A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”"— Transcrição da apresentação:

1 “A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Mídia, Tecnologias Digitais e Educação Professora: Patrícia Behar Andressa Nery Garrafiel, Israel Oliveira da Silva e Angela da Silva Costa 2012/2

2

3 Introdução Esta proposta tem como finalidade propiciar ás crianças o contato com arte através da música, proporcionando espaços que inspirem a sensibilidade artística, a manifestação da criatividade, princípios de práticas musicais e outras coisas;

4 Objetivos Proporcionar uma pequena oportunidade do infinito das artes;
Trabalhar o desenvolvimento corporal; Estimular atenção e sensibilidade para perceber os sons; Despertar a criatividade; Proporcionar o contato com uma ferramenta de criação de som (MusicLab); Apresentar novos estilos musicais;

5 Recursos utilizados Instrumentos musicais Vídeo construído
Quadros e tintas Laboratório de Informática Ferramenta virtual: MusicLab

6 Justificativa Esse projeto foi pensado para buscar atender a necessidade de abrir espaço na escola para a arte, para isso escolhemos trabalhar mais especificamente a música, podendo esta iniciativa abrir espaço para outras práticas artísticas.

7 Legislação: A Lei nº , de 18 de Agosto de 2008 altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. (Lei decretada e sancionada pelo ex-presidente da república Luis Inacio Lula da Silva)

8 Desenvolvimento do projeto:
O projeto visa construir dentro de uma sequência de atividades propostas a aproximação e a sensibilidade com a arte. Para isto vamos propor uma sequência de quatro atividades que darão a conhecer e a experimentar a arte, de forma especial trabalhando a música.

9 Os alunos serão dispostos de forma desordenada pela sala de aula;
1ª Atividade O professor irá preparar o aparelho de som com uma seleção pré definida de músicas diferentes ritmos; Os alunos serão dispostos de forma desordenada pela sala de aula; o professor instruirá que em um primeiro momento eles apenas terão que ouvir e sentir a música;

10 Ao som das músicas tocadas os alunos irão fazer sua obra de arte;
2ª Atividade O professor irá preparar o aparelho de som com uma seleção pré definida de músicas instrumentais de diferentes ritmos; Cada aluno será disposto pela sala e receberá uma folha de papela A3, pincéis e tintas; Ao som das músicas tocadas os alunos irão fazer sua obra de arte;

11 3ª Atividade O professor irá preparar a sala fazendo-a livre de qualquer tipo de móvel, estarão dispostos apenas instrumentos musicais diversos; Para o inicio da atividade o professor poderá sentar com a turma em roda (sugestão) e conversar sobre as experiências com a música que tiveram até o momento; Na sequência a turma será convidada a então experimentas os instrumentos que estão a disposição; A ideia é proporcionar o contato e o reconhecimento com esses instrumentos. Poderão produzir sons, brincar, enfim, estarão livres; Ao final da aula em roda cada aluno partilhará com os colegas o que sentiu nessa experiência;

12 Esta aula será realizada no laboratório de informática;
4ª Atividade Esta aula será realizada no laboratório de informática; O professor instruirá os alunos a conhecer e utilizar a ferramenta MusicLab; E lançará como proposta de fechamento do projeto que cada aluno crie seu próprio ritmo musical;

13 Conclusão: Para a conclusão final deste projeto o professor apresentará o vídeo criado que significará parcialmente toda a prática realizada durante este projeto. E ao final a turma será convidada a fazer o relato breve do que entendeu da relação do vídeo com o projeto e que sentido teve essa experiência para eles.

14 Referências bibliográficas:

15 “Quando me perguntam o porquê da música na escola, eu costumo responder que é porque ela é importante para a vida. Somos seres musicais e o exercício com essa forma de arte vai nos tornar tornar indivíduos mais inteiros” (Teca Alencar de Brito)


Carregar ppt "“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google