A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014"— Transcrição da apresentação:

1 PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014
Prof. Frajola

2 TEMA SINAIS DE PONTUAÇÃO

3 USO DA VÍRGULA NO INTERIOR DA ORAÇÃO
Regra magna: A vírgula, posta entre A e B, indica que: • ambos os termos são contíguos, • mas não associados sintaticamente entre si. Exemplos: Entre certos povos, antigos rituais religiosos incluem o sacrifício de crianças. Entre certos povos antigos, rituais religiosos incluem o sacrifício de crianças.

4 VÍRGULA PARA MARCAR INTERCALAÇÃO
• do adjunto adverbial As cidades, no mundo moderno, cresceram exageradamente.

5 VÍRGULA PARA MARCAR INTERCALAÇÃO
• da conjunção Os candidatos prometem milagres. Os governantes, porém, não conseguem realizá-los.

6 VÍRGULA PARA MARCAR INTERCALAÇÃO
• do aposto O general De Gaulle, ex-presidente da França, foi alvo de vários atentados.

7 VÍRGULA PARA MARCAR INTERCALAÇÃO
• do vocativo Sinto muito, freguesa, mas esse desconto eu não posso fazer.

8 VÍRGULA PARA MARCAR INVERSÕES
• do adjunto adverbial (no início da oração): Com cuidado e atenção, poucos erros se dão. • do complemento pleonástico antecipado ao verbo: Os dias sagrados e festivos, o povo ainda os comemora com devoção. • do nome de lugar antecipado às datas: Brasília, 22 de abril de 1500.

9 VÍRGULA PARA SEPARAR TERMOS COORDENADOS (EM UMA ENUMERAÇÃO)
Os Jogos Olímpicos reúnem países de Europa, América, Oceania, Ásia e África.

10 VÍRGULA PARA MARCAR ELIPSE DO VERBO
Vamos comemorar antes a paz. Depois, a vitória.

11 VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES DO PERÍODO

12 SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
• Não se separam da principal por meio de vírgula. Não imaginava que a propaganda seria tão agressiva.

13 SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
• Exceto a apositiva, que se separa por dois pontos ou vírgula. Fica estabelecida esta lei: que aqui ninguém é intocável.

14 SUBORDINADAS ADJETIVAS
• RESTRITIVAS Não se separam São raros os programas de TV que trazem algum proveito. • EXPLICATIVAS Vêm sempre isoladas entre vírgulas O juiz, que era íntegro, não se vendeu.

15 SUBORDINADAS ADVERBIAIS
• Antecipadas à oração principal: sempre se separam. Ainda que a situação fosse adversa, conseguimos bom resultado. • Após a oração principal: é sempre correta a vírgula, mas não obrigatória Todas as dúvidas caíram por terra, quando chegou a notícia oficial.

16 ORAÇÕES COORDENADAS • Assindéticas: sempre se separam por vírgula.
Pegou o recado, leu-o, disparou para a rua. • Sindéticas: é sempre correto e aconselhável separá-las por vírgula, exceto as aditivas introduzidas pela conjunção e. Penso, logo existo.

17 OUTROS SINAIS DE PONTUAÇÃO

18 PONTO E VÍRGULA (;) Estabelece uma pausa bem marcada, mais nítida do que a da vírgula, sem, contudo, denunciar o fim do enunciado. Antes, eram os problemas políticos; hoje, os econômicos.

19 DOIS-PONTOS (:) Servem para indicar uma citação de outrem ou para dar início a uma sequência que explica, discrimina ou desenvolve a ideia anterior. Desastre em Paris: o selecionado brasileiro de futebol perde por três a zero.

20 RETICÊNCIAS (…) Servem para indicar ruptura do enunciado. Marcam a interrupção de uma frase antes que ela tenha sido concluída. Ela tem-se mostrado tão agressiva… Bem… é melhor não dizer o que penso.

21 PARÊNTESES ( ) Servem para isolar palavras ou expressões que não se encaixam na sequência lógica do enunciado. São Paulo é hoje (que absurdo !) uma cidade quase inabitável.

22 TRAVESSÃO ( — ) Emprega-se para marcar mudança de interlocutor nos diálogos. — Já chegaram todos? — Ainda não. — Então esperemos um pouco mais.

23 ASPAS ( ‟ ” ) Empregam-se as aspas para isolar palavras ou expressões que não são da autoria da pessoa que escreve. Foi o que disse Arquimedes: ‟Dê-me uma alavanca e erguerei o universo”.

24 ASPAS ( ‟ ” ) Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares. a) O que “vosmecê” está a me dizer é uma “parvoíce”.. b) A festa na casa de Joana estava “chocante”. c) Perdi meu “pen drive” aqui nas Fipar. d) Ontem choveu pra “caralho.”

25 SINAIS DE PONTUAÇÃO NA PRÁTICA
PROFESSOR FRAJOLA

26 “A herança” 1. O sobrinho fez a seguinte pontuação: Um homem rico, estando muito mal de saúde, pediu que lhe trouxessem papel e tinta. Escreveu o seguinte: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados. No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia. 2. A irmã chegou em seguida e o pontuou assim: 3. O padeiro pediu cópia do original e o deixou desta forma: 4. Um homem esperto, representando os pobres, deixou o texto deste jeito: Na página ao lado, reescreva o texto pontuando-o da forma como cada um pontuaria:

27 Mariane, a professora está doente.
Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. Mariane, a professora, está doente. Mariane, a professora está doente.

28 Explique a diferença de sentido entre os pares de frases.
Foi estranho o olhar que recebi numa viagem de meu filho. Foi estranho o olhar que recebi, numa viagem, de meu filho.

29 As meninas andavam pelas ruas tranquilas.
Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. As meninas andavam pelas ruas tranquilas. As meninas andavam pelas ruas, tranquilas.

30 VAMOS AOS TESTES. MÃOS À OBRA


Carregar ppt "PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google