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SOCIOLOGIA Comte Durkheim Weber Marx CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON.

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1 SOCIOLOGIA Comte Durkheim Weber Marx CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

2 “O homem não nasce, mas torna-se homem”
O menino de Aveyron – França Kaspar Hauser – Alemanha Meninas Lobo – Índia CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

3 Surgimento do pensamento sociológico
Evolucionismo social: refere-se às teorias antropológicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo. Nesse contexto, o primitivo é associado com comportamento animalístico; enquanto civilização é associada com a cultura européia do século XIX. O Evolucionismo Social tem relação com o Darwinismo social e representa a primeira teoria de Evolução Cultural. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

4 Surgimento do pensamento sociológico
Organicismo social: refere-se às teorias que defendem a realidade da sociedade e seu caráter natural, isto é, acreditava-se que modelar a sociologia na biologia era o único meio de torna-la ciência. É também conhecido como Darwinismo social. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

5 O Darwinismo Social “Missão Civilizadora”: a ‘civilização era ‘oferecida’ como forma de ‘elevar essas nações do seu estado primitivo para um nível mais desenvolvido; Darwinismo social: princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido; passagem de um estágio inferior para outro superior; sobrevivência dos organismos –sociedades e indivíduos – mais fortes e evoluídos. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

6 Positivismo: uma primeira forma
de pensamento social CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

7 As pesquisas nas ciências naturais exerceram forte influência no desenvolvimento da sociologia.
A lição de anatomia do Dr. Jump, 1632, pintura de Rembrandt CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

8 AUGUSTO COMTE 1798 – 1857 "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Suas regras básicas são "Viver para outrem" e "Viver às claras". Como divisa Política, abrangente e sociológica, aconselha "Ordem e Progresso". Ser positivista é amar, conhecer e servir à Família, à Pátria, à Humanidade. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

9 Melhor forma de Governo
A proposta que apresenta: A SOCIOCRACIA – Governo da Sociedade – pois nem a aristocracia retrógrada que propõe uma volta ao passado, nem a democracia anárquica tem propostas claras; A Ditadura Republicana seria um “governo de salvação nacional exercido no interesse do povo” CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

10 Quem deve assumir o Poder
A grande missão é dada aos cientistas e industriais que devem assumir o poder do Estado com energia, prudência e perseverança, tornando o positivismo realmente popular. A missão regeneradora da “crise moral” é atribuída ao Ocidente, porque desenvolveu o espírito positivo, racional- científico. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

11 As diferentes abordagens do Social
1ª Abordagem: a teoria positivo- funcionalista: (Comte e Durkheim); 2ª Abordagem: a teoria histórico-crítica: (Marx); 3ª Abordagem: a teoria compreensiva (Weber) CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

12 ÉMILE DURKHEIM França (1858-1917)
Émile Durkheim nasceu em Épinal,, França, em 1858, e morreu em Paris em novembro de É considerado o fundador da escola francesa de sociologia, tendo deixado como legado uma série de estudos que se notabilizam pelo esforço de combinar pesquisa empírica e teórica. Preocupou-se em desenvolver metodologicamente a Sociologia. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

13 A Sociologia de Durkheim
A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

14 O Fato social O objeto da sociologia durkheimiana são os fatos sociais. Os fatos sociais têm três características fundamentais: Coerção: exercem força sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, são obrigados, independentemente de sua vontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser identificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas. São exteriores aos indivíduos (independem de sua consciência particular): existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente. Generalidade: é social todo fato que é geral. Isto é, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

15 Solidariedade Mecânica e Orgânica
MECÂNICA Solidariedade por semelhanças. Solidariedade característica das sociedades primitivas, em que existe pouca ou nenhuma divisão do trabalho (na maior parte das vezes encontra-se apenas uma divisão sexual). ORGÂNICA Solidariedade baseada no consenso. É a solidariedade característica das sociedades avançadas (Europa industrializada do século XIX). Tais sociedades são marcadas por uma intensa divisão do trabalho social, que produz uma intensa especialização das funções, capaz de levar o indivíduo a vincular-se à coletividade - criando coesão e integração social - porque depende das partes que a compõem. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

16 Coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência
A “solidariedade social”, para Durkheim, é formada pelos laços que ligam os indivíduos, membros de uma sociedade, uns aos outros formando a coesão social. Há dois tipos diferentes de solidariedade social. Esses tipos têm relação com o “espaço” ocupado na mentalidade dos membros da sociedade pela consciência coletiva e pela consciência individual. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

17 As Regras do Método Sociológico
O Método Durkheimiano As Regras do Método Sociológico Regras do Método Sociológico: estudar o fato social como “coisa” (os fenômenos podem ser observados e medidos de forma objetiva). A questão da neutralidade científica. Morfologia Social: método comparativo / Classificação das diferentes formas de sociedade. O método sociológico durkheimiano flerta com alguns modelos da biologia, tal qual aponta a idéia de “organismo social”. Para Durkheim, a Sociologia não só explica a sociedade como deve encontrar remédios para a vida social. O pesquisador social deve manter uma distância do objeto de estudo. Só é possível com a separação entre objeto (coisa) e sujeito de estudo. Ex: o crime e o criminoso. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

18 KARL MARX Alemanha ( ) Marx nasceu numa família de classe média. Seus pais eram judeus que tiveram que se converter ao cristianismo em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviço público. Principais obras: Manuscritos econômico-filosóficos (Ökonomisch-philosophische Manuskripte), 1844; A Guerra Civil na França; Crítica da Filosofia do Direito de Hegel; A Sagrada Família (Die heilige Familie), 1845; A Ideologia Alemã (Die deutsche Ideologie), ; Miséria da Filosofia (Das Elend der Philosophie), 1847; Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei), 1848; ENTRE OUTROS. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

19 Visão de Sociedade Crítica radical ao capitalismo: antagonismo, contradição e transitoriedade. Explicação da realidade na totalidade – macrosociologia Teoria ligada à prática/ciência ligada aos interesses de classe – Relação sujeito-objeto. Conhecimento = instrumento político para a transformação. Foco de pensamento: contradições do capitalismo a) luta de classes X harmonia b) divisão do trabalho gera exploração, antagonismo e alienação c) Burguesia X proletariado - dominação econômica (meios de produção) - dominação política (Estado) - dominação cultural ( ideologia, valores) CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

20 Luta de Classes e o Trabalho
De acordo com Marx, o motor da história é a eterna luta de classes, entre aqueles que detêm os modos de produção e aqueles que possuem apenas a força de trabalho para vender. De acordo com Marx, com o Capitalismo há o desvirtuamento do trabalho humano com a conseqüente servilização do proletário. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

21 Revolução do Proletariado
A revolução proletária levaria a um regime intermediário e de caráter provisório, a ser conhecido como “ditadura do proletariado”. Nesse momento, passando de despossuídos a detentores do poder, o proletariado trataria de arrancar pouco a pouco o capital das mãos dos burgueses, centralizando os instrumentos de produção nas mãos do Estado para, enfim, chegar ao comunismo completo, em que os meios de produção serão repassadas a associações. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

22 O Materialismo histórico-dialético
É a filosofia fundamentada por Karl Marx e Friedrich Engels ( ), que visa explicar como se formaram as classes sociais e, posteriormente, o Estado que possui dois momentos, a saber: 1º Momento: surge para evitar ou amenizar o conflito entre classes; 2º Momento: torna-se parcial, representando os interesses das classes dominantes e servindo como aparelho de coerção contra as classes dominadas. Em seguida, provar que a história da humanidade é uma história de luta de classes. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

23 O Materialismo histórico-dialético
Opõe-se as concepções idealistas de Schelling, Fichte e principalmente, Hegel. ● Para os idealistas, em específico Hegel, o real é guia e fundamento do pensar na história e as contradições ocorrem naturalmente. ● Para Marx o real também é guia e fundamento do pensar, mas as contradições históricas não ocorrem naturalmente, elas são provocadas pela diferença econômica de classes. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

24 O Materialismo histórico-dialético
A realidade imaterial: que se refere ao nível político-ideológico, comumente chamado de Superestrutura. É constituído: ● pela estrutura jurídico-política representada pelo Estado e pelo direito. ● pela estrutura ideológica referente às formas de pensamento, sentimento e consciência social, tais como: ▪ Filosofia; ▪ Literatura; ▪ Estética; ▪ Ciência; ▪ Religião; ▪ Moral; ▪ Arte; ▪ Educação; ▪ Música. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

25 MAX WEBER Alemanha ( ) Sociólogo alemão, nasceu em21/04/1864 em Erfurt e morreu em 14/06/1920, em Munique, vítima de pneumonia aguda; Período histórico em que viveu: Unificação alemã com Bismarck (1871), I Guerra Mundial ( ). Principais Livros: A ética protestante e o espírito do capitalismo; Economia e sociedade; além de inúmeros ensaios publicados em coletâneas sobre o autor. De Família alemã; burgueses liberais e protestantes. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

26 Características básicas
Uma das diferenças existentes entre o positivismo/evolucionismo (FRANCÊS e INGLÊS) e o idealismo (ALEMÃO) é a importância que o segundo dá à história. Weber é defensor do IDEALISMO. Weber conseguiu desenvolver a perspectiva histórica e sociológica e tornou-se o sistematizador da sociologia na Alemanha. Para Weber a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. O conhecimento vem da experiência (vivência histórica). O papel do sociólogo não é entender, ou estabelecer uma relação de causa e efeito como nas exatas, e sim compreender. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

27 Sociologia Compreensiva
A realidade social não é única como no Positivismo. Devemos ter uma perspectiva histórica das sociedades a serem analisadas (cada sociedade é particular). Devemos compreender o que é valioso aos integrantes da sociedade (Cultura). A objetividade é impossível nas ciências sociais. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

28 Ação Social Objeto de estudo; é a conduta humana, pública ou não; o homem dá sentido à sua ação social: estabelece conexão entre o motivo da ação, a ação e os seus efeitos. É uma ação com sentido. O sociólogo deve compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado social. MOTIVO → AÇÃO. Segundo Weber, cada indivíduo age levado por quatro motivos que resultam da influência da tradição dos interesses racionais e da emotividade CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

29 Formas de poder legítimo (tipos ideais)
Tradicional: Baseado na crença da santidade das ordenações e dos poderes senhoriais há muito existentes; Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade; O tipo que manda é o senhor, o que obedece é o súdito; Exercido pelo patriarca, pelo príncipe patrimonial; Pessoal e ordinário. Carismático: Baseado na devoção afetiva à pessoa do senhor e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e, particularmente: a revelações, heroísmo, poder intelectual ou de oratória; O tipo que manda é o líder, o que obedece é o apóstolo; Exercido pelo profeta, pelo herói guerreiro, pelo grande demagogo, pelo governante plebiscitário; Pessoal e extraordinário. Racional-legal: Baseado na validade do estatuto legal e na competência funcional, fundada em regras racionalmente criadas. Obedece-se não à pessoa em virtude de seu direito próprio, mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer. Quem ordena obedece, ao emitir uma ordem, a uma regra; O tipo daquele que ordena é o superior, o que obedece é o funcionário; Exercido pelo moderno servidor do Estado e assemelhados; Impessoal e ordinário. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

30 Estado: Comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. Certamente a força não é o meio normal, nem o único, do Estado, mas um meio específico ao Estado. Reafirma sua concepção realista da política (leva em conta o Estado como é e não como deve ser); Monopólio da força (poder de coerção) é uma condição necessária, mas não suficiente à existência do Estado; Estado pode renunciar ao monopólio do poder ideológico (separação entre Igreja e Estado, renúncia pelo Estado à imposição de uma fé ou ideologia, e o reconhecimento do direito à liberdade de religião e opinião). Pode renunciar ao monopólio do poder econômico, expressando o reconhecimento da liberdade dos empreendimentos econômicos que caracterizam o Estado liberal (laissez-faire); Mas não pode renunciar ao poder de coerção sem deixar de ser um Estado; Esta coerção deve ser legitimada. CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

31 Política e poder Como as instituições que o precederam, o Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima. Para que o Estado exista é necessário que os dominados se submetam a quem está no poder; Deixa implícito que só um poder legítimo está destinado a perdurar no tempo, e só um poder duradouro pode constituir um Estado; Ao colocar na legitimação subjetiva o fundamento do poder, Weber cria uma tipologia das formas de governo profundamente inovadora: CURSO IMAGEM - Prof WEMERSON

32 Enfim, o que é a Sociologia?
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