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Ângulos Curso e Colégio Ideologia Professora: Francielle.

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Apresentação em tema: "Ângulos Curso e Colégio Ideologia Professora: Francielle."— Transcrição da apresentação:

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2 Ângulos Curso e Colégio Ideologia Professora: Francielle

3 GEOMETRIA É um ramo da Matemática que estuda as propriedades e as dimensões das linhas, das superfícies e dos volumes, no plano e no espaço. Do grego grego «terra», elemento de formação de palavras que exprime a ideia de Terra. Suf. nom. de origem grega que exprime a ideia de medição, medida (calorimetria, volumetria).

4 O elemento mais pequeno que se estuda em Geometria, sendo considerado a mais pequena unidade gráfica.

5 Apesar de, habitualmente, se marcar um ponto fazendo pressão sobre o papel com o bico do lápis ou caneta, em Geometria, Geometria, o ponto é definido pelo cruzamento de duas linhas, linhas, sejam elas curvas ou retas. Os pontos pontos devem identificar-se com letras MAIÚSCULAS.

6 As linhas são o prolongamento de um ponto. É o que fazes quando pousas o lápis na folha e sem o levantares fazes um movimento. As linhas podem ser : Quebradas Curvas Mistas Retas

7 Vamos aprender ou recordar o que define uma uma: SEGMENTO DE RETA RETA - com princípio e fim ( pode-se medir )e identifica-se, no princípio e no fim, com letras MAIÚSCULAS. SEMI-RETA SEMI-RETA - com princípio e sem fim e identifica-se com uma letra MAIÚSCULA no início. RETA RETA - não tem princípio nem fim e identifica-se com uma letra minúscula sobre a linha.

8 Vamos aprender ou recordar o que define as linhas retas quanto à sua posição: HORIZONTAL quando se alinha pelo horizonte. horizonte OBLÍQUA quando não está na posição vertical ou horizontal, quando dá a sensação de inclinação. VERTICAL quando toma a posição dofio-de-prumo. fio-de-prumo

9 Linha do horizonte

10 FIO-DE-PRUMO Utensílio de metal pesado, geralmente de forma cónica, suspenso por um fio, destinado a verificar a verticalidade de qualquer objeto, e de forma geral, a direção da vertical do lugar. 90º

11 Vamos aprender ou recordar o que define as linhas retas quanto à sua situação em relação umas às outras: PARALELASCONCORRENTESPERPENDICULARES São aquelas que por muito se prolonguem, nunca se encontram, mantendo sempre a mesma distância entre si. São aquelas que se cruzam num ponto, formando ângulos entre si. São concorrentes e formam entre si ângulos retos, com 90º. ângulos 90º

12 Agora vamos aprender um pouco sobre os ângulos.

13 ÂNGULO é o espaço compreendido entre duas retas concorrentes, sendo o GRAU GRAU ( º ) a unidade de medida da amplitude dos ângulos. ÂNGULO RETO quando as linhas formam entre si um ângulo de 90º. ÂNGULO AGUDO quando quando formam entre si ângulos inferiores a 90º. ÂNGULO OBTUSO quando formam entre si ângulos superiores a 90º. 90º <90º >90º

14 A ferramenta que utilizamos para medir (saber (saber o valor em graus) graus) de um ângulo, chama-se TRANSFERIDOR. 45º 90º 135º 180º 0º 30º 60º120º 150º

15 O Transferidor Para obter a medida aproximada de um ângulo traçado em um papel, utilizamos um instrumento denominado transferidor, que contém um segmento de reta em sua base e um semicírculo na parte superior marcado com unidades de 0 a 180. Alguns transferidores possuem a escala de 0 a 180 marcada em ambos os sentidos do arco para a medida do ângulo sem muito esforço. Para medir um ângulo, coloque o centro do transferidor (ponto 0) no vértice do ângulo, alinhe o segmento de reta OA (ou OE) com um dos lados do ângulo e o outro lado do ângulo determinará a medida do ângulo, como mostra a figura.

16 med(AÔB)=27 o med(AÔC)=70 o med(AÔD)=120 o med(AÔE)=180 o med(EÔB)=153 o med(EÔC)=110 o med(EÔD)=60 o med(EÔA)=180 o O ângulo AÔC mede 70 graus. Na figura acima, podemos ler diretamente as medidas dos seguintes ângulos:

17 Vamos agora rever o que aprendemos! Tentar encontrar... Procurar algumas linhas retas... Procurar linhas retas e paralelas... Procurar linhas retas perpendiculares... Procurar linhas retas perpendiculares... Esta é HORIZONTAL! E s t a é V E R T I C A L !

18 Procurar algumas linhas curvas... Procurar linhas mistas... Procurar linhas mistas...

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