazeira, presidente; Kristina Sandberg, Secretário; Eduardo Campos de São Thiago, Co-Secretária; Staffan Söderberg, vice-presidente, com Sophie Clivio, o Programa Técnico, ISO Central Secretaria. (Foto: Jorge E. R. Cajazeira).


Carregar ppt "Acadêmica: Berta Denise Biá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google