A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EXPERIÊNCIA DA REPÚBLICA DE IDOSOS DE NITERÓI: UMA ALTERNATIVA DE MORADIA ANAMARIA WAGNER, SUBSECRETÁRIA DE PROJETOS ESPECIAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EXPERIÊNCIA DA REPÚBLICA DE IDOSOS DE NITERÓI: UMA ALTERNATIVA DE MORADIA ANAMARIA WAGNER, SUBSECRETÁRIA DE PROJETOS ESPECIAIS"— Transcrição da apresentação:

1

2 A EXPERIÊNCIA DA REPÚBLICA DE IDOSOS DE NITERÓI: UMA ALTERNATIVA DE MORADIA ANAMARIA WAGNER, SUBSECRETÁRIA DE PROJETOS ESPECIAIS

3

4

5 Objetivo Geral Implementar uma alternativa de moradia para a pessoa idosa independente e em situação de risco social, referenciada na Política Nacional do Idoso, Lei de nº de 04 de dezembro de 1994.

6 Objetivos específicos
Valorizar a autonomia da pessoa idosa através da realização das tarefas diárias, distribuídas e discutidas coletivamente entre os residentes. Reduzir os riscos de isolamento social e agravos à saúde física e mental. Promover o resgate das redes familiares e sociocomunitárias, visando o retorno dos idosos aos seus territórios de origem ou para novos espaços sociais, assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania. Alcançar a desinstitucionalização dos residentes.

7

8 Metodologia A proposta metodológica fundamenta-se em aproximação com a realidade trazida pelos usuários e pela gestão municipal, visando efetivar processos de desinstitucionalização dentro dos princípios de autonomia e cidadania. Após 3 (três) anos de experiência, a partir de março de 2006, surge uma proposta de atuação interdisciplinar denominada GESTÃO COMPARTILHADA, como marco referencial para o desenvolvimento das atividades e com subsídios teóricos, que apresentam abordagens diferenciadas pela diversidade de profissionais.

9 2003 a 2006

10

11 Resultados Promoção de autonomia e independência com os seguinte resultados: 2 (dois) idosos voltaram à instituição de origem, CRS-Itaipú, Fundação Leão XIII, por apresentarem dificuldades de convívio com os demais moradores; 7 (sete) moradores se desinstitucionalizaram, resgatando vínculos parentais ou de amizade; 4 (quatro) moradores conquistaram aposentadoria ou BPC, e alugaram espaço próprio; 2 ( dois) moradores foram encaminhados à casas geriátricas.

12 Conclusões Esta experiência piloto demonstrou a necessidade de:
consolidar redes intersetoriais que viabilizem e sustentem este equipamento; estabelecer condicionalidades e contrapartidas legais na entrada dos moradores na República; disponibilizar acessos de saída, efetivando parcerias ou consórcios em casas geriátricas para encaminhar os idosos que se tornam semidependentes e sem laços familiares; avaliar constantemente a forma de gerenciar uma República de Idosos, que se fundamenta no respeito às diversas formas de envelhecer e na heterogeneidade social, acreditando na capacidade destas pessoas de Reinventar a sua Velhice.

13 Desafios É uma experiência piloto;
articulação às Redes de Serviços Locais; identificação de oportunidades; preocupação em documentar à experiência; otimização de recursos; monitoramento e avaliação numa perspectiva articulada, participativa e qualitativa; viabilização às “portas de saída”, importância dos consórcio; incentivos à desinstitucionalização.

14 OBRIGADO Tel. 21-2620.0403 Ramais: 260 e 261 Fax: 21-2717.7223
Informações Tel Ramais: 260 e 261 Fax: Rua Visconde de Sepetiba 987/6°, Centro Niterói, , RJ

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26 Referências: CAMARANO, Ana Amélia; Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60?, Rio de Janeiro: IPEA, DEBERT, Guita Grin. A Reinvenção da Velhice, EDUSP: FAPESP, São Paulo, DOMINGUES DOS SANTOS, Felipe; Família e Redes de Parentesco em uma Política da Velhice; Dissertação de Mestrado em Antropologia, UFF, IBGE, Censo Demográfico 2000, Rio de Janeiro. PROJETO Reviver Convivendo: Diretrizes e Normas para o Trabalho com os Idosos na Fundação Leão XIII. Organizadores: Equipe técnica da FLXIII, Rio de Janeiro, 1996.


Carregar ppt "A EXPERIÊNCIA DA REPÚBLICA DE IDOSOS DE NITERÓI: UMA ALTERNATIVA DE MORADIA ANAMARIA WAGNER, SUBSECRETÁRIA DE PROJETOS ESPECIAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google