Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
OS PROCEDIMENTOS DA EDUCAÇÃO MORAL
JEAN PIAGET
2
EDUCAÇÃO MORAL FINS Autonomia da consciência X Falta de autonomia
TÉCNICAS “Lição de moral” Pedagogia “ativa” DOMÍNIO Veracidade, sinceridade e virtudes Responsabilidade, caráter
3
Nenhuma realidade moral é completamente inata. X
Disposições e tendências afetivas e ativas (medo, simpatia, sociabilidade, imitação, afeição...)
4
Para que as realidades morais se constituam é necessária uma disciplina normativa, e para que essa disciplina se constitua é necessário que os indivíduos estabeleçam relações uns com os outros.
5
RESPEITO Conselhos Unilateral Mútuo Coação Cooperação
6
Sentimento de dever (heterônomo) X Sentimento do bem (autônomo)
7
DISCIPLINA (1º elemento da moralidade)
O que é disciplina????
8
TÉCNICAS GERAIS DA EDUCAÇÃO MORAL
A) Autoridade e liberdade Disciplina Ligação aos grupos sociais Autonomia da vontade
9
B) Os procedimentos verbais de educação moral
Lições de moral Conversações Usar diversas matérias para tratar da moral Moral em relação às experiências vividas
10
C) Os métodos ativos de educação moral
Não constitui uma matéria especial de ensino Supõe necessariamente a colaboração no trabalho
11
PROCEDIMENTOS Formação do caráter e cultivo da bondade
Reforço da atividade (e não do discurso) e mutualidade entre as crianças (escotismo) Veracidade e objetividade Prática e discussão Educação das tendências instintivas Instinto sexual e instinto de agressão
12
PROCEDIMENTOS Responsabilidade e justiça Punições e recompensas
Educação cívica e social Cidadania (cidade escolar – comunidade escolar) Educação internacional Aproximação entre os povos (histórica, social, econômica e cultural)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.