A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA
1ª aula: Processo Saúde/Doença, Sustentabilidade, Meio ambiente, Repercussões das mudanças climáticas globais na saúde da população 1º Semestre

2 PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
Processo saúde-doença = variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população. Saúde e Doença = estão interligados e são consequência dos mesmos fatores que se modifica nos diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.

3 TEORIAS SOBRE DOENÇA TEORIA MÍSTICA – doença causada por fenômenos sobrenaturais. TEORIA DOS MIASMAS – doença causada por certos odores venenosos, gases ou resíduos nocivos (do grego miasma, mancha) que se originavam na atmosfera ou a partir do solo. Essas substâncias seriam posteriormente arrastadas pelo vento até a um possível indivíduo, que acabaria por adoecer. TEORIA DA UNICAUSALIDADE - doença causada por agentes etiológicos, como vírus e bactérias descobertos com os estudos de Louis Pasteur (França). DOENÇA = Teoria da unicausalidade + uma série de conhecimentos da epidemiologia = múltiplos fatores que determinam a doença e não apenas a presença exclusiva de um agente.

4 SAÚDE e DOENÇA = estados de um mesmo
processo, composto por fatores biológicos, econômicos, culturais e sociais. Alguns autores questionam esse modelo = “estilo de vida” implica em uma opção e conduta pessoal voluntária. Isso é verdade??? Pode não ser verdadeiro, pois pode estar condicionado a fatores sociais, culturais, entre outros.

5 Outro nível de compreensão: O que é ser ou estar doente?
O que é ser ou estar saudável? Definição segundo a OMS: Saúde é o estado de bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou de enfermidade.

6 SUSTENTABILIDADE Habilidade de sustentar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. Ser Humano e Meio Ambiente: O uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

7 Foram criados dois Programas Nacionais coordenados pelos Ministério de Minas e Energia:
Procel: Programa do governo instituído em 1985 = conservação de energia elétrica. Cabe à Eletrobrás o controle de sua execução. Conpet: Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Cabe à Petrobras fornecer recursos técnicos, administrativos e financeiros ao Programa.

8 Questões de importância para sustentabilidade:
Social: Respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza, pois o homem é a parte mais importante do meio ambiente. Energética: Sem energia não existe desenvolvimento econômico e as condições de vida das populações se deterioram. Ambiental: Com o meio ambiente degradado, o ser humano diminui o seu tempo de vida, a economia não se desenvolve e o futuro fica insustentável.

9 PARA QUE UM EMPREENDIMENTO HUMANO SEJA SUSTENTÁVEL:
ECOLOGICAMENTE CORRETO; ECONOMICAMENTE VIÁVEL; SOCIALMENTE JUSTO; CULTURALMENTE DIVERSO.

10 Conceitos correlacionados:
Crescimento sustentado - ciclo de crescimento ecocômico constante e duradouro. Gestão sustentável - capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade ou país, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro. A sustentabilidade comunitária - sustentabilidade no nível comunitário. Conhecimentos, técnicas e recursos que uma comunidade utiliza para manter sua existência tanto no presente quanto no futuro. Sustentabilidade como parte da estratégia das organizações – Sustentabilidade x Responsabilidade Social das organizações.

11 Ações relacionadas a sustentabilidade
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário; Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica; Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos = não agridem a natureza e são benéficos à saúde dos seres humanos; Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento;

12 Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis = preserva as reservas de recursos minerais e diminuem a poluição do ar; - Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos = gera renda e diminui a quantidade de lixo no solo; Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas = diminui o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia; - Atitudes voltadas para o consumo controlado de água = evita ao máximo o desperdício; - Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

13 MEIO-AMBIENTE Envolve todas as coisas vivas e não-vivas da Terra que afetam os exossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (1972): "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas”. Para Política Nacional do Meio Ambiente Brasileira (Lei 6938 de 1981): “O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".

14 Componentes do Meio-Ambiente:
Conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural. Inclui: Vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais. Recursos e fenômenos físicos, como ar, água, clima, energia, radiação, descarga elétrica, magnetismo. Planeta Terra: As ciências da Terra geralmente reconhecem quatro esferas: Litosfera: referente as rochas; Hidrosfera: referente às águas; Atmosfera: referente ao ar; Biosfera: Referente a vida; Criosfera: referente ao gelo; Pedosfera: correspondendo ao solo.

15 Atmosfera, clima e tempo:
A atmosfera da Terra serve como um fator principal para sustentar o ecossistema planetário. A fina camada de gases que envolve a Terra é mantida no lugar pela gravidade do planeta. O ar seco consiste em: 78% de nitrogênio, 21% oxigênio, 1% árgon e outros gases inertes como o dióxido de carbono. Os gases restantes são geralmente referenciados como "trace gases“ que incluem os gases do efeito estufa como o vapor d'água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. O ar também contém uma quantidade variável de vapor d'água e suspensões de gotas de água e cristais de gelo vistos como nuvens.

16 Camada de Ozônio: Possui um importante papel em reduzir a quantidade de radiação ultravioleta (UV) que atinge a superfície. Como o DNA é facilmente danificado pela luz UV, isso serve como proteção para a vida na superfície. A atmosfera também retém calor durante a noite, assim reduzindo os extremos de temperatura durante o dia.

17 Efeito do Aquecimento Global:
As principais preocupações: Mudança Climática; Aquacimento global causado por liberação de gases do efeito estufa (feitos pelo homem, mais o CO2); Doenças do Aquecimento Global.

18 Adequação das Nações: Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – Fala sobre Mudança Climática, para estabilizar as concentrações de gases estufa na atmosfera em um nível que iria prevenir uma perigosa interferência antropogênica no sistema climático; Protocolo de Quioto- Protocolo para o tratado internacional Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, também com o objetivo de reduzir os gases estufa em um esforço de prevenir mudanças climáticas antropogênicas; Western Climate Initiative - Para identificar, avaliar, e implementar meios coletivos e cooperativos para reduzir os gases estufa na região, se focando em um sistema de mercado em mercado de captação-e-troca.

19 Doenças do Aquecimento Global:
Leitura do texto em sala QUESTÕES PARA PRÓXIMA AULA: O ambiente é importante para o processo saúde/doença? Como o profissional da saúde poderia colaborar com a sustentabilidade? Ele poderia educar os indivíduos para isso? Dá para ser ecologicamente correto na saúde?


Carregar ppt "SAÚDE AMBIENTAL E VIGILÂNCIA SANITÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google