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Redes e Telecomunicações

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Apresentação em tema: "Redes e Telecomunicações"— Transcrição da apresentação:

1 Redes e Telecomunicações
Objetivos do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações e o valor comercial da Internet e outras redes de Telecomunicações para as empresas. 2. Identificar avanços e tendências principais nas indústrias, tecnologias e aplicações de telecomunicações. 3. Identificar os componentes, funções e tipos básicos de redes de telecomunicações. 4. Explicar as funções dos principais tipos de hardware, software e mídias de redes de telecomunicações. Objetivos 2 2 2 2 2 2 2 2

2 QUESTIONAMENTOS Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização deve utilizar? Como sua empresa deve elaborar o projeto de suas redes? Quais são os serviços alternativos de rede disponíveis para sua organização? Quais são os aplicativos de telecomunicações que podem ser usados para comércio e negócios eletrônicos?

3 Aplicações das Telecomunicações
O atual famoso sistema de distribuição do Wal-Mart gira em torno do avançado intercâmbio eletrônico de dados de telecomunicações. Telecomunicações nas Empresas Redes de Telecomunicações Telecomunicações é toda forma de envio de informações de um lugar para outro utilizando-se meios eletrônicos ou de emissão de luz. As redes de telecomunicações são uma parte vital das empresas de hoje. Colaboração Empresarial. As aplicações utilizam redes de telecomunicações para apoiar comunicação, coordenação e colaboração entre membros de equipes e grupos de trabalho das empresas. Os funcionários e consultores externos de uma equipe de projeto, por exemplo, podem utilizar a Internet, intranets e extranets para apoiar correio eletrônico, videoconferências, grupos de discussão eletrônica e páginas de multimídia para se comunicarem e colaborarem em projetos empresariais. Comércio Eletrônico. As aplicações apóiam a compra e venda de produtos, serviços e informações pela Internet e outras redes de computadores. Uma empresa poderia utilizar a Internet, por exemplo, para propiciar aos clientes acesso a catálogos de produtos em multimídia na Rede Mundial de Computadores, utilizar extranets tão amplas que os clientes possam acessar os bancos de dados de estoque da empresa e utilizar uma intranet empresarial para que os funcionários possam facilmente consultar cadastros de clientes armazenados em servidores intranet. Aplicações Empresariais Internas. As aplicações de telecomunicações dependem do apoio de várias redes de computadores para as operações da empresa. Os funcionários, por exemplo, podem utilizar uma intranet para acessar informações sobre benefícios em um servidor do departamento de recursos humanos. Ou uma companhia pode conectar redes remotas e locais de modo que os gerentes possam fazer pesquisas e gerar relatórios a partir de bancos de dados empresariais armazenados em servidores de rede e sistemas de computador central. Sistemas de Colaborativos Sistemas de Comércio Eletrônico Sistemas Internos nas Empresas 3 3 3 3 3 3 3 3

4 Sistemas Colaborativos
Correio eletrônico e groupware Elimina os dispositivos telefônicos e altas tarifas telefônicas de longa distância Groupware: Permite que grupos de trabalho em diferentes locais participem de fóruns de discussão e trabalhem em documentos e projetos compartilhados

5 Tecnologias de negócios eletrônicos
Teleconferência: Capacidade de estabelecer uma conferência entre um grupo de pessoas simultaneamente Conferência de dados: Dois ou mais usuários podem editar e modificar arquivos de dados simultaneamente Videoconferência: Os participantes podem ver uns aos outros por telas de vídeo

6 Aplicações de Comércio Eletrônico das Telecomunicações
Capacidades Estratégicas Superar Barreiras Geográficas: Captar informações sobre transações comerciais de locais distantes. Superar Barreiras de Tempo: Fornecer informações para locais remotos imediatamente após serem requisitadas. A informática, principalmente nas aplicações baseadas nas telecomunicações, ajuda uma empresa a superar barreiras geográficas, barreiras de tempo e custo e barreiras estruturais ao sucesso dos negócios. A Figura 4.3 no texto resume exemplos do valor comercial dessas quatro possibilidades estratégicas das telecomunicações e de outras tecnologias da informação. Esta figura enfatiza como as diversas aplicações do comércio eletrônico podem ajudar uma empresa a captar e fornecer rapidamente informações para os usuários finais em pontos geográficos remotos a custos reduzidos, bem como apoiar seus objetivos organizacionais estratégicos. Os vendedores viajantes e os dos escritórios regionais de vendas, por exemplo, podem usar a Internet, extranets e outras redes para transmitirem pedidos de clientes a partir de seus lap-tops ou PCs, rompendo assim barreiras geográficas. Os terminais de pontos de venda e uma rede de processamento de transações de vendas online podem superar barreiras de tempo por comportarem autorização de crédito imediato e processamento de vendas. A teleconferência pode ser utilizada para superar barreiras de custo mediante a redução da necessidade de viagens caras a negócio, já que ela permite aos clientes, fornecedores e funcionários participarem de reuniões e colaborarem em projetos conjuntos. Finalmente, os sistemas de intercâmbio eletrônico de dados são usados pela empresa para superar barreiras estruturais estabelecendo relações estratégicas com seus clientes e fornecedores mediante a troca de documentos comerciais eletrônicos de modo rápido, conveniente e adequado às necessidades dos parceiros comerciais envolvidos. Superar Barreiras de Custo: Reduzir o custo dos meios mais convencionais de comunicação. Superar Barreiras Estruturais: Apoiar conexões para obter vantagem competitiva. 4 4 4 4

7 Troca eletrônica de dados (EDI)
Troca direta entre computadores de duas empresas de documentos padrão de transações

8 Tendências nas Telecomunicações
Mais vendedores, transportadores, alianças e serviços de rede, aceleradas pela privatização e o Crescimento da Internet Tendências da Indústria Outras redes digitais locais e globais conectadas à Internet, canais de transmissão aprimorados As principais tendências que estão ocorrendo no campo das telecomunicações possuem um impacto significativo nas decisões gerenciais nesta área. As principais tendências incluem: Tendências da Indústria. A principal tendência nesta área é passar de alguns grandes monopólios regulamentados como fornecedores para uma estrutura industrial com muitos fornecedores de serviços em feroz competição para novos clientes com novos produtos e serviços inovadores. Fundamental: Número maior de fornecedores competitivos, transportadores, alianças e serviços de rede, acelerado pela privatização e o crescimento da Internet. As opções de serviço e fornecimento disponíveis para atender as necessidades de telecomunicações de uma empresa aumentaram consideravelmente. Tendências da Tecnologia. Rumo ao uso da Internet e outras redes digitais abertas locais e mundiais interconectadas. A transmissão digital de informações é a onda do futuro. Além de estarem “prontas para o computador”, as comunicações digitais oferecem quatro vantagens distintas para as empresas e usuários finais: 1. Velocidades de transmissão significativamente maiores 2. Movimento de quantidades maiores de informações 3. Maior economia. 4. Margens muito menores de erro (comparadas à transmissão analógica). Outra principal tendência da tecnologia é a chegada dos sistemas abertos - sistemas de informação que utilizam padrões comuns para hardware, software, aplicações e redes. Os sistemas abertos criam um ambiente de computação caracterizado pelo fácil acesso de programadores, fornecedores e usuários finais. Tendências nas Aplicações. As tendências da tecnologia e da indústria estão rumo ao uso generalizado da Internet, intranets empresariais e extranets interorganizacionais para apoiar comércio eletrônico, colaboração empresarial, operações comerciais online e vantagem estratégica em mercados locais e mundiais. Tendências rumo à abertura do desenvolvimento de aplicações para mais fornecedores, mais produtos e mais opções para empresas e usuários finais. Tendência da Tecnologia Mais comércio eletrônico, colaboração, operações online e vantagem estratégica nos mercados Tendências das Aplicações 4 4 4 5 5 5 5 4

9 Modelo de Rede Terminais Microcomputadores
Terminais Simples (vídeo e teclado) Processadores de Telecomunicações Modens Comutadores (Hub, Switch, Roteador) Computadores Mainframe, Médio Porte e Microcomputador (servidor e cliente) Canais e Mídias Par Trançado, Cabo Coaxial, Fibra Ótica Micro-ondas Terrestre, Sem Fio, Satélite Software de Comunicações Sistema Operacional de Rede Software de Navegação

10 COMUTADORES: dispositivos que tem a função de interligar os computadores de uma rede.
Hub: Recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Switch: Os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Cria um canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Roteador: Faz a comunicação entre diferentes redes de computadores. Tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino.

11 Tipos de Redes Redes locais (LAN)
Requer seus próprios canais dedicados Abrange uma distância limitada Dentro de uma área limitada da orgnização Ponto-a-ponto

12 Uma Rede Local PC PC PC Impressora Compartilhada PC PC Servidor da
A chegada do Windows 95 e da arquitetura Plug and Play (Conecte e Execute) torna a instalação de cartões de rede pelos usuários finais muito mais fácil. Banco de Dados e Pacotes de Software Compartilhados PC PC PC Servidor da Rede As Redes Locais (LANs) conectam computadores e outros dispositivos de processamento de informações dentro de uma área física limitada, como um escritório, um prédio ou outro estabelecimento de trabalho. As LANs utilizam vários meios de telecomunicações. Os conceitos e componentes fundamentais das LANs incluem: Meios de Telecomunicações: Incluem fios de pares trançados, cabo coaxial, fibra ótica, microonda terrestre, satélites de comunicações, rádio celular e sistemas de rádio sem fio. Cartão de Interface de Rede. Os PCs em uma rede devem dispor de uma placa de circuitos instalada para gerenciar a interface da rede. Esta é uma maneira comum de expandir a capacidade do PC. Servidor de Rede. Como mencionado anteriormente, trata-se de um PC dedicado dotado de uma grande capacidade de disco rígido para armazenamento secundário. Muitos servidores também possuem mais RAM do que as estações de trabalho individuais na rede. Sistema Operacional de Rede. Assim como os PCs individuais possuem seus próprios sistemas operacionais, o sistema operacional de rede controla a interface entre os usuários e o hardware da máquina bem como os periféricos de telecomunicações que os conectam. Conexão em rede. A maioria das LANs é conectada via telecomunicações a outras redes, que podem ser outras LANs, redes remotas (WANs), computadores centrais ou redes muito grandes como a Internet. Processadores de Interconexão: As redes de telecomunicações interconectadas recorrem a processadores de interconexão, como chaves, roteadores, eixos ou gateways (portais) para realizar conexões de rede a outras LANs e redes remotas. Impressora Compartilhada PC PC Processador Interconectado a Outras Redes 7 7 6 8 8 8 8 7

13 Tipos de Redes Redes remotas (WANs) Rede de telecomunicações
Abrange ampla área geográfica Consiste de várias tecnologias de cabo, satélite e microondas Linhas comutadas, linhas dedicadas

14 Redes Remotas Rede Remota Ontario Califórnia Norway Manitoba Bélgica
As redes de telecomunicações que cobrem uma ampla área geográfica são chamadas redes remotas (WANs). As redes que cobrem uma grande cidade ou área metropolitana (redes de área metropolitana) também podem ser incluídas nesta categoria. Essas grandes redes se tornam uma necessidade para realizar as atividades cotidianas de muitas empresas e organizações governamentais e de seus usuários finais. As WANs, por exemplo, são utilizadas por muitas empresas multinacionais para transmitir e receber informações entre seus funcionários, clientes, fornecedores e outras organizações ao longo de cidades, regiões, países e o mundo. British Columbia Pensilvânia Japão República Dominicana Chile 3 11

15 Internet Rede de computadores que interliga milhões de usuários em todo o mundo. Não é uma rede única, mas um grupo de redes hierarquizadas. Pessoas e computadores trocando informações sem delimitações geográficas. Interoperabilidade: capacidade de conectar computadores diferentes entre si.

16 Internet Super via da informação: em texto, som e imagem podem trafegar em alta velocidade entre qualquer computador conectado. Misto de biblioteca universal, correio instantâneo e catálogo eletrônico de compras A Internet não é propriedade de ninguém: de nenhum governo, corporação ou grupo de universidades; A Internet é um mercado global sem limites.

17 Benefícios Pode-se trocar informações de forma rápida;
Pode-se ter acesso a especialista em milhares de especialidades; Pode-se obter atualizações constantes sobre tópicos de interesse; Pode-se disponibilizar dados pessoais ou institucionais; Pode-se formar equipes para trabalhar em conjunto independentemente de distâncias geográficas; Pode-se ter acesso a vária formas de arquivos e informações; Pode-se traduzir e transferir dados entre máquinas localizadas em locais quaisquer.

18 SERVIÇOS, RECURSOS OU FERRAMENTAS
World Wide Web : Correio eletrônico : Download : transferência de arquivos Bate-papo : IRC (Internet Relay Chat); ICQ (I seek you) Listas de discussão : diversos assuntos Pesquisas ou buscas :

19 SEGURANÇA E PRIVACIDADE
Criptografia – conversão em código secreto codificação na origem e decodificação no destino Firewalls – filtragem para impedir acesso a seu computador atuam como uma válvula de mão única Sistemas de antivírus – manter a atualização

20 DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDO
HTML (HyperText Markup Language) - linguagem de elaboração de páginas WEB. JAVA - está para o software como a Web para a informação permite a utilização de várias mídias ao mesmo tempo totalmente aberta, rodando em qualquer plataforma FLASH e DREMWEAVER - imagens e animação  WEBCASTING - leva informação até usuário tecnologia “push”

21 Intranet Uso das tecnologias da WWW no ambiente privativo da empresa
As informações confinadas numa rede Intranet são acessíveis apenas à organização a que pertencem e às pessoas autorizadas Poderosa ferramenta de gestão empresarial e, ao mesmo tempo, um meio de viabilizar o trabalho em grupo na organização O usuário pode trabalhar com Macintosh, PC ou Unix. Ele verá o mesmo documento em qualquer desses ambientes computacionais

22 ÁREAS DE ATUAÇÃO VANTAGENS Marketing e Vendas
Desenvolvimento de Produtos Serviço ao Cliente e Suporte Recursos Humanos VANTAGENS Excelente plataforma para divulgação de informações internas Servidores não necessitam de tanto hardware Tecnologia Web apresenta capacidade de expansão

23 EMPREGOS Acesso a manuais de procedimento
Acesso a produtos e dados de marketing Acesso a informações de funcionários Revisão e aprovação de documentos Agenda, calendários, linhas de tempo Acesso a banco de dados Substituição de papel nas comunicações de rotina Favorecer comunicação entre grupos de trabalho Para distribuição de software interno

24 Extranet Rede baseada na tecnologia Web, que une os recursos da intranet de uma companhia com os de seus clientes, fornecedores ou outros parceiros. A intranet pode operar apenas como uma rede corporativa dentro dos limites da empresa, porém pode ser vantajosa sua ligação com a internet. Duas empresas podem, colaborar para que seus funcionários possam ter acesso às informações e serviços de ambas corporações, tais como compra de materiais de uma e financiamento e investimentos de outra.

25 Canais e Mídias Par trançado: Sistemas telefônicos Desvantagens:
Suscetível a uma variedade de tipos de interferência elétrica (ruído), que limita a distância. Os sinais devem ser “restaurados” cada um isoladamente a aproximadamente três quilômetros e meio pelo uso de repetidores que são muito dispendiosos. Não oferece tanta segurança.

26 Canais e Mídias Cabo coaxial: Televisão a cabo
Consiste em um fio rígido de cobre ou alumínio envolto em espaçadores para seu isolamento e proteção. O isolamento minimiza a interferência e a distorção dos sinais que o cabo conduz. Pode ser instalado sob o chão e estendido nos leitos de lagos e oceanos. Permite a transmissão de dados em alta velocidade e é utilizado em áreas metropolitanas com grande volume de serviço, para sistemas de TV a cabo e para conexão de curta distância. Utilizado em prédios comerciais e outros estabelecimentos de trabalho para redes locais.

27 Canais e Mídias Fibra ótica:
Além de sinais análogos, pode conduzir sinais digitais. Fornece maior velocidade e maior capacidade de transmissão do que os outros canais. Não é afetado por radiação eletromagnética. A velocidade das comunicações é vezes mais rápida do que a velocidade de sistemas de microondas e satélite. A segurança da mensagem das comunicações de fibra ótica é muito resistente a roubo ilegal de dados. Pode ser utilizado debaixo do mar para uso transatlântico.

28 Canais e Mídias Transmissão sem fio: Microondas, satélites, pagers,
telefones celulares, serviços de comunicação pessoal, PDAs, redes móveis de dados

29 Canais e Mídias Micro-ondas Terrestre:
Transmitem sinais de rádio de alta velocidade em um caminho de linha de mira entre estações repetidoras espaçadas a uma distância de aproximadamente 50 quilômetros. Utiliza a atmosfera como o meio para transmitir sinais. Utilizada extensivamente para comunicação à longa distância bem como para comunicação de alto volume tanto de dados como de voz na forma de ondas eletromagnéticas.

30 Micro-ondas terrestre

31 Canais e Mídias Satélite de Comunicação:
Utilizam a atmosfera como o meio para transmitir sinais. Um satélite é algum dispositivo eletrônico que recebe, amplifica e retransmite sinais;. Utilizados extensivamente para comunicação à longa distância como para comunicação de alto volume tanto de dados como de voz. Movimentar grandes quantidades de dados por longas distâncias.

32 Satélite de Comunicação

33 Topologias de rede Redes em estrela: Todos os computadores e outros dispositivos são conectados a um computador hospedeiro central Rede em barramento: Interliga vários computadores por um único circuito Rede em anel: Todos os computadores são interligados em um anel

34 Rede Estrela: Envolve uma unidade central que possui um número de terminais ligados a ela. Vantagens: Vários usuários finais podem utilizar a unidade central simultaneamente. Desvantagens: A rede toda é afetada se a unidade principal “falhar” e todas as comunicações param. Os custos para cabeamento do sistema central e dos pontos da estrela juntos são muito dispendiosos.

35 Topologia de rede em Estrela

36 Rede Barramento: Um número de computadores é conectado por um único comprimento de fio, cabo ou fibra ótica. As redes de barramento possuem uma abordagem descentralizada. Vantagens: Utilizada para conectar um pequeno grupo de microcomputadores que compartilham dados. Não tão dispendiosa como a rede estrela, e se um dos microcomputadores falhar, ele não afeta a rede toda.

37 Topologia de rede em Barramento

38 Rede Anel: Bastante parecida com uma rede de barramento, com exceção do comprimento do fio, cabo ou fibra ótica que conecta para formar um loop (fechado). Uma rede anel possui uma abordagem descentralizada. Vantagens: Não exigem um computador central para controlar atividades e nem necessitam de um servidor de arquivos. Não é suscetível a interrupções como a rede estrela porque, quando um computador no anel falha, ele não afeta necessariamente as capacidades de processamento ou comunicações dos outros computadores no anel.

39 Topologia de rede em Anel

40 Rede Híbrida FIM


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