A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38 ANTÔNIO FREDERICO OZANAM
NASCIMENTO 23 de abril de 1813 – Milão, Itália Filho de João Antonio Ozanam e Maria Nantas ADOLESCÊNCIA DE OZANAM 09 anos – Frequenta o Colégio Real em Lion 13 anos – Compunha prosa e verso em francês e latim 15 anos – Curso de filosofia; convivência com colegas materialistas, fé abalada, ajuda do Pe. Noroit 16 anos – Termina estudos secundários 17 anos – Lia e escrevia em 17 idiomas

39 ANTÔNIO FREDERICO OZANAM
MUDANÇA PARA PARIS 18 anos – Ingressou no curso de direito OZANAM E SUA ACOLHIDA NA CASA DE ANDRÉ MARIA AMPÉRE OZANAM NA SORBONNE AS COFERÊNCIAS DE HISTÓRIAS AS CONFERÊNCIAS DE CARIDADE

40 ANTÔNIO FREDERICO OZANAM
A SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL 16 anos – Publica 1º livro “O Cristianismo Novo” 20 anos – Forma-se em direito e volta à Lion 22 anos – Licenciou-se em letras 23 anos – Retorna a Paris – Titulo de Doutor em Direito 25 anos – Titulo de Doutor em Letras; passa a exercer também o magistério 26 anos – Concretizada sua maior aspiração a “Literatura”. Nomeado Ministro da Instrução para assumir a cadeira da Literatura Estrangeira e a de Direito Comercial 28 anos – Professor da Sorbonne em Paris

41 ANTÔNIO FREDERICO OZANAM
O CASAMENTO DE OZANAM Josefina Amélia Soulacroix O ZELO E DEDICAÇÃO PELA SSVP MORTE DE OZANAM Marselha, França - 8 de setembro de 1853,aos 40 anos BEATIFICAÇÃO 22 de agosto de 1997

42 A SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

43 O QUE É A SSVP? É uma sociedade de leigos cristãos que procuram atingir a santificação através da CARIDADE. Inspira-se no pensamento e na obra de São Vicente de Paulo, esforçando-se por aliviar os sofrimentos do próximo,mediante o trabalho coordenado de seus aliados.

44 ORGANIZAÇÃO DA SSVP

45 OBJETIVOS Manter seus membros na prática de uma vida verdadeiramente cristã, por meio de oração, meditação,palavra de Deus, fidelidade à Igreja e por meio de exemplos e conselhos mútuos; Visitar os pobres em seus domicílios levando-lhes socorro espiritual e material; Nos aplicarmos em toda espécie de outras obras caritativas que pudéssemos manter com nossos recursos, que não contrariassem o fim primário da Sociedade de São Vicente de Paulo Fidelidade à Regra da SSVP

46 ORGANOGRAMA

47 Ex. Conferência Menino Jesus, Conferência N. Sra das Dores e etc...
É formada por pessoas católicas,indistintamente de cor,raça,sexo,idade ou classe social. Recomenda-se ter no máximo 15 componentes, desmembrando-se quando atingir número superior. Diferencia das demais por um título que deve ser o nome de um santo,servo de Deus,bem-aventurado ou um nome de índole católica. Ex. Conferência Menino Jesus, Conferência N. Sra das Dores e etc...

48 CONSELHOS A finalidade primordial dos Conselhos é estabelecer o vínculo de união fraterna entre as Conferências, configurando a Sociedade de São Vicente de Paulo.

49 CONSELHO PARTICULAR O Conselho Particular tem o seu raio de ação delimitado pelo Conselho Central a que estiver subordinado e vincula as Conferências existentes dentro da sua circunscrição. O Conselho Particular está especialmente a serviço de suas Conferências e Obras coordenando e animando suas atividades no sentido de atualizar o exercício da Caridade. É formado pelos presidentes de Conferências e membros da mesa nomeados pelo Presidente.

50 CONSELHO METROPOLITANO
CONSELHO CENTRAL É composto pelos presidentes dos Conselhos Particulares, presidentes de Obras Unidas da sua circunscrição e membros da mesa nomeados pelo Presidente. CONSELHO METROPOLITANO Para facilitar o trabalho dos Conselhos Nacionais e em países de grande extensão territorial, como o Brasil e Estados Unidos, foram organizados Conselhos Metropolitanos que abrangem um circunscrição delimitada pelo Conselho Nacional.

51 CONSELHO NACIONAL CONSELHO GERAL
É o elo entre o Conselho Internacional, e as unidades vicentinas que lhes são subordinadas CONSELHO GERAL Órgão supremo da Sociedade, a quem compete animar e coordenar as atividades da SSVP em todo o mundo, tomando as decisões que julgar necessárias, assegurando as ligações entre os Confrades da Sociedade por meio de visitas e de correspondência regulares.

52 ORGANISMOS DEPENDENTES DOS CONSELHOS
Para entender a determinados fins, segundo o Regulamento, os Conselhos tem o dever de formar: *Comissões de Jovens * Escolas de Capacitação Antônio Frederico Ozanam * “Obras Especiais” - “Obras Unidas” - “Promoção Social”, DENOR E DECOM.

53 COMISSÃO DE JOVENS VICENTINOS
Tem a finalidade de coordenar o trabalho da juventude em sua área de atuação (Conselho). Requer uma organização simples, sem sofisticação, trabalhando para que seu trabalho seja produtivo.

54 ESCOLA DE CAPACITAÇÃO ANTÔNIO FREDERICO OZANAM
É encarregada de cursos e retiros para a formação e aperfeiçoamento dos vicentinos e preparação de novos confrades e consócias. É um órgão do Conselho Central, ao qual cabe a aprovação das atividades e nomeação do coordenador da Escola que, por sua vez, escolhe os demais da diretoria.

55 OBRAS UNIDAS São obras que para sua existência exigem patrimônio e estatutos próprios(asilo,hospitais, creches, etc.). São obras unidas a SSVP pois vem completar os trabalhos das Conferências na assistência e promoção dos seus adotados.

56 DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO - DECOM
É recomendável aos conselhos a publicação de um informativo periódico para a comunicação entre seus confrades e consócias, orientação e comunicação com os demais órgãos da Sociedade.

57 HISTÓRIA DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
É importante conhecer a história da nossa Sociedade para melhor amá-la, pois só se ama aquilo que se conhece.

58 A CONFERÊNCIA DE CARIDADE
História da SSVP A CONFERÊNCIA DE CARIDADE Ozanam funda uma Conferência para levar a caridade ao pobre. DATA DE FUNDAÇÃO: 23 de abril de 1833 LOCAL: Sala jornal “ A tribuna Católica”, em Paris PRIMEIRO PRESIDENTE: Foi escolhido o mais “velho” do grupo – Professor Bailly(40 anos)

59 A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA
História da SSVP A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA Logo após a fundação, Ozanam(profundo devoto de Maria) coloca a Conferência sob a proteção de Nossa Senhora. EXPANSÃO EM PARIS Devido a humildade e a simplicidade de seus propósitos a aceitação da Conferência foi rápida e decisiva, em poucos meses se estendeu por toda Paris. REGULAMENTO Foi necessária a elaboração de um Regulamento. Os professores Bailly e Lallier o redigiram em 1835.

60 A CRISE APROVAÇÃO DO CLERO
História da SSVP APROVAÇÃO DO CLERO Através dos “Breves” e de S. Santidade o Papa Gregório XVI, concedendo indulgências a nossa Sociedade, em 1845, e a designação de um Cardeal Protetor pelo Papa IX, em 1851, a nossa Sociedade se solidificou junto a Santa Fé. A CRISE Devido ao luxo, corrupção e materialismo, abriu-se de 1860 a 1870 um período de perseguições a SSVP, sendo o Conselho Geral, obrigado a transferir-se para a Bélgica.

61 MOVIMENTO FEMININO GUERRA – 1914/1918
História da SSVP GUERRA – 1914/1918 Esta guerra tirou a vida de quase vicentinos. Foram criadas Conferências até dentro dos campos de concentração alemães. MOVIMENTO FEMININO Nasceu em 1856 em Bolonha. Em 1919 surgiram as primeiras Conferências nos meios Universitários de Paris. Posteriormente o Conselho Geral as agregou e as sediou em Paris.

62 HOJE A pequena célula se multiplicou e hoje está espalhada em 131 países, totalizando cerca de confrades e consócias que compõem as Conferências existentes no mundo todo.

63 A SSVP no BRASIL

64 A SSVP NO BRASIL A PRIMEIRA CONFERÊNCIA
Nasceu de uma reunião de leigos e sacerdotes, realizada após um jantar no Seminário dos Padre Lazaristas no Rio de Janeiro. INVOCAÇÃO Denominou-se “Conferência de São José”, que era Patrono do Seminário. PRIMEIRA CONFERÊNCIA EM SÃO PAULO Em 31 de maio de 1874,foi fundada em São Paulo(capital) a Conferência de “São José”, sendo escolhido para patrono da mesma os bispos-mártires D. Vital e D. Macedo

65 A VIDA DE SÃO VICENTE DE PAULO

66 A VIDA DE SÃO VICENTE NASCIMENTO 24 de abril de 1581, na pequena aldeia de Pouy, no sul da França. BATISMO Foi batizado no Santuário de N.S. de Landes. Recebeu o nome de Vicente em homenagem a São Vicente de Xaintes – Padroeiro de Dax – Primeiro Bispo martirizado da Espanha. DEVOÇÃO À VIRGEM SANTÍSSIMA Entronizou a imagem de N. Senhora no tronco de um carvalho que ainda existe no local de seu nascimento ORDENAÇÃO SACERDOTAL Foi ordenado e celebrou a sua primeira missa em 23 de setembro de 1600.

67 Acusado injustamente de ladrão pelo seu amigo Juiz Bertão Dulou.
RETORNO À FRANÇA Depois de viajar a Rainhão – Conversão do renegado com lágrimas nos olhos – Convento de “Fate bene fratelli”. CALÚNIA Acusado injustamente de ladrão pelo seu amigo Juiz Bertão Dulou. FUNDAÇÃO DAS DAMAS DE CARIDADE: Para acudir tantos males e remediar tanta miséria, decorrentes da Guerra dos anos 30, São Vicente de Paulo funda a Associação das Damas de Caridade. LUTAS DE S. VICENTE DE PAULO EM DEFESA DO EPISCOPADO Deus destinou não só a reformar o clero e para embaixador da Caridade, mas ainda para restaurador do episcopado francês. MORTE DE SÃO VICENTE DE PAULO: 27 de setembro de 1660.

68 “Mesmo sem proferir uma palavra, se estais bem ocupado de Deus tocareis os corações com a vossa simples presença”. (São Vicente de Paulo)

69 AS FILHAS DA CARIDADE

70 AS FILHAS DA CARIDADE *FUNDADORES *HISTÓRIA
Vicente de Paulo e Luísa de Marillac *HISTÓRIA PRIMEIRAS CARIDADES Confraria da Caridade organizada em 1617 QUEM ERAM? Mulheres modestas que se dedicavam aos pobres. ATUALMENTE Após 300 anos: 2957 casas, irmãs, presentes nos cinco continentes.

71 AS FILHAS DA CARIDADE * ESPÍRITO E CONVICÇÕES DAS FILHAS DA CARIDADE
Regra: Cristo Evangelizador dos Pobres, tornando-se disponíveis para o serviço de Cristo nos pobres *MISSÃO Servas de Jesus Cristo para QUALQUER SERVIÇO AOS POBRES - Acompanhamento para doentes, encargo das crianças e adolescentes, apoio humano, social e espiritual de todo necessitado *FORMAÇÃO Vida missionária, profissão sanitária e social, área educacional, catequética e pastoral, língua e cultura

72 Desejo de São Vicente: Serem servas totalmente doadas, competentes e alegres, é um dever de justiça para com nossos “senhores e mestres: os Pobres”.

73


Carregar ppt ""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google