A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Volume de dados / filtragem – auxiliar na tomada de decisão Tempo x dinheiro / uso de informações Otimização e organização / investimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Volume de dados / filtragem – auxiliar na tomada de decisão Tempo x dinheiro / uso de informações Otimização e organização / investimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Volume de dados / filtragem – auxiliar na tomada de decisão Tempo x dinheiro / uso de informações Otimização e organização / investimento.

3 O que é Data Mining ?

4 Preparação – separação dos dados Data mining – processados Análise de dados - resultado Relação crucial DM x humano / DW – dados novos e válidos / humano = valiosos.

5 POR QUE USAR? Transforma grande quantidade de dados em conhecimento; Fundamental em ambientes de grande concorrência; Serve de apoio a tomada de decisão; Permite aumentar lucros e fazer uso inteligente de informações acumuladas na organização.

6 DIFICULDADES Alto custo; Organização e volume de dados (uso de DW); A figura do analista é imprescindível para o sucesso; Os data warehouses dobram de tamanho em média a cada 18 meses O DW do WalMart iniciou com 30 GB. Hoje é maior que 2.5 petabytes O ebay é o maior com 5 petabytes.

7 APLICAÇÕES – BANCOS DE VAREJO Stratton Trust era um banco com 1 milhão de clientes, visando aumentar sua rentabilidade com os clientes enviou uma "mala direta" a 10 000 clientes aleatórios obteve 5% de retorno. A partir do cruzamento de dados com softwares de data mining, obtiveram três padrões potenciais de clientes, não eram os mais ricos mas tinham maior potêncial de aderir a promoção. Concentrando o investimento nos três segmentos mais receptivos recebe o mesmo número de respostas se enviasse para uma lista aleatória 10 vezes maior, obtendo a mesma receita com um custo dez vezes menor.

8 APLICAÇÕES – COMÉRCIO VAREJISTA Uma das maiores redes de varejo dos Estados Unidos descobriu, em seu gigantesco armazém de dados, que a venda de fraldas descartáveis estava associada à de cerveja. Em geral, os compradores eram homens, que saíam à noite para comprar fraldas e aproveitavam para levar algumas latinhas para casa. Os produtos foram postos lado a lado. Resultado: a venda de fraldas e cervejas disparou.

9 APLICAÇÕES – TELEFONIA A Sprint, um dos líderes no mercado americano de telefonia de longa distância, desenvolveu, com base no seu armazém de dados, um método capaz de prever com 61% de segurança se um consumidor trocaria de companhia telefônica dentro de um período de dois meses. Com um marketing agressivo, conseguiu evitar a deserção de 120 000 clientes e uma perda de 35 milhões de dólares em faturamento.

10

11 Fontes http://www.alvoconhecimento.com.br/2008/04/saiba-o-que-e-data-mining/ http://pt.scribd.com/doc/54251106/55/Data-Mining-%E2%80%93exemplos http://www.devmedia.com.br/data-mining-conceitos-e-casos-de-uso-na-area-da-saude/5945 http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0633/noticias/o-que-cerveja-tem-a-ver-com- fraldas-m0053931 http://www.guiafar.com.br/portal/index.php/pt/artigos/tecnologia-da-informacao/159-data-mining- mineracao-de-dados?start=2 http://www.sebraepb.com.br:8080/bte/download/Tecnologia%20da%20Informa%E7%E3o/162_1_ar quivo_datamining.pdf

12 Obrigado!


Carregar ppt "Volume de dados / filtragem – auxiliar na tomada de decisão Tempo x dinheiro / uso de informações Otimização e organização / investimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google