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UNIVERSIDADE KIMPA VITA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO UÍGE

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE KIMPA VITA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO UÍGE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE KIMPA VITA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO UÍGE
COMERCIO ELECTRÓNICO Eng. AMOUSSOU DOROTHÉE Msc. em Electrónica e Automação

2 DEFINIÇÃO O Comercio Electrónico representa todas as transacções comerciais realizadas por uma empresa com o propósito de atender clientes mediante a Internet, ou seja, por via electrónica.

3 Essa nova forma de comprar e vender tem redefinido os valores entre as organizações e os indivíduos, permitindo assim, a aquisição de produtos, bens e serviços através de pagamentos electrónicos ou via transferências bancárias com intuito de facilitar a vida das pessoas.

4 Com as conexões electrónicas entre clientes, fornecedores e distribuidores, o e-comércio passa a ser uma comunicação eficiente para expandir os mercados e manter sólidas as negociações.

5 As pessoas que utilizam o e-comércio não compram só uma vez, pelo contrário, compram cada vez mais objectos tangíveis (CD’s, computadores, objectos para casa, livros, equipamentos, roupas e etc.) e nos últimos tempos tem aumentado tanto a demanda quanto a oferta por serviços (vendas de pacotes turísticos, passagens aéreas etc.).

6 As vantagens do e-comércio
Entre as múltiplas vantagens do comércio electrónico podemos destacar as seguintes: Preços baixíssimos (muitas vezes compatíveis com os dos centros comerciais e mais barato ainda) Novidades de produtos – Produtos Digitais (Softwares, E-books, Serviços Informáticos, Sistemas de afiliados e outros…)

7 Interacção da Internet entre pessoas e empresas Comodidade Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana Não há feriado, estando sempre à disposição do cliente. Facilidade de pagamento (aceita vários cartões credito e debito da categoria Visas e transferências bancárias)

8 As desvantagens do e-comércio
Infra-estrutura (precisa ter o computador, modem, linha telefónica, assinatura de um provedor de internet) Falta de segurança em alguns sites, podendo ser fraude tanto do comprador quanto da parte do vendedor

9 Facilidade de copiarem senha e dados pessoais por invasores – ameaça a privacidade dos usuários do e-comércio. Falta de controlo de qualidade (por não ser uma venda presencial) A entrega é feita por transportadoras, sendo assim, é necessário esperar alguns dias para chegar os produtos.

10 RESUMO Podemos resumir dizendo que a compra pela internet passou a ser uma realidade, cada vez mais pessoas tem confiado e utilizado esse tipo de transacção electrónica (e-comércio) por ser cómodo e com custo mais baixo. No caso de Angola, o fenómeno já começou a ocupar um lugar de destaque principalmente na área de venda e compra de serviços e produtos.

11 Como criar o seu negócio on-line

12 A criação de um negócio on-line nos dias actuais é facilitada pelos baixos custos de implementação, a grande oferta de ferramentas gratuitas e o grande material para pesquisa e obtenção dos conhecimentos necessários na montagem do negócio.

13 Não é mais necessário ser um "Guru da Internet" para implementar e obter uma nova fonte de renda com o seu negócio on-line. Basta ter a vontade de implementar e superar as dificuldades iniciais sendo persistente.

14 Factores determinantes para o sucesso de um negocio on-line
Planeamento Projecto criativo e Inovador Fornecer Conteúdo de qualidade e actualizado com frequência Prover interactividade para o usuário

15 Disponibilizar recursos para os próprios usuários gerarem conteúdo
Permitir a criação de comunidades Foco em temas e assuntos de interesse para a maioria das pessoas Criar vínculo com o usuário, incentivando-o a retornar com frequência Oferecer serviços gratuitos e de qualidade

16 Planeamento De todas as etapas da construção de um negócio on-line, é no planeamento que devemos definir a grande parte do sucesso do negócio. É nesta etapa que serão definidos o público-alvo, que tipos de produtos serão vendidos, como serão entregues, o que o site vai oferecer para atrair e reter os seus visitantes, as garantias e procedimentos de actuação em caso de problemas, o design, a usabilidade e demais detalhes que irão compor o conjunto do seu negócio on-line.

17 Nicho de Mercado e Publico Alvo
Ele representa um segmente do mercado formado por um reduzido numero de pessoas. Exemplos: Namorar, Emagrecer, Musculação, Ganhar Dinheiro on-line, etc.…. Devemos evitar de vender tudo à todos mas é preciso focar em um nicho de mercado, o que nos levará a ter o nosso público-alvo. Existem também sub-nichos como marketing, como fazer vídeos tutorais, etc.…

18 Produtos Obviamente, para montarmos um negócio on-line, precisamos de produto para vender. No mínimo um. Pode ser um produto real, que será entregue por correios ou um produto virtual que será enviado por ao cliente. Se for um produto real, precisamos pesquisar e definir quais fornecedores irão atendê-lo.

19 Se ficarmos na dependência de somente um fornecedor, corremos sério risco de afundar o negócio on-line, pois se este fornecedor, por algum motivo, não conseguir atendê-lo, você estará com sérios problemas no seu negócio. A comunidade on-line dificilmente perdoa falhas básicas como não entregar um pedido.

20 O mais fácil para o iniciante é começar com um produto virtual como por exemplo, um e-book ou livro electrónico. Muitos negócios on-line são baseados somente na venda de livros electrónicos, normalmente escritos pelo próprio dono do site.

21 Cada um certamente possui algum conhecimento especializado em uma especifica área. Já pensou em disponibilizar suas experiências em forma de livro electrónico e vendê-lo? Está é uma das boas formas de começar um negócio on-line, sem depender de fornecedores, pelo menos no início.

22 As vantagens de um produto virtual são muitas, entre elas a facilidade de entrega ( ), que não inclui pagamento de frete e reduz preço ao consumidor final, não gera custos com manutenção de estoques, pode ser duplicado infinitamente e pode ser vendido, normalmente à preços bem acessíveis à maioria dos internautas.

23 Uma das dicas é tentar fechar parcerias com outros sites e fornecedores de e-books gratuitos para fornecê-los no seu pacote, agregando valor ao seu produto. É bom para você e bom para o fornecedor do e-books que distribui o seu produto (mesmo gratuito) para mais pessoas.

24 Outra dica seria pesquisar por softwares free espalhados pela NET e analisar os melhores de acordo com o seu nicho. Existem muito softwares gratuitos de qualidade e muitas vezes, desconhecidos. Se você investir um pouco do seu tempo para procurar e analisar alguns, poderá agregar novo valor ao seu pacote.

25 Formas de ganhar dinheiro on-line
Existem basicamente três formas de ganhar dinheiro pela interNet: 1 - Programas afiliados: É a maneira mais prática de ganhar dinheiro. Aqui não precisamos de nenhuma estrutura (blog ou website) para começar. Basta somente divulgar produtos de outras pessoas para começar a ganhar comissões sobre cada venda efectuada.

26 2- Venda de Produtos com Direitos de revenda São produtos digitais – Ebooks, softwares, scripts, vídeos, áudios… que uma vez adquiridos podem ser revendidos infinitamente à terceiros. EXEMPLOS

27 3 - Criar e vender seus próprios infoprodutos: Os infoprodutos são informações vendidas em forma de produto E-books (livros digitais), vídeos e áudios. Não exigem grande conhecimento em informática. EXEMPLO

28 Só você possui este produto e ninguém mais.
Uma das principais vantagens em criar e vender o seu próprio produto de informação é que venderemos um produto exclusivo. Um produto criado e produzido com ideias, experiências e conhecimentos próprios. Só você possui este produto e ninguém mais.

29 Por onde Começar? O primeiro passo é criar uma lista de assuntos onde tenhamos conhecimentos suficientes para criar um InfoProduto de qualidade, ou seja, um produto com informações claras, completas, precisas e aplicáveis.

30 Com a lista de assuntos/temas em mãos, façamos uma reavaliação e eliminemos algum item caso seja necessário. Os que restarem, serão os temas com maior potencial para nós criarmos o nosso infoproduto. A informação é o bem mais precioso do mundo moderno

31 O segundo passo será pesquisar pela Net se já existem produtos similares e tentar avaliar a qualidade dos mesmos. Mesmo que já exista concorrência, e provavelmente existirá, você certamente poderá fazer melhor se analisar as qualidades e defeitos dos seus concorrentes. Faça todo o levantamento pela NET e anote os resultados.

32 O terceiro passo é o planeamento do infoproduto, organizando o formato, conteúdo, forma de apresentação, proposta e valor agregado. Esta é a etapa mais importante do desenvolvimento do InfoProduto. Faça o planeamento com calma e organização e não comece antes de ter todos os pontos amarrados.

33 O Formato Outra decisão importante a ser tomada é referente ao formato do infoproduto. Ele será um e-curso, com apresentação das lições com propostas de exercícios? Será um conjunto de dicas e experiências? Um curso completo em uma linguagem de programação de computadores, um curso de marketing? As possibilidades são infinitas e depende somente dos seus conhecimentos e criatividade.

34 Normalmente, os infoprodutos são gerados em PDF que é o formato mais utilizado na WEB para este fim. Portanto, devemos pesquisar ferramentas que transformam os nossos textos em arquivos em PDF de qualidade contendo links e gráficos que sempre contribuem para complementar a informação.

35 Ferramentas de criação E-books
Fonte E-WriterPro Internet PrimoPDF Grátis – Internet Multimédia Builder MMB E-WriterPro é um gerador de ebooks em PDF e ao mesmo tempo, editor de textos (inclusive com senha). É um excelente produto para a criação de Ebooks

36 Abaixo, seguem alguns exemplos de sites que vendem produtos virtuais:

37 Domínio Outro ponto fundamental para um negócio on-line é a aquisição de um domínio próprio. É importante que tenhamos o domínio registrado antes mesmo de construir o nosso website, pois a construção será baseada neste endereço. Um domínio é o endereço do nosso site.

38 É importante adquirir um domínio próprio para um negócio on-line, pois nenhum visitante dá credibilidade a um site de comercio electrónico que não tenha um domínio próprio. A escolha do nome de domínio de nosso site onde será realizado o nosso negocio deve deixar claro o nicho de mercado que escolhemos.

39 Ganhar Dinheiro pela Internet
Abaixo, seguem alguns exemplos : Nicho de mercado Nome de domínio Namoro Ganhar Dinheiro pela Internet Extensões de domínio <Nomedodominio>.<ext>, onde a extensão poderá ter vários valores como : COM, GOV, AO, etc…..

40 Hospedagem Alem do domínio, teremos que investir para optar por um plano de hospedagem do nosso website em servidor seguro. O pagamento da hospedagem pode ser feito mês a mês, semestral ou um ano inteiro. As empresas de hospedagem oferecem várias formas de pagamento e preços. Aqui vale uma pesquisa para tentar obter o melhor custo/benefício.

41 Design e Usabilidade O design do website deve necessariamente ser leve e agradável. O Site deve carregar rapidamente e a utilização de imagens e vídeo só deve ser considerada para agregar conteúdo e informação aos visitantes. Sejamos simples e objectivos, mostrando claramente as opções ao visitante e levando-o ao destino o mais rápido possível.

42 Como meta, todas as páginas do nosso website devem estar acessíveis a três
cliques, ou seja, a partir de qualquer ponto, possamos chegar a qualquer outro ponto em no máximo, três cliques. Devemos pensar sempre sob o ponto de vista do visitante. Se você fosse um visitante, o que gostaria de ver no website? Na dúvida, devemos optar pela simplicidade.

43 Começar com um Mini Site
O Ideal é de começar pequeno e ir crescendo conforme vamos ganhando experiência e confiança. Construir um mini site é uma boa ideia para começar o seu primeiro negócio virtual. Um mini site, como o próprio nome já diz, é um site como outro qualquer, porém com poucas páginas, algo entre 5 à 10 páginas, somente com o mínimo necessário para detalhar o(s) produto(s), a página de pedido, contacto e políticas de privacidade e garantias.

44 Mapa de Navegação para um Mini Site de e-comercio
(1) HomePage: Apresentação Principal dos produtos (2) Informações gerais sobre Pagamento, Forma de Entrega, Garantias, etc. (3) Descrição Detalhada do PRD 1 (3.1) Pedido para o PRD 1 (4) Descrição Detalhada do PRD 2 (4.1) Pedido para o PRD 2 (5) Contacto

45 Pagamento em E~COM Algumas das formas de pagamento utilizadas em transacções electrónicas são : Cartão de crédito ou de debito ( VISA, MASTER, etc.… Paypal AlertPay PagSeguro Transferências bancárias

46 Kompozer Fácil Kompozer Fácil é uma build não oficial do projecto KompoZer optimizado para o idioma português brasileiro. O KompoZer Fácil conta com um instalador que contém o KompoZer com a interface em português brasileiro e um conjunto de dicionários. Ele serve para a realização rápida de mini site.

47 Conteúdo para Atrair Visitantes
Mesmo para um mini site é importante oferecer conteúdo de valor para atrair visitantes e possíveis clientes. Oferecer um tutorial ou um ebook gratuito e exclusivo é uma boa ideia. Esta técnica certamente irá atrair mais visitantes para o nosso negócio aumentando nossas chances de fechar um pedido.

48 Uma Boa Carta de Vendas É muito importante que a nossa carta de vendas ou página de resposta contenha todos os elementos necessários para incentivarem os visitantes a fecharem os pedidos. No caso de um mini site, a página principal será a carta de vendas.

49 Plano de Negócio para o projecto on-line
O primeiro passo para um planeamento de sucesso é criar um plano de negócio para o projecto on-line. Iniciar com um plano de negócio é importante porque precisamos pensar em todos os detalhes do nosso negócio e isso vai contribuir muito para uma melhor visualização dos objectivos e riscos envolvidos.

50 O plano irá orientá-no na busca de informações detalhadas sobre o provável nicho de mercado, os produtos e serviços que iremos oferecer, os potenciais clientes, e concorrentes, fornecedores e, antes de mais sobre os pontos fortes e fracos do nosso negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade da nossa ideia e na gestão da empresa.

51 Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objectivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objectivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir nossos erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

52 Tendo em conta que as informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio, precisamos pesquisar e procurar conhecer tudo sobre o nosso nicho de mercado. Informações podem ser obtidas em jornais, revistas, associações, feiras, cursos, junto a outros empresários do ramo, na Internet ou com clientes e fornecedores potenciais.

53 Desta maneira transformaremos o mundo num paraíso
CONCLUSÃO Tens algo para ensinar que pode resolver problemas ou facilitar a vida alheia?, Estas convidado a transformar este conhecimento num infoproduto disponibilizando lho on-line num mini site que servirá de inicio ao seu negócio pela internet! Desta maneira transformaremos o mundo num paraíso


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