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Anton Raphael Mengs – Apolo e as musas no Parnaso

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Apresentação em tema: "Anton Raphael Mengs – Apolo e as musas no Parnaso"— Transcrição da apresentação:

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2 Anton Raphael Mengs – Apolo e as musas no Parnaso

3 FINAL DO SÉCULO XIX

4 PANORAMA BRASILEIRO Ciclo do café. Decadência da Monarquia.
Abolição (1888). Proclamação da República ( 1889). Governo de Deodoro e a primeira Constituição da República.

5 PARNASIANISMO (Valorização da forma)
Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor Com que ele, em ouro, o alto- relevo Faz de uma flor .

6 Torce, aprimora, alteia, lima A frase e, enfim, Como um rubim
No verso de ouro engasta a rima, Como um rubim Quero que a estrofe cristalina, Dobrada ao jeito Do ourives, saia da oficina Sem um defeito BILAC

7 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Preocupação formal que se revela na busca da palavra exata. Comparação da poesia com as artes plásticas, sobretudo com a escultura. Frequentes alusões a elementos da mitologia grega e latina. Preferência por temas descritivos- cenas históricas, paisagens, objetos, estátuas etc. Enfoque sensual da mulher, com ênfase na descrição de suas características físicas

8 A ARTE NÃO EXISTE EM FUNÇÃO DA HUMANIDADE, DA SOCIEDADE, DA RELIGIÃO, MAS EM FUNÇÃO DE SI MESMA:
A ARTE PELA ARTE.

9 A TRINDADE PARNASIANA

10 ALBERTO DE OLIVEIRA O MAIS PARNASIANO

11 RAIMUNDO CORREIA O PARNASIANO FILOSÓFICO

12 OLAVO BILAC O PARNASIANO ROMÂNTICO

13 PERDESTE O SENSO! E EU VOS DIREI, NO ENTANTO,
"ORA ( DlREIS ) OUVIR ESTRELAS! CERTO PERDESTE O SENSO! E EU VOS DIREI, NO ENTANTO, QUE, PARA OUVI-LAS, MUITO VEZ DESPERTO E ABRO AS JANELAS, PÁLIDO DE ESPANTO..." Via Láctea -Bilac "ORA ( DlREIS ) OUVIR ESTRELAS! CERTO PERDESTE O SENSO! E EU VOS DIREI, NO ENTANTO, QUE, PARA OUVI-LAS, MUITO VEZ DESPERTO E ABRO AS JANELAS, PÁLIDO DE ESPANTO..." Via Láctea -Bilac

14 DUALISMO NÃO ÉS BOM, NEM ÉS MAU, ÉS TRISTE E HUMANO...
VIVES ANSIANDO, EM MALDIÇÕES E PRECES, COMO SE A ARDER NO CORAÇÃO TIVESSES O TUMULTO E O CLAMOR DE UM LONGO OCEANO. E, NO PERPÉTUO IDEAL QUE TE DEVORA, RESIDEM JUNTAMENTE NO TEU PEITO UM DEMÔNIO QUE RUGE E UM DEUS QUE CHORA. BILAC

15 A chamada "Trindade parnasiana" no Brasil é constituída pelos seguintes poetas:
a) Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Olavo Bilac b) Gonçalves Dias, Castro Alves e Olavo Bilac c) Olavo Bilac, Raimundo Correia e Cruz e Sousa d) Olavo Bilac, Castro Alves e Alberto de Oliveira e) Castro Alves, Gonçalves Dias e Cruz e Sousa

16 A chamada "Trindade parnasiana" no Brasil é constituída pelos seguintes poetas:
a) Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Olavo Bilac b) Gonçalves Dias, Castro Alves e Olavo Bilac c) Olavo Bilac, Raimundo Correia e Cruz e Sousa d) Olavo Bilac, Castro Alves e Alberto de Oliveira e) Castro Alves, Gonçalves Dias e Cruz e Sousa

17 Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:
a) o engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente. b) a idéia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponde à expressão direta das emoções mais profundas. c) a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses. d) o abandono das formas fixas, criando, portanto as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo. e) a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.

18 Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:
a) o engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente. b) a idéia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponde à expressão direta das emoções mais profundas. c) a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses. d) o abandono das formas fixas, criando, portanto as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo. e) a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.

19 "Esta de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia." A poesia que se concentra na reprodução de objetos decorativos, como exemplifica a estrofe de Alberto de Oliveira, assinala a tônica da: a)espiritualidade da vida. b) visão do real. c) arte pela arte. d) moral das coisas. e) nota de intimismo.

20 "Esta de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia." A poesia que se concentra na reprodução de objetos decorativos, como exemplifica a estrofe de Alberto de Oliveira, assinala a tônica da: a)espiritualidade da vida. b) visão do real. c) arte pela arte. d) moral das coisas. e) nota de intimismo.

21 (UF-ES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem: a) um conteúdo social, de interesse universal. b) a noção do progresso da sua época. c) uma mensagem educativa, de natureza moral. d) uma lição de cunho religioso. e) belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.

22 (UF-ES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem: a) um conteúdo social, de interesse universal. b) a noção do progresso da sua época. c) uma mensagem educativa, de natureza moral. d) uma lição de cunho religioso. e) belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.

23 Não caracteriza a estética parnasiana
a) a oposição aos românticos e o distanciamento das preocupações sociais realistas. b) a objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma. c) a obsessão pelo o adorno e a contenção lírica. d) a perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e a volta dos motivos clássicos. e) a exaltação do "eu" e a fuga da realidade presente.

24 Não caracteriza a estética parnasiana
a) a oposição aos românticos e o distanciamento das preocupações sociais realistas. b) a objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma. c) a obsessão pelo o adorno e a contenção lírica. d) a perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e a volta dos motivos clássicos. e) a exaltação do "eu" e a fuga da realidade presente.

25 O estilo literário de que Olavo Bilac é representante, sofreu violento ataque de intelectuais ligados a) à semana de Arte Moderna. b) aos poetas - introdutores do romantismo em Portugal. c) aos poetas - introdutores do romantismo no Brasil. d) aos escritores do realismo brasileiro. e) aos poetas do parnasianismo brasileiro.

26 O estilo literário de que Olavo Bilac é representante, sofreu violento ataque de intelectuais ligados a) à semana de Arte Moderna. b) aos poetas - introdutores do romantismo em Portugal. c) aos poetas - introdutores do romantismo no Brasil. d) aos escritores do realismo brasileiro. e) aos poetas do parnasianismo brasileiro.

27 (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto:
a) anseio de liberdade criadora. b) prevalência de formas fixas de composição poética. c) preocupação com a perfeição formal. d) gosto pela precisão descritiva. e) ideal de objetividade no tratamento dos temas.

28 (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto:
a) anseio de liberdade criadora. b) prevalência de formas fixas de composição poética. c) preocupação com a perfeição formal. d) gosto pela precisão descritiva. e) ideal de objetividade no tratamento dos temas.

29 (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto:
a) anseio de liberdade criadora. b) prevalência de formas fixas de composição poética. c) preocupação com a perfeição formal. d) gosto pela precisão descritiva. e) ideal de objetividade no tratamento dos temas.

30 Sem se constituir como forma de realismo na poesia, o Parnasianismo também surge como possibilidade de reação ao Romantismo. Ainda no final do século XIX, a escola Simbolista apresenta outra proposta estética. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, apontando as características de cada uma das tendências. 1. Parnasianismo Simbolismo ( ) subjetivismo ( ) descritivismo ( ) irracionalismo ( ) espiritualização ( ) alienação ( ) impessoalidade ( ) formalismo A sequência da segunda coluna, de cima para baixo, é 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 1 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 2 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 1 – 2 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1

31 Sem se constituir como forma de realismo na poesia, o Parnasianismo também surge como possibilidade de reação ao Romantismo. Ainda no final do século XIX, a escola Simbolista apresenta outra proposta estética. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, apontando as características de cada uma das tendências. 1. Parnasianismo Simbolismo ( ) subjetivismo ( ) descritivismo ( ) irracionalismo ( ) espiritualização ( ) alienação ( ) impessoalidade ( ) formalismo A sequência da segunda coluna, de cima para baixo, é 2 – 1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 1 1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 1 – 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 2 2 – 2 – 1 – 1 – 1 – 1 – 2 1 – 2 – 2 – 1 – 2 – 2 – 1

32 (Fund.S.André-SP) Poemas como "Anoitecer" e "A cavalgada", de Raimundo Correia, ou "Vaso chinês" e "Vaso grego", de Alberto de Oliveira, exemplificam uma feição típica do Parnasianismo. É ela: a) pendor filosofante. b) a preocupação com temas particulares e individuais. c) descritivismo. d) a valorização da Antigüidade greco-latina. e) a expressão indireta do autor.

33 (Fund.S.André-SP) Poemas como "Anoitecer" e "A cavalgada", de Raimundo Correia, ou "Vaso chinês" e "Vaso grego", de Alberto de Oliveira, exemplificam uma feição típica do Parnasianismo. É ela: a) pendor filosofante. b) a preocupação com temas particulares e individuais. c) descritivismo. d) a valorização da Antigüidade greco-latina. e) a expressão indireta do autor.

34 "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso."
O autor dos versos que seguem é Olavo Bilac. Leia-os e observe as afirmativas abaixo. "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso." I- Foi o poeta parnasiano mais conhecido, caracterizando-se pela perfeição de forma, pureza linguística e habilidade de versejar. II- Além de poeta lírico (Via Láctea, Tarde), que chega a abordar o amor de forma sensual, foi também o patriota, o ufanista que cantou o Brasil. III- Devemos a Olavo Bilac a eliminação do conceito "Arte pela Arte" e o abandono da rima. Quais estão corretas? a) apenas I e II b) apenas III c) apenas II e III. d) Apenas I e) I e III.

35 "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso."
O autor dos versos que seguem é Olavo Bilac. Leia-os e observe as afirmativas abaixo. "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo perdeste o senso." I- Foi o poeta parnasiano mais conhecido, caracterizando-se pela perfeição de forma, pureza linguística e habilidade de versejar. II- Além de poeta lírico (Via Láctea, Tarde), que chega a abordar o amor de forma sensual, foi também o patriota, o ufanista que cantou o Brasil. III- Devemos a Olavo Bilac a eliminação do conceito "Arte pela Arte" e o abandono da rima. Quais estão corretas? a) apenas I e II b) apenas III c) apenas II e III. d) Apenas I e) I e III.

36 Complete e marque a correta:
O livro _ de Teófilo Dias deu início ao Parnasianismo no Brasil. Precedeu esta tendência o _. Sucedeu o Parnasianismo o __. a) O mulato – Barroco – Romantismo b) Fanfarras – Realismo/Naturalismo – Simbolismo c) A moreninha – Romantismo – Modernismo d) Senhora – Arcadismo – Realismo/Naturalismo

37 Complete e marque a correta:
O livro _ de Teófilo Dias deu início ao Parnasianismo no Brasil. Precedeu esta tendência o _. Sucedeu o Parnasianismo o __. a) O mulato – Barroco – Romantismo b) Fanfarras – Realismo/Naturalismo – Simbolismo c) A moreninha – Romantismo – Modernismo d) Senhora – Arcadismo – Realismo/Naturalismo

38 Enumere de acordo: (1) Olavo Bilac (2) Raimundo Correia (3) Alberto de Oliveira ( ) Maranhense, estudou Direito em SP e foi magistrado em vários estados brasileiros. Sua poesia, dentro do movimento parnasiano, representa um momento de descontração e de investigação. ( ) Foi uma espécie de líder do Parnasianismo e, ao mesmo tempo, o poeta que melhor se adequou aos princípios do movimento. Sua poesia é fria e intelectualizada, com um gosto acentuado pelo preciosismo formal e linguístico. ( ) Foi defensor da instrução primária, da educação física e do serviço militar obrigatório. Patriota, escreveu a letra do Hino à Bandeira.

39 Enumere de acordo: (1) Olavo Bilac (2) Raimundo Correia (3) Alberto de Oliveira ( ) Maranhense, estudou Direito em SP e foi magistrado em vários estados brasileiros. Sua poesia, dentro do movimento parnasiano, representa um momento de descontração e de investigação. ( ) Foi uma espécie de líder do Parnasianismo e, ao mesmo tempo, o poeta que melhor se adequou aos princípios do movimento. Sua poesia é fria e intelectualizada, com um gosto acentuado pelo preciosismo formal e lingüístico. ( ) Foi defensor da instrução primária, da educação física e do serviço militar obrigatório. Patriota, escreveu a letra do Hino à Bandeira.

40 Mal secreto Se a cólera que espuma, a dor que mora N’alma, e destrói cada ilusão que nasce, tudo o que punge, tudo o que devora o coração, no rosto se estampasse; Se se pudesse, o espírito que chora, ver através da máscara da face, quanta gente, talvez, que inveja agora nos causa, então piedade nos causasse! Quanta gente que ri, talvez, consigo guarda um atroz, recôndito inimigo, como invisível chaga cancerosa. Quanta gente que ri, talvez, existe cuja ventura única consiste em parecer aos outros venturosa! (Raimundo Correia) Para o poeta: a) há pessoas que fingem ser felizes. b) há pessoas que não sabem que carregam em si mesmas um inimigo. c) há pessoas que realmente parecem ser venturosas. d) há pessoas que riem por serem venturosas.

41 Mal secreto Se a cólera que espuma, a dor que mora N’alma, e destrói cada ilusão que nasce, tudo o que punge, tudo o que devora o coração, no rosto se estampasse; Se se pudesse, o espírito que chora, ver através da máscara da face, quanta gente, talvez, que inveja agora nos causa, então piedade nos causasse! Quanta gente que ri, talvez, consigo guarda um atroz, recôndito inimigo, como invisível chaga cancerosa. Quanta gente que ri, talvez, existe cuja ventura única consiste em parecer aos outros venturosa! (Raimundo Correia) Para o poeta: a) há pessoas que fingem ser felizes. b) há pessoas que não sabem que carregam em si mesmas um inimigo. c) há pessoas que realmente parecem ser venturosas. d) há pessoas que riem por serem venturosas.


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