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ARTE E A MÚSICA
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EXPERIÊNCIAS MUSICAIS
E.E.B. Prof°. Nelson Horostecki Séries 6ª Turmas 61, 62, 63 Aulas de artes Professora: Anelise B. Almeida Ano Letivo de 2006
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Desenvolver o sentimento e a percepção através da cor e do som.
OBJETIVOS Organizar uma produção textual com coerência e aplicativa a letra musical. Desenvolver o sentimento e a percepção através da cor e do som. Produzir instrumentos musicais para criação de ritmos adequados para a letra musical.
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INTRODUÇÃO Durante um semestre os alunos participaram da atividade arte e música, trabalhando a cor, a expressão, elaboração de texto, criação de ritmo, confecção de instrumentos musicais e apresentação de bandas musicais.
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METODOLOGIA Formou-se grupos de livre escolha;
Cada grupo definiu uma música de sua preferência trouxe o CD e a letra da mesma, caso estrangeira com a tradução da música; Aplicando o conteúdo trabalhado anteriormente sobre as cores, desenvolveu-se a expressão do som;
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Numa segunda etapa trabalhou-se com as letras das músicas;
Criou-se um texto e o ritmo; Na terceira etapa utilizou-se instrumentos musicais originais e artesanais; Finalizando com as apresentações;
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Cada aluno continha uma folha de oficio branca e lápis de cor;
DESENVOLVIMENTO Cada aluno continha uma folha de oficio branca e lápis de cor; Recolhia-se os CD de cada grupo e alternava-se as músicas em curto espaço de tempo;
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No momento em que se interrompe cada música troca-se a folha com o colega que está atrás o qual deve dar continuidade ao desenho iniciado sem se esquecer que deve- se expressar o sentimento que a música lhe transmite e a cor adequada para este sentimento; O número de trocas das folhas depende do número de grupos formados;
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Na segunda etapa as frases foram retiradas das letras das músicas aleatoriamente formando um texto sem nexo; De acordo com cada grupo, ordenou-se as frases e acrescentou-se verbos de ligação para dar sentido ao texto; Com o texto elaborado produziu-se um ritmo exclusivo para a letra da música criada; Cada aluno deveria criar ou ter um instrumento musical;
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Analisamos o resultado do trabalho;
CONCLUSÃO Após passar todos os CDs, observou-se os trabalhos através de exposição e comentou-se verbalmente porque havia escolhido a cor e o que a música poderia alterar emocionalmente; Analisamos o resultado do trabalho;
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Após as apresentações das bandas formadas analisou-se quais as dificuldades que haviam encontrado e como poderia-se superá-las, depois de tudo superado abriu-se show para outras turmas assistirem.
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Muito legal, bem diferente de todos os trabalhos já feitos em artes;
AVALIAÇÃO Muito legal, bem diferente de todos os trabalhos já feitos em artes; Gostei, pois podemos mostrar o que sabemos fazer com a música; Foi massa, pois eu não sabia que gostava de cantar em público... Profª podemos repetir o trabalho no ano que vem! ...
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Em uma análise conclusiva deste trabalho experimental diferenciado das aulas de artes que incluem teoria, música, prática, análise, avaliação e superação de medos e dificuldades é que nos leva a determinações de ousar na criatividade e nos trás certezas que apesar da pouca importância governamental com a educação nós educadores ainda encontramos formas de nos superar e investir em idéias originais para fazermos a diferença educacional em nossas escolas.
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OBRIGADA!
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