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Pós-Graduação - EAD FACINTER

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Apresentação em tema: "Pós-Graduação - EAD FACINTER"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-Graduação - EAD FACINTER
EMPREENDEDORISMO Prof. Me. Zélia Halicki Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD

2 Empreendedorismo O que é empreendedorismo? Qual seu objetivo?
Para que serve? Está na moda? Quem é empreendedor? Qual a importância do em- preendedorismo para a sociedade?

3 Etapas do empreendedor
Despertar da motivação para criação do próprio negócio; Desenvolvimento da ideia ou processo visionário; Validação da ideia; Definição da escala de operação e identificação dos recursos; Elaboração do PN; Operacionalização do PN; Consolidação e sobrevivência.

4 Empreendedorismo O que é? Como? Qual o Resultado?
É um PROCESSO de criar algo DIFERENTE e com VALOR, dedicando TEMPO e ESFORÇO necessários. Assumindo os RISCOS: Financeiros, Psicológicos e Sociais correspondentes; Recebendo RECOMPENSAS da satisfação econômica e pessoal.

5 Relembrando….. Adam Smith Desenvolvimento das nações resultado de três variáveis: Mão-de-obra; Matéria prima; Capital . Hoje mais importantes: Tecnologia; “Empreendedorismo”.

6 ESTAMOS EM CRISE: ...Sensação de risco? ...Indignação? ...Acomodação?
...Esperança? ...Ação?

7 História do empreendedorismo
1950 -SCHUMPETER pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações KNIGHT e PETER DRUCKER introduzido o conceito de risco; PINCHOT - introduzido o conceito de "intra empreendedor“ (dentro da organização);

8 Empreendedor x capitalista
Cantillon um dos primeiros autores a fazer a diferenciação empreendedor e capitalista: Capitalista aquele que entra com a participação financeira no negócio. Empreendedor indivíduo que assume os riscos do negócio: aquele que tem e coloca a ideia em prática.

9 Empreendedor X Administrador
Séculos XIX e XX forma análoga entre empreendedores e administradores Atribuição organizadores da empresa, porém, sempre a serviço do capitalista.

10 Crescimento do empreendedorismo no Brasil
Década de Softex e Genesis apoiavam atividades de empreendedorismo em software, estimulando o ensino da disciplina em universidades e a geração de novas empresas de software (start-ups).  O programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal, capacitação 6 milhões de empreendedores. Investimento: R$ 8 bilhões . Mais de 5 milhões de operações de crédito.

11 Crescimento do empreendedorismo no Brasil
Os programas Empretec e Jovem Empreendedor do SEBRAE;  Diversos cursos e programas sendo criados nas universidades brasileiras para o ensino do empreendedorismo;  Explosão do movimento de criação de empresas pontocom no país nos anos 1999 e 2000 empresas desenvolvidas por jovens;

12 Crescimento do empreendedorismo no Brasil
Cursos específicos como os MBAs, de curta duração e Ead sobre empreendedorismo. Crescente movimento de franquias no Brasil: mais de redes de franquias no país, com cerca de unidades franqueadas R$ 46 bilhões de faturamento consolidado do setor. (Fonte: Adaptado de Dornelas (2008, p. 11, 12)).

13 Conceitos de empreendedorismo
Envolve o processo de criar algo novo, inusitado, que agregue valor bem como, a devoção e comprometimento do tempo e esforço necessário para desenvolver a atividade.

14 Tradução de entrepreneurship – ideias de iniciativa e inovação;
Termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar; O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. (DOLABELA, 2008, p.24).

15 Aspectos que definem um empreendedor
Tem iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar. (DORNELAS, 2008, p. 23)

16 PESQUISA GEM (Global Entrepeneurship Monitor)
Maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora no mundo. Começou com uma parceria entre a London Business School e o Babson College, sendo iniciado em 1999 com 10 países, e se expandindo para 59 economias a partir de 2010.

17 O Brasil participou pela primeira vez no ano 2000.
Os resultados do GEM incluem comparações globais, relatórios nacionais e tópicos especiais baseados no ciclo de coleta de dados anual. Mais de 300 acadêmicos e pesquisadores participam ativamente do projeto e, como membros do consórcio que realiza a pesquisa mundialmente, têm acesso à programação de entrevistas, procedimento de coleta de dados e outros detalhes para análises sistemáticas.

18 Pesquisa dados - exposição
GEM 2012 Próxima aula: Pesquisa dados - exposição

19 Empreendedorismo pode ser ensinado?
“o treinamento para a atividade empreendedora deve capacitar o empreendedor para imaginar e identificar visões, desenvolver habilidades para sonhos realistas” enquanto o treinamento para gerentes “enfatiza as habilidades analíticas”. (Filion apud Salim et al, 2004, p. 7)

20 É importante um curso superior?
No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental, enquanto que nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior. Quanto mais alto for o nível de escolaridade de um país, maior será a proporção de empreendedorismo por oportunidade.

21 A questão é: O empreendedor fez o curso superior ou o curso superior fez o empreendedor?

22 enfatizar as habilidade
Enfoque ensino empreendedor possibilitar o indivíduo a identificar visões. administrador enfatizar as habilidade de fazer análises.

23 10 Razões de “Por que ensinar empreendedorismo”?
Alta taxa de mortalidade infantil das empresas; Empresas necessitam profissionais com visão; Profissionais para gerenciar e viabilizar recursos; Metodologia tradicional não forma empreendedores; Relações universidades/empresas ainda são incipientes no Brasil;

24 10 Razões de “Por que ensinar empreendedorismo”?
Cultura e valores do ensino não sinalizam para o empreendedorismo. Percepção da importância das MPEs ainda é insuficiente; Cultura da grande empresa predomina no ensino; Ética; Cidadania. (Dolabela, 2008).

25 Foco dos cursos (Dornelas, 2008)
Identificação e entendimento das habilidades do empreendedor; Identificação e análise de oportunidades; Como ocorre a inovação e o processo empreendedor; Importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico; Como preparar e utilizar um PN; Como identificar fontes e obter financiamento para o novo negócio; Como gerenciar e fazer a empresa crescer.

26 Habilidades requeridas de um empreendedor
Técnicas: saber escrever, ouvir as pessoas, ser organizado e saber liderar e trabalhar em equipe e possuir know how técnico de sua área; Gerenciais: áreas de criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma nova empresa; Características Pessoais: envolvem características como ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, orientado a mudanças, persistente e ser um líder visionário. (Dornelas, 2008).

27 Por que não eu??? É certo e reconhecido que trazer o tema do empreendimento para a ordem do dia tem permitido a pessoas que não haviam antes pensado concretamente nessa possibilidade se entusiasmar com a ideia de empreender e se fazer a pergunta: por que não eu? (Salim et al (2004, p.7).

28 Características dos empreendedores
São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados e dinâmicos São otimistas e apaixonados pelo que fazem

29 Características dos empreendedores
São independentes e constroem o próprio destino Ficam ricos São líderes e formadores de equipes São bem relacionados (networking) São organizados Possuem conhecimento Criam valor para a sociedade (Dornelas, 2008).

30 Pós-Graduação - EAD FACINTER
EMPREENDEDORISMO Prof. Me. Zélia Halicki Coordenação de Produção de Materiais Didáticos - CPMD


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