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PublicouAnavitória Borba Alterado mais de 9 anos atrás
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Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá
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Introdução O tema proposto surgiu da necessidade de se ter um estranhamento da formação de professores pela instituição já mencionada acima. Tendo como mola propulsora os Índices oficiais de defasagem no ensino-aprendizagem de matemática nas escolas de Marabá.
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Esta pesquisa pretende contribuir para uma reflexão sobre as transformações necessárias do curso de Licenciatura Plena em Matemática do Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará e na prática docente dos profissionais que atuam nas escolas pública do 6º ao 9º ano formado por esta instituição de ensino superior.
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Fundamentação teórica
PERRENOUD,Philipe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica.Porto Alegre, Armed Editora, 2002; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profionalização docente, Curitiba: IBPEX, 2004;
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Estrutura da monografia
O 1º capitulo discorre sobre a origem da profissão docente e a escolarização do professor O 2º capítulo , aborda o inicio da idéia de formação de licenciados no Brasil No 3º capítulo,tem-se a atenção voltada à formação do licenciando pleno em matemática no Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará (UFPA-Marabá).
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O 4º capitulo é voltado à atuação do profissional formado no Campus Universitário do Sul e Sudeste do Pará Na conclusão está a minha contribuição pessoal a partir desta pesquisa.
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Metodologia Foram usados às observações diretas e as análises de contextos e entrevistas para uma melhor compreensão dessa formação e atuação deste profissional.
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Conclusão Necessidade de (re)pensar a concepção de formação de professores de matemática. Por quê? O currículo esta pautado na grade curricular O ensino-aprendizagem na instituição está na concepção tecnicista a qual não responde as atuais exigências de um educador Ausência de debates educacionais na área especifica de matemática.
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O profissional (formado) é limitado em intervenções pedagógicas dentro de sua própria especificidade
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Conclusão Os futuros licenciados têm a docência como fuga para o desemprego Os licenciados, quanto menos tempo de docência, mais se tem expectativas de deixar a sala de aula
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Por fim, com o surgimento de novos campos profissionais e a perspectiva de crescimento da região, fica evidente que, se não for criado um plano educacional que valorize de fato o profissional da educação a nível local, haverá problemas de professores comprometidos com o fazer educação, e, em um breve período de tempo, teremos estatísticas finais de escolas com excelentes indicadores de aprovações dos alunos, mas que, no entanto, a qualidade dessa aprovação será duvidosa.
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Fim
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