A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS VÍRUS X EVOLUÇÃO Os vírus podem ter representado – e ainda representar – um importante fator de seleção natural de espécies animais. Um outro possível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS VÍRUS X EVOLUÇÃO Os vírus podem ter representado – e ainda representar – um importante fator de seleção natural de espécies animais. Um outro possível."— Transcrição da apresentação:

1 OS VÍRUS X EVOLUÇÃO Os vírus podem ter representado – e ainda representar – um importante fator de seleção natural de espécies animais. Um outro possível mecanismo pelo qual os vírus afetariam a evolução seria o fato de poderem inserir seus genes no genoma de microrganismos, plantas, animais e humanos infectados. Do ponto de vista evolutivo, os vírus representam uma forma de uma determinada informação genética - molécula ou moléculas de DNA ou RNA - garantir sua perpetuação. Por isso a maioria dos vírus não matam seus hospedeiros. A multiplicação viral usualmente causa injúria ou destruição da célula hospedeira e como os vírus dela dependem inteiramente estes tendem a estabelecer infecções brandas nas quais a morte do hospedeiro é mais uma exceção que uma regra. Um exemplo clássico é a seleção natural de coelhos resistentes ao vírus do Mixoma durante epidemias induzidas como forma de controle biológico das populações de coelhos da Austrália. Evidências indiretas sugerem que a mesma ação seletiva foi desempenhada pelo vírus da varíola em populações humanas.

2 IMPORTÂNCIA DOS VÍRUS Patológica: Causadores de doenças
Genética: Utilizados na clonagem gênica, como vetores na terapia gênica, e na produção de transgênicos Ecológica: Utilizados no controle biológico de pragas

3 ORIGEM DOS VÍRUS Teoria da evolução retrógrada
Os vírus seriam descendentes de parasitas celulares que perderam a autonomia metabólica, retendo uma bagagem genética apenas suficiente para manter sua identidade e capacidade de multiplicação. Teoria da origem celular Os vírus seriam componentes celulares, como plasmídios e RNA mensageiro, que por processos de recombinação teriam adquirido um invólucro protéico, tornando-se independentes. A teoria da evolução retrógrada não explica a inexistência de formas intermediárias entre os parasitas intracelulares e os vírus. A teoria da origem celular não explica a aquisição de independência pelo RNA mensageiro e nem a origem dos viróides (moléculas de RNA infeccioso, desprovidas de invólucro protéico). Não há registro fóssil de vírus

4 O HIV O AGENTE ETIOLÓGICO DA SÍNDROME DA IMUNO-DEFICIÊNCIA ADIQUIRIDA, EM SERES HUMANOS.

5 REPRODUÇÃO DO HIV

6 REPRODUÇÃO DO HIV

7 SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
CAUSADA PELO HIV ESTE VÍRUS PROPORCIONA A DIMINUIÇÃO DO TEOR DE LINFÓCITOS T4 NO ORGANISMO O ORGANISMO FICA VULNERÁVEL A DIVERSAS PATOLOGIAS

8 Disseminação da AIDS

9 SINTOMAS FEBRE INFLAMAÇÃO DOS LINFONODOS
ERUPÇÕES NA PELE, NA BOCA E ÓRGÃOS GENITAIS DIARRÉIA E DORES ABDOMINAIS FALTA DE APETITE E PERDA DE PESO NÁUSEA E VÔMITOS

10 Progressão

11 Sinais e Sintomas Manifestações cutâneas

12 Sinais e Sintomas Sarcoma de Kaposi Linfadenopatia generalizada Herpes

13 PODE OCORRER POR VÁRIOS FLUIDOS CORPORAIS CONTAMINADOS
TRANSMISSÃO DO HIV PODE OCORRER POR VÁRIOS FLUIDOS CORPORAIS CONTAMINADOS Sangue Sêmen Secreção vaginal Liquido cefalorraquidiano Liquido amniótico Leite materno

14 TESTES MAIS USADOS ELISA – indica a presença de anticorpos
WESTERN – BLOTTING – identifica anticorpos específicos Obs.: tanto o Elisa quanto o Western-Blotting podem dá resultados falsos

15 ELISA ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) é um teste imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos no plasma sanguíneo.

16 WESTERN - BLOTTING Um Western blot é um método em biologia molecular/bioquímica para detectar proteínas em um homogenato (células bem trituradas) ou um extrato de um tecido biológico.

17 Tratamento O tratamento da aids é feito com medicamentos anti-retrovirais, drogas que inibem a reprodução do HIV no sangue. À associação desses medicamentos com fins terapêuticos é dado o nome de Terapia Anti-retroviral (TARV), popularmente conhecida como "coquetel".

18 Tratamento A TARV conta com 17 medicamentos que estão divididos em quatro classes: os inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeos. os inibidores de transcriptase reversa não análogos de nucleosídeos. os inibidores de protease . os inibidores de fusão .

19 Varíola A vacina antivariólica é preparada a partir de vírus vivo em suspensão, obtido por vacinação de carneiros e bovinos. É apresentada na forma liofilizada, acompanhada de ampola diluente, em base glicerinada.

20 HPV O condiloma acuminado é uma lesão na região genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV). A doença é também conhecida como crista de galo, figueira ou cavalo de crista.

21 HPV A Vacina Quadrivalente contra o HPV protege contra quatro tipos do vírus – o 6, 11, 16 e 18 -, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero e por 90% das verrugas genitais e está indicada em mulheres entre 9 e 26 anos de idade.

22 Gripe Suína A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada pelo vírus H1N1, uma combinação das cepas dos vírus suíno, aviário e humano. A contaminação se dá do porco contaminado ou objetos contaminados para o humano.

23 Citomegalovírus O citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster. Discreto mal-estar e febre baixa até doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina. Nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção. Presença de DNA e RNA.

24 FONTES DE CONSULTA: Bio- volume 3- genética,evolução,ecologia/ Sônia Lopes – 1. ed – São Paulo: saraiva, 2002. Bio- volume 2- introdução ao estudo dos seres vivos/ Sônia Lopes – 1. ed – São Paulo: saraiva, 2002.

25 “NÃO HÁ NADA COMO O SONHO PARA CRIAR O FUTURO”
REFLEXÃO “NÃO HÁ NADA COMO O SONHO PARA CRIAR O FUTURO” LEONARDO DA VINCI


Carregar ppt "OS VÍRUS X EVOLUÇÃO Os vírus podem ter representado – e ainda representar – um importante fator de seleção natural de espécies animais. Um outro possível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google