A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais."— Transcrição da apresentação:

1 O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais.

2 SUMÁRIO 1.Capa; 2.Sumário; 3.Editorial; 4.Parnasianismo; 5.Temática Greco-Romana; 6.Tríade Parnasiana; 7.Poema: As Pombas; 8.Simbolismo;

3 EDITORIAL Nesta edição enfatizaremos os dois períodos literários que predominaram no século XIX: o Parnasianismo e o Simbolismo. Essa revista irá mostrar obras típicas da época onde a arte era feita para ser apreciada, e não para provocar discussões sobre temas abordados. Nesse período o que mais contava era a estética das obras e não o conteúdo, como poderemos ver a seguir. Abra sua mente e viaje por esse mundo literário!

4 O mundo alegre, sensual e frenético da "belle époque", expreso neste cartaz de Toulouse-Lautrec, feito para a inauguração do cabaré Le divan japonais, fascinou a intelectualidade parnasiana. O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético que reagiu contra os abusos sentimentais dos românticos. O poeta deve ser neutro diante da realidade, esconder seus sentimentos, sua vida pessoal. A confissão íntima e o extravasamento subjetivo, tão caros aos românticos, são vistos como inimigos da poesia. O espetáculo humano, cenas da natureza ou simples objetos são registrados, sem que haja interferências da interioridade do artista. POESIA VERDADE = BELEZA = FORMA O resultado da visão descompromissada é a celebração dos processos formais do poema. A verdade de uma obra de arte passa a residir apenas em sua beleza. E a beleza é evidenciada pela elaboração formal. Logo:

5 No mundo mitológico e histórico da Antigüidade Clássica os parnasianos foram buscar o motivo principal de sua lírica. Os parnasianos não conseguem articular poemas sem conteúdo e são obrigados a encontrar um assunto desvinculado no mundo concreto para motivo de suas criações. Escolhem a Antigüidade Clássica, aspectos de sua história e de sua mitologia. Nos deparamos então com centenas de textos que falam de deuses, heróis, personagens históricos, cortesãs, fatos lendários e até mesmo objetos. A sesta de Nero, de Olavo Bilac, foi considerado na época um grande poema.

6 Olavo Bilac (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1865 28 de dezembro de 1918): Obras de destaque: Crônicas e Novelas; Através do Brasil; Contos Pátrios; Teatro Infantil; Livro de Leitura; Alberto de Oliveira ( Saquarema, 28 de abril de 1859 Niterói, 19 de Janeiro de 1937): Obras de destaque: Vaso Chinês Vaso Grego Escreveu: Sonetos e poesias; Canções românticas; Meridionais; Céu, terra e mar; Versos de saudade; Lira acaciana: Poetas brasileiros; Poesias. Foi sócio fundador da Academia Brasileira de Letras. Raimundo Correia (Maranhão, 13 de maio de 1859 Paris, 13 de Setembro de 1911): Obras de destaque: Sinfonias Primeiros sonhos Versos e Versões Aleluias Poesias Autores de destaque no Parnasianismo TRÍADE PARNASIANA

7 As pombas Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas De pombas vão-se dos pombais, apenas Raia sanguínea e fresca a madrugada... E à tarde, quando a rígida nortada Sopra, aos pombais de novo elas, serenas, Ruflando as asas, sacudindo as penas, Voltam todas em bando e em revoada... Também dos corações onde abotoam, Os sonhos, um por um, céleres voam, Como voam as pombas dos pombais; No azul da adolescência as asas soltam, Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam, E eles aos corações não voltam mais... Raimundo Correia

8 O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo e ao Naturalismo. Principais características: Subjetivismo Individualismo Misticismo Musicalidade Sinestesia Aliteração Assonância


Carregar ppt "O que se Passava no séc. XIX ? Simbolismo e Parnasianismo Aprecie um lindo poema da época!! Características do Simbolismo? Veja mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google