A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARQUITETURA TOPOGRAFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARQUITETURA TOPOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 ARQUITETURA TOPOGRAFIA
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET ARQUITETURA TOPOGRAFIA Aula 01. 07 maio de 2012 Professor: Winston F. de L. Gonçalves

2 Introdução Definição: "Topografia" : deriva das palavras gregas "topos“ (lugar) e "graphen" (descrever) - descrição exata e minuciosa de um lugar. “Topografia tem por finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre". Determinação se dá a partir do levantamento de pontos planimétricos e altimétricos, através de medidas angulares e lineares, com o uso de equipamentos apropriados

3 Importância Base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Exemplo: trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., Projetos se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. É fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução. Topografia - fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.

4 Conceitos Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre. Geodésia é a ciência que estuda a superfície da Terra com a finalidade de conhecer sua forma quanto ao contorno e ao relevo e sua orientação, levando em consideração a curvatura da terra. Geoprocessamento é a ciência que estuda a produção de mapas com informações referentes a ele, tudo num só produto e em meio digital.

5 Conceitos Geotecnia estuda a composição, disposição e condição do solo como produto para utilização em obras. A topografia determina e posiciona os solos de acordo com sua localização na superfície da terra. Croqui: esboço gráfico sem escala, em breves traços a mão livre, que facilite a identificação de detalhes topográficos. Caderneta de Campo: planilha utilizada em campo para anotar os dados coletados (distâncias, ângulos e informações).

6 Conceitos Planta: representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre, sobre um plano de referência horizontal, para fins específicos, na qual não se considera a curvatura da Terra. As escalas normalmente são grandes. Carta ou Mapa: representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou toda a superfície terrestre. Esta representação leva em consideração a curvatura terrestre. As escalas normalmente são pequenas.

7 Conceitos Planimetria: conjunto de métodos e técnicas que visam detalhar a superfície terrestre sobre um plano horizontal de referência. Trata apenas das distâncias horizontais e ângulos horizontais. Altimetria: conjunto de métodos e técnicas que visam detalhar a superfície terrestre sobre um plano vertical de referência. Planialtimetria: conjunto de métodos e técnicas que visam detalhar a superfície terrestre sobre um plano horizontal de referência com dados referenciados a um plano vertical de referência.

8 Conceitos Topologia: é a parte da topografia que estuda as formas do relevo. Ela estuda as formas exteriores da superfície terrestre no sentido planialtimétrico. Topometria: conjunto dos métodos empregados para colher os dados necessários para o traçado da planta. Subdivide em: Planimetria e Altimetria. Planimetria é a representação em projeção horizontal dos detalhes existentes na superfície. As medidas, tanto lineares como angulares, são efetuadas em planos horizontais, obtendo-se ângulos azimutais e distâncias horizontais.

9 Conceitos Altimetria: determina as cotas ou distâncias verticais de um certo número de pontos referidos ao plano horizontal de projeção. As medidas são efetuadas na vertical ou num plano vertical, obtendo-se as distâncias verticais ou diferenças de nível Topologia: complemento indispensável da topometria, tem por objeto de estudo as formas exteriores da superfície terrestre e as leis a que deve obedecer seu modelado. Sua aplicação principal é na representação cartográfica do terreno pelas curvas de nível.

10 Conceito Taqueometria: tem por finalidade o levantamento de pontos do terreno, pela resolução de triângulos retângulos aptos a representá-los, tanto plani como altimetricamente, ou, dando origem a plantas cotadas ou com curvas de nível (Planialtimétricas). Fotogrametria: utiliza medidas feitas em fotografias orientadas (fotogramas) para definir a forma e as dimensões dos objetos nelas contidos.

11 Conceito Desenho topográfico: constitui a representação em escala reduzida, por meio de sinais convencionais (Convenções topográficas), da forma do terreno levantado. Segundo a escala, grau de precisão, detalhes e amplitude, tal desenho denomina-se esboço, planta ou mapa topográfico, carta geodésica, geográfica ou corográfica. As plantas topográficas devem ser sempre acompanhadas das cadernetas de campo, planilha dos cálculos e memoriais descritivos. Zênite: Ponto da esfera celeste, imediatamente acima do observador, perpendicular ao horizonte do mesmo.

12 Conceito Rumo: menor ângulo que o alinhamento faz com o meridiano (direção Norte-Sul ). São contados a partir do Norte ou do Sul, no sentido horário ou anti-horário, conforme os quadrantes em que se encontram, e variam de 0º a 90º.

13 Planimetria Na Topografia, a distância D entre dois pontos A e B será sempre a distância horizontal entre eles, mesmo que o terreno seja inclinado. Se o trecho a ser medido não for plano, não permitindo medida direta de A até B, procede-se da mesma forma, porém em segmentos sucessivos, obtendo-se a distância horizontal D, pela soma dos valores das distâncias horizontais desses segmentos sucessivos.

14 MEDIDA INDIRETA DE DISTÂNCIA
O processo de medida é indireto quando a distância é calculada em função da medida de outras grandezas, não havendo, portanto, necessidade de percorrer a distância para compará-la com a grandeza padrão. Na estadimetria, a distância é geralmente obtida através de um triângulo retângulo ou um triângulo isósceles, utilizando-se semelhança de triângulos (teorema de Tales).

15

16 Ângulos: Azimutes Azimute é o ângulo formado entre uma direção do terreno e a direção norte-sul. O azimute varia de 0 a 360, com origem no norte e sentido NESW (direita).

17 Ângulos: Azimutes O primeiro azimute é lido astronomicamente (com auxilio da bússola), os demais são calculados pela fórmula: Az = azimute Ai = angulo interno n = número do vértice  Ain  caminhamento à direita - Ain  caminhamento à esquerda < soma-se 180 > subtrai-se 180

18 Ângulos: Azimutes Nos problemas topográficos, também é comum a medida do azimute em quadrantes (variando de 0 a 90), com origem no norte, nos sentidos NW e NE e, com origem no sul, nos sentidos SW e SE; nestes casos, o azimute recebe o nome particular de RUMO.

19 1º Quadrante (NE) R = Az 2º Quadrante (SE) R = 180 - Az 3º Quadrante (SW) R = Az  4º Quadrante (NW) R = 360 - Az

20 Ângulos: Horizontais Dadas duas direções quaisquer, a medida angular horizontal entre elas é feita através da medida do ângulo diedro formado por dois planos verticais que contêm respectivamente as direções em questão. Ai = ângulo interno

21 Ângulos: Verticais O ângulo de inclinação (), com origem no horizonte, varia de 0 a 90, positivamente para as retas ascendentes e negativamente para as retas descendentes.

22 Distâncias Horizontais
Os taqueômetros são teodolitos munidos de fios chamados estadimétricos e que, além da função de medir ângulos, podem efetuar medidas indiretas de distância. A luneta dos taqueômetros é munida de um retículo, destinado á medida indireta de distância.

23

24 Distância Vertical (diferença de nível)
Distância Horizontal D = f/ab x AB x cos2 α Onde: f/ab = 100 e AB = G Distância Vertical (diferença de nível) H = h ± 50 x AB x sem 2 α – M Onde: h = altura do ponto visualizador

25 Medida eletrônica de distâncias
Os distanciômetros eletrônicos DME medem a distância usando como padrão de medida o comprimento de onda do espectro eletromagnético, de valor rigorosamente conhecido, nas gamas de luz ou microondas.

26


Carregar ppt "ARQUITETURA TOPOGRAFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google