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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Ensino Médio, 2º Ano Aspectos quantitativos das soluções (frações molares, Título e densidade)

2 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES
É um aspecto muito importante a saber que, nas práticas de química, as reações geralmente ocorrem quando os reagentes estão em solução e, como já foi visto, uma solução tem suas propriedades ligadas a como é estabelecida a proporção entre a quantidade de substância dissolvida (soluto) e a quantidade da que a está dissolvendo (solvente). Consequentemente, para lidar com as soluções, devemos conhecer essa proporção existente entre as quantidades de soluto e solvente ou ainda de soluto e de solução, através de processos de medição e análise. A esse procedimento chamamos de medir, ou quantificar a concentração das soluções.    Existem diversas maneiras de determinar a concentração de uma solução. FONTE:   Imagem : Leandro Maranghetti Lourenço/ GNU Free Documentation License Imagem : El Carlos/ GNU Free Documentation License

3 “Os rótulos dos alimentos são como uma bula de remédio”
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES Um exemplo bastante significativo da importância desses aspectos quantitativos é o que está expresso nos rótulos de alimentos, remédios, desinfetantes etc. “Os rótulos dos alimentos são como uma bula de remédio” O rótulo nutricional dos produtos alimentícios deve apresentar informações como: nome do produto, lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade, conteúdo líquido (em gramas ou mililitros), medida caseira equivalente a porção, lote e prazo de validade, identificação da origem do produto, valor calórico, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, colesterol, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.

4 EXEMPLOS DE RÓTULOS DE ALGUNS PRODUTOS
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXEMPLOS DE RÓTULOS DE ALGUNS PRODUTOS Imagem : Itayba/Disponibilizada por Matanya/ GNU Free Documentation License Imagem : Dorgan/ GNU Free Documentation License

5 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES Pode ser gostoso, mas não necessariamente nutritivo. Quem não olha direito o rótulo daquilo que põe no carrinho, corre o risco de ver o ponteiro da balança subir. Mas não basta ler, é preciso entender o que está ali impresso no rótulo para assim fazer a melhor escolha”. FONTE:

6 AS CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES AS CONCENTRAÇÕES DAS SOLUÇÕES Existem diferentes razões que podem ser estabelecidas entre as quantidades de soluto, solvente e solução. Tais razões são denominadas genericamente concentrações. As quantidades de soluto, solvente e solução podem ser expressas em massa (g, kg etc.), em volume(mL, cm3, L, etc.), em número de moles ou em número de equivalentes. Os tipos mais comuns de concentração são: 1 - Título (T) Fração molar (X) Densidade absoluta (d) Utilizaremos o índice 1 para o soluto e o índice 2 para o solvente, enquanto que para a solução não utilizaremos índice. FONTE:

7 TÍTULO (TÍTULO EM MASSA)
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES TÍTULO (TÍTULO EM MASSA) Título é um número puro, isto é, sem unidade, e chamamos de título de uma solução a razão estabelecida entre a massa do soluto (m1) e a massa dessa solução (m), ambas medidas na mesma unidade. Assim temos: T1 = m1/ m1 + m2 (em relação ao soluto) ou T2 = m2/ m1 + m2 (em relação ao solvente) Onde: m1 = massa do soluto; m2 = massa do solvente ; m = m1 + m2 = massa da solução. FONTE:

8 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES O título também pode ser expresso em porcentagem (P%) em massa do soluto na solução fazendo: P1 = 100×T Assim, se o título de uma solução e 0,2, isso significa que P1 = 100×0,2 = 20. Isso quer dizer que a solução apresenta 20% em massa de soluto e, evidentemente, 80% em massa do solvente. FONTE:

9 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 1. Uma solução é preparada dissolvendo-se 50 g de açúcar em 0,45 kg de água. Qual o título dessa solução e qual a porcentagem em massa do soluto? Resolução: O açúcar e o soluto: m1 = 50g. A água e o solvente: m2 = 0,45 kg = 450 g. T = 0,1 Logo: P1 = 100×T Þ P1 = 100×0,1 Þ p1 = 10% Resposta: 0,1 e 10% em massa do soluto. T = m T = g = g m1 + m g + 450g g FONTE:

10 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 2. Uma solução contém 15 g de sal dissolvido em certa quantidade de água. Calcular a massa da solução, sabendo que ela contém 80% em massa de solvente. Resolução: O sal e o soluto: m1 = 15 g; A água e o solvente: 80%. Como há 80% de solvente, os 20% restantes são de soluto. Então: Este problema poderia também ser resolvido com o auxilio das fórmulas: Resposta: m = 75 g p1 = 100T = 100T T = 20 = 0,2 T = m ,2 = m = = 75 g m m ,2 FONTE:

11 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA 01.  Calcular a porcentagem, em massa do soluto, de uma solução formada, quando foram utilizados 40g de cloreto de sódio para serem dissolvidos em 60g de água. R: 40%  02. Uma solução aquosa de hidróxido de sódio é preparada, misturando-se 20g de soluto com 140g de solvente. Qual a porcentagem, em massa, do soluto na solução? R: 12.5%  03.  (F.F.O.Diamantina-MG) Quantos gramas de água são necessários, a fim de preparar uma solução a 20% em peso, usando 80g de soluto? R: 320g 

12 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 04.   (PUC-Camp-SP) Tem-se um frasco de soro glicosado, a 5% (solução aquosa de 5% em massa de glicose). Para preparar 1 kg desse soro, quantos gramas de glicose devem ser dissolvidos em água? R: 50g 05.   (E.E.Mauá-SP) Uma solução de um dado soluto foi preparada a partir de 160g de água. Se o título da solução é 0,2, calcule  a massa do soluto. R: 40g  06.   A análise revelou que um vinho contém 48 mL de álcool em cada caneca de 300 mL. Qual o título em volume desse vinho? E em porcentagem? R: 0,16 e 16% 

13 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 07 - Uma solução foi preparada a partir de 160g de H2O e um soluto qualquer. Se o título da solução é de 0,2. Calcule a massa do soluto e a massa total da solução. Resp. 40g e 200g 08 - Determine a porcentagem em massa do soluto de uma solução que contém 75 g de nitrato de prata (AgNO3) dissolvidos em 425 g de água. Resp. 15% gramas de NaOH são dissolvidos em 36 gramas de água. Calcule o título da solução e a porcentagem em massa do solvente. Resp.35,7%

14 FRAÇÃO MOLAR (FRAÇÃO EM QUANTIDADE DE MATÉRIA)
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES FRAÇÃO MOLAR (FRAÇÃO EM QUANTIDADE DE MATÉRIA) Fração molar é um número puro, isso é, sem unidades que expressam a relação entre as partes e o todo de uma solução. Para uma solução, são consideradas duas frações molares: a fração molar do soluto e a fração molar do solvente. A fração molar do soluto (x1 = n1/n = n1 + n2) é a razão estabelecida entre o número de moles de moléculas do soluto e o número total de moles de moléculas da solução. A fração molar do solvente (x2 = n2/n = n1 + n2) é a razão estabelecida entre o número de mols de moléculas do solvente e o número total de mols de moléculas da solução.

15 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES Onde: n1 = número de mols do soluto; n2= número de mols do solvente; x1 = fração molar do soluto; x2 = fração molar do solvente; e n = n1 + n2 = número de mols total da solução. O número de mols pode ser calculado através da razão massa por mol. Assim: n1 = m1/ mol1 e n2 = m2/ mol2 Pode-se provar que para qualquer solução a soma das frações molares (soluto e solvente) é igual a 1. FONTE:

16 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 01.  (PUCC) Se dissolvermos 40 g de hidróxido de sódio em 162 g de água, a quente, a fração molar do soluto será: Dados: Na = 23;  O =16; H = 1  Dados: m1 = 40 g; m2 = 162 g mol1 = 40 g; mol2 = 18 g a) 0, de posse desses dados temos: b) 0, c) 0, n1 = m1 / mol1 = 40:40 = 1 d) 0, n2 = m2 / mol2 = 162:18 = 9 e) n.d.a. logo, x1 = n1/ n1 + n2 = 1/ = 1/10 = 0,1

17 EXERCÍCIO RESOLVIDO 02 : QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 02 : Em uma solução contém 18,0 g de glicose (C6H12O6), 24,0 g de ácido acético (C2H4O2) e 81,0 g de água. Qual a fração molar de ácido acético na solução? ( C = 12 g/mol; H = 1 g/mol; O = 16 g/mol) Cálculo da massa molar: Fazendo uso da relação x1 = n1/ n1 + n2 + n3 Mol 1 = = 180 g temos x2 = 0,4 / 0,1 + 0,4 + 4,5 = 0,4 / 5 = 0,08 Mol 2 = = 60 g Mol 3 = = 18 g Cálculo do nº de mols: n1 = m1 / Mol1 = 18 / 180 = 1/10 = 0,1 n2 = m2 / Mol2 = 24 / 60 = 0,4 n3 = m3 / Mol3 = 81 / 18 = 4,5

18 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA 01 - Uma solução contém 5 mols de moléculas de soluto dissolvidas em 20 mols de moléculas do solvente. Determine as frações molares do soluto e do solvente. Resp. X1 = 0,2 e X2 = 0,8 02 - São dissolvidos 12,6 g de ácido nítrico (HNO3) em 23,4 g de água. Calcule as frações molares do soluto e do solvente dessa solução. Resp. X1 = 0,133 e X2 = 0,866 03 - Em 356,4 g de água são dissolvidos 68,4g de sacarose (C12H22O11). Determine as frações molares da sacarose e da água. Resp. X1 = 0,01 e X2 = 0,999

19 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 04.   Calcular as frações molares do soluto e do solvente em uma solução que contém 117g de cloreto de sódio dissolvidos em 324g de água. R: 0,1 e 0,9 05.   (FURRN adaptado) Qual a fração molar do soluto e do solvente de uma solução preparada tomando-se 3 mols de glicose e 97 mols de água? R: 0,03 e 0,97  06.   Qual a fração molar do componente B numa mistura contendo 4g de A (M=20g/mol) e 8,4g de B (M=28g/mol)? R: 0,6  07.(U.F.Fluminense-RJ) Uma solução contém 18g de glicose (C6H12O6),  24,0g de ácido acético (C2H4O2) e 81,0g de água. Qual a fração molar do ácido acético na solução? R: 0,08 

20 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 08.   (Faap-SP) Uma solução aquosa de NaCl apresenta 11,7% em peso de soluto. Determine as frações molares do soluto e do solvente nessa solução. R: 0,0392 e 0,9608  09. Calcule as frações molares do ácido sulfúrico(H2SO4) e da água (H2O), numa solução que foi preparada pela dissolução de 98 g de ácido sulfúrico em 162 g de água. R: 0,1 e 0,9 10. Uma solução contém 230 g de álcool comum (C2H5OH) e 360 g de água(H2O). Calcule as frações molares do álcool e da água na solução.

21 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES DENSIDADE ABSOLUTA Densidade absoluta (d) de uma solução é a razão estabelecida entre a massa e o volume dessa solução : Podemos expressar matematicamente essa relação da seguinte forma: d = m/v Onde: m = massa da solução; V = volume da solução; d = densidade absoluta da solução. A densidade de uma solução geralmente é expressa nas unidades usuais de massa e volume; por exemplo, se a densidade de uma solução é de 200 g/L, isso significa que cada litro da solução apresenta massa de 200 g.

22 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 01: Calcular a densidade absoluta em g/cm3 e em g/L de uma solução que apresenta massa de 50 g e volume de 200 cm3. Resolução: em g/cm3: d = m/v = 50 g/ 200 cm3 = 0,25 g/cm3 em g/L: d = m/v = 50 g/ 0,2 L = 0,25 g/cm3 = 250 g/L Resposta: d = 0,25 g/cm3 ou d = 250 g/L.

23 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIO RESOLVIDO 02: A densidade absoluta de uma solução é 1,2 g/cm3. Calcule o volume ocupado, sabendo que a massa da solução é 48g. m1 = 48 g d = 1,2 g/cm3 Resolução: de d = m/v obtemos que: v = m/d = 48 g/ 1,2 g/cm3 = 40 cm3 Resposta: 40 cm3

24 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EM SALA DE AULA 1) Uma solução apresenta massa de 30 g e ocupa um volume de 45 cm3 . Qual é a densidade absoluta dessa solução? 2) A densidade absoluta de uma solução é 1,2 g / cm3. Calcule o volume ocupado por essa solução, sabendo que a massa da solução é 48g. 3) A massa de uma solução é 85 g. Calcule o volume dessa solução, que apresenta uma densidade de 2,7 g/ cm3 4) A densidade de uma solução é 0,8 g/L. Determine a massa dessa solução, que apresenta um volume de 700 cm3.

25 QUESTÕES DE VESTIBULAR
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES QUESTÕES DE VESTIBULAR 01. (UFRGS) O soro fisiológico é uma solução aquosa que contém 0,9 % em massa de NaCℓ. Para preparar 200 mL dessa solução, a quantidade necessária de NaCℓ é de aproximadamente: 0,45 g  b) 1,8 g c) 0,09 mol d) 0,18 mol e) 10,6 g.  02 . (UFF-RJ) Dissolve-se 4,6 g de NaCl em 500 g de água “pura”, fervida e isenta de bactérias. A solução resultante foi usada como soro fisiológico na assepsia de lentes de contato. Assinale a opção que indica o valor aproximado da porcentagem, em peso, de NaCl existente nesta solução. a) 0,16%  b) 0,91% c) 0,32%  d) 2,30% e) 0,46% 03. (UFBA) Uma solução de densidade igual a 1,2 g/mL é formada pela dissolução de 10 g de um sal em 290 g de H2O. Calcule, em g/L, a concentração desse sal;

26 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 04. (Fuvest-SP) Em uma indústria, um operário misturou, inadvertidamente, polietileno (PE), policloreto de vinila (PVC) e poliestireno (PS), limpos e moídos. Para recuperar cada um destes polímeros, utilizou o seguinte método de separação: jogou a mistura em um tanque contendo água (densidade = 1,00 g/cm3), separando, então, a fração que flutuou (fração A) daquela que foi ao fundo (fração B). Depois, recolheu a fração B, secou-a e jogou-a em outro tanque contendo solução salina (densidade = 1,10g/cm3), separando o material que flutuou (fração C) daquele que afundou (fração D). (Dados: densidade na temperatura de trabalho em g/cm3: polietileno = 0,91 a 0,98; poliestireno = 1,04 a 1,06; policloreto de vinila = 1,5 a 1,42). As frações A, C e D eram, respectivamente: a) PE, PS e PVC b) PS, PE e PVC c) PVC, PS e PE d) PS, PVC e PE e) PE, PVC e PS

27 QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES 05. (ENCE-UERJ-Cefet-UFRJ) Para a prevenção de cáries, em substituição à aplicação local de flúor nos dentes, recomenda-se o consumo de "água fluoretada". Sabendo que a porcentagem, em massa, de fluoreto de sódio na água é de 2 · 10–4 %, um indivíduo que bebe 1 litro dessa água, diariamente, terá ingerido uma massa desse sal igual a: (densidade da água fluoretada: 1,0 g/mL) a)      2 · 10–3 g. b)      3 · 10–3 g. c)       4 · 10–3 g. d)      5 · 10–3 g. e)      6 · 10–3 g.

28 REFERÊNCIAS DA INTERNET
QUÍMICA – 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES REFERÊNCIAS DA INTERNET acessado em 02/07/2012 acessado em 02/07/2012 acessado em 02/07/2012 : acessado em 06/07/2012 acessado em 06/07/2012 acessado em 06/07/2012

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2A Leandro Maranghetti Lourenço/ GNU Free Documentation License 28/08/2012 2B El Carlos/ GNU Free Documentation License 4A Dorgan/ GNU Free Documentation License 4B Itayba/Disponibilizada por Matanya/ GNU Free Documentation License


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