Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Sistema de Gestão da Qualidade
3
Qualidade pode ser resumida à: Satisfazer as necessidades e expectativas de seus clientes.
4
ISO: International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normatização)
É uma organização não governamental, fundada em 1947, em Genebra – Suiça, que está presente hoje em mais de 120 países tendo como objetivo promover a normalização de produtos e serviços, determinando normas a serem utilizadas mundialmente, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.
5
ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) – Requisitos (Certificável) ISO 9004: Gestão para o sucesso sustentado de uma organização — Uma abordagem da gestão da qualidade
6
É uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio, tendo como foco principal a Satisfação do Cliente e Consumidor através de determinação de diretrizes para sistematizar e padronizar as atividades, buscando acima de tudo a melhoria e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas.
7
Avaliação e revisão sistemática dos processos;
Implementação e manutenção de registros; Exigência dos Clientes; Melhorar a competitividade; Monitoramento e Medição dos Processos; Padronização dos processos; Redução de Desperdícios; Redução de Retrabalhos; Tomada de decisões baseada em dados;
8
Estrutura do SGQ Planeje o que vai ser feito
Adote ações corretivas no caso de não conformidades Faça conforme o planejado Verifique o que foi feito e registre os resultados
9
Decisões baseadas em Fatos
Foco no cliente Liderança Envolvimento dos Colaboradores Abordagem de Processo Abordagem Sistemática de Gestão Melhoria Contínua Decisões baseadas em Fatos Relacionamento Sustentável
10
Trabalho Individual Metas Isoladas Foco em tarefas Conhecimento
De Trabalho Individual Metas Isoladas Foco em tarefas Conhecimento O que eu acho Para Trabalho em Equipe Metas por Processo Foco no Processo Competência / Treinamento O que está estabelecido
11
Norma ISO 9001 tem caráter voluntário, as certificações podem ser feitas por organismos acreditados pelo Inmetro. Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surge também a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos
12
A relação completa de Certificadoras Acreditadas pode ser obtida através do link:
14
Dados de 31/12/2006 Total: 28341 Menos de 5% Venezuela 535 Equador 486
Bolivia 198 Paraguai 103 Guiana 10 Suriname 1 Dados de 31/12/2006 Total: 28341
15
Total: 6852 Menos de 16% Dados de: 29/03/2011 GOIÁS 172 AMAZONAS 134
ESPÍRITO SANTO 128 CEARÁ 126 DISTRITO FEDERAL 113 MATO GROSSO 51 ALAGOAS 46 RIO GRANDE DO NORTE 45 MARANHÃO 43 PARÁ 39 SERGIPE 37 PARAÍBA 29 MATOGROSSO DO SUL 27 TOCANTINS 25 PIAUÍ 10 RONDÔNIA 9 ACRE 8 RORAIMA 4 AMAPÁ 3 Total: 6852 Dados de: 29/03/2011
16
EDUCAÇÃO: o treinamento e a formação dos funcionários é essencial para a qualidade,o desenvolvimento profissional e sucesso do SGQ. COMPROMETIMENTO: Começando pela Alta Direção, o sistema da qualidade só trará resultados se houver o comprometimento de todos. É fundamental para o sucesso do sistema de gestão da qualidade ISO 9001. POLÍTICA DA QUALIDADE POLITICA DA QUALIDADE: Compromisso, por escrito, da organização com a qualidade. Deve ser elaborada pela Alta Direção e divulgada a todos na organização. Por isso devemos CONHECER e ENTENDER como ela se aplica no nosso dia-a-dia.
17
“ ...vamos fazer, depois eu registro....”
“ ...sempre foi feito assim....” “ ...o erro não foi meu ....” “ ...acho que ....” “ ...todo mundo sabe disso ....”
18
“Comece fazendo o necessário; depois, faça o que é possível e, de repente, estará fazendo o impossível”. “É insanidade fazer sempre as mesmas coisas, esperando por resultados diferentes.” Albert Einstein
20
Maiores informações: Márcia Vilela Milani milanimarcia@yahoo.com.br
Fontes: Inmetro: Abnt: Banas Qualidade: Imagens: Google
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.