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Cap. 3_Sobre a ética protestante no capitalismo de Marx Weber A sociologia Weberiana se inspira numa filosofia existencialista que propõe uma dupla negação:

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1 Cap. 3_Sobre a ética protestante no capitalismo de Marx Weber A sociologia Weberiana se inspira numa filosofia existencialista que propõe uma dupla negação: nenhuma ciência deverá dizer ao homem como deve viver ou ensinar às sociedades como devem se organizar Todo pensamento causal de Weber se exprime em termos de probabilidade ou oportunidades. A ação é produzida pela moral da responsabilida de e pela moral da convicção e a ética da responsabilida de se preocupa com a eficácia e se define pelas escolhas dos meios ajustados ao fim que se pretende. Outro aspecto importante de weber é que ele dedica ao estudo da religião, especialmen toe do protestantis mo Max Weber deu novo sentido a doutrina luterana da vocação. Segundo essa doutrina, o homem deve viver para a glória de Deus não só em sua vocação religiosa, como também em seu trabalho secular A religião se encontra na base da escolha da formação profissional e das atividades comerciais A relação que existe entre a religião e o acúmulo de capital consiste em que o protestantismo puritano era portador de um certo espírito próprio para o desenvolvimento do capitalismo Weber concluiu que esta moralidade prática de base ascética levou a um sistemático desprezo pela riqueza e o ardor pelo trabalho. O Puritano recusa-se a gozar os benefícios da riqueza e o perigo da ociosidade. o resultado dessa ética é a acumulação de bens Cap. 2_Aspectos relevantes para formação da ética em João Calvino A cosmovisã o que traduz os valores e até mesmo as ideologiasd e um determina do povo ou grupo social é a base para construção da ética ou moral desse povo ou grupo A ética Calvinista éderivada dos preceitos contidos nas Sagradas Escrituras do Velho e Novo Testament os O amor ao próximo deve ser manifestad o por meio do trabalho em favor do bem estarda comunidad e Calvino propos a distinção entre igreja e estado, sendo por esta razão o precursor dos limites entre a ética da vida pública e a ética da vida privada. Calvino considerava todos aqueles que trabalhavam "operários de Deus". Possivelment eele seguiu a lógica Luteranaque considerava como vocaçãotodo trbalho, religioso ou não, que fosse realizado para glória de Deus. Cap. 1_Esboço esquematico da vida e obra de João Calvino Morte da mae Casamento do pai com mulher refinada, ajudando assim na sua educação Produção de uma espiritualida de profunda, riquissima vida interior Viagem a Paris a estudos Encontro com Noel Beda e aprendiZad o da arte da argumenta ção Crise entre seu pai e a igreja causam sua excomun hão, levando-o mais tarde a se afastar do conserva dorismo Estudo do direito e ao mesmo tempo do grego com o alemão Melchior Wolmar que tinha tendencias luteranas Morte do pai, doutorad o em direito, e dedicação total ao estudo das linguas e literatura interesse ao luteranismo 1532 publicaçã o de seu primeiro livro, com forte tendência s protestan tes Expulso de paris com a cabeça a premio e aproximaçã o ao grupo protestante Publicaçã o de suas Institutas em Basel Volta a Genebra e encontro com Guilherme Farel um evangelista que o convence a permanecer em genebra e evangelizar Exilio em Estrasburgo, e fica conhecendo aquela que viria a ser sua esposa Idelete Bure. Por intermédio dos Sindicos e Conselheiros de Genebra Calvino retorna a Genebra, para cumprir o que ele auto afirma de vocação a qual Deus lhe reservara. Inauguraçã o da academia de Genebra http://www.miniweb.com.br/historia/artigos/i_moderna/pdf/maspoli.pdf


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