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Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

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1 Colaboração e co-criação em redes sociais

2 Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo relevante

3 Retomando Chegamos a conclusão que: Fotos e vídeos chamam mais atenção que textos.. Que dependendo da plataforma, devemos trabalhar o conteúdo...

4 Isso basta?

5 Eu suponho que não! Se os consumidores vivem em um universo audiovisual, aquilo que queremos vender deve chamar mais que atenção! Concordam?

6 Antes de prosseguirmos, me digam: por que os jogos são tão fascinantes?

7 Vamos listar:

8 Diante disso, podemos chegar a conclusão de que o nosso consumidor quer mais que um conteúdo atrativo e relevante, certo?

9 Pra começar, vamos considerar: O nosso consumidor não é passivo, nem ativo, ele é CRIATIVO e quer ser visto desta forma. Ele quer ser instigado Ele quer que o seu trabalho seja melhor que o do vizinho Ele quer sempre ganhar alguma coisa! Lembram dos jogos?

10 O que podemos fazer? 1. Proporcionar plataformas de redes – os consumidores gostam de estar em rede com pessoas que têm interesses e desejos similares com os seus. As organizações podem potenciar este desejo ao criar comunidades de indivíduos com similaridade de gostos.

11 2. Usar blogs e outras ferramentas de social media para engajar os consumidores – os consumidores sentem-se mais envolvidos com os produtos e organizações quando lhes é permitido submeter o seu feedback. O que podemos fazer?

12 3. Integrar as ferramentas de promoção tradicional como as da internet para engajar os consumidores – as pessoas estão mais inclinadas a falar através de passa-palavra e no social media sobre um produto quando estão engajadas com este. O que podemos fazer?

13 4. Facultar informação – os consumidores estão mais inclinadas a falar acerca das empresas ou produtos quando sentem que sabem muito sobre estas. O que podemos fazer?

14 5. Ser escandaloso – as pessoas têm uma maior vontade de falar acerca de coisas que acham, de certa forma, escandalosas. O que podemos fazer?

15 6. Dar exclusividade – as pessoas gostam de se sentir especiais e esse sentimento pode ser reforçado através da oferta de produtos, informação e ofertas especiais que estão disponíveis para um grupo exclusivo de consumidores. O que podemos fazer?

16 Um exemplo

17 Gerando suspense

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19

20 Novo álbum de Thom Yorke é o 1º torrent pago da história O BitTorrent, plataforma que há anos é o maior expoente da pirataria, parece dar seus primeiros passos para que artistas possam ganhar dinheiro com o compartilhamento p2p. É o caso de Thom Yorke, vocalista do Radiohead, que lançou seu novo álbum, “Tomorrow's Modern Boxes”, por meio do serviço do BitTorrent cobrando US$ 6 pelo download. É o primeiro torrent pago da história, segundo o BitTorrent. O formato possui algumas vantagens para o artista, que pode entregar o conteúdo diretamente aos consumidores sem intermediários e ainda receber por isso. Além disso, graças ao modo como funciona os torrents, não há custos de armazenamento do álbum, já que toda a distribuição é feita pelos usuários que possuem o álbum guardado em seu computador e o compartilham com aqueles que tentam baixá-lo.

21 Polyfauna

22 O pacote do torrent oferece o álbum, composto de 8 músicas, e um videoclipe. O BitTorrent possui um sistema de distribuição legítima de música, chamado BitTorrent Bundles, e Yorke não é o primeiro a experimentá-lo. No entanto, artistas como Moby e Madonna também publicaram álbuns na plataforma, mas de forma gratuita. “É um experimento para ver se as mecânicas do sistema são algo que o público em geral consegue compreender”, afirma Yorke, reconhecendo que o uso do torrent de forma comercial ainda é estranho para o público. “Se funcionar bem, pode ser uma forma eficiente de entregar algum controle do comércio na internet de volta às pessoas criativas”, completa ele. Yorke e sua banda, o Radiohead, já são familiares com novas formas alternativas de distribuição. Em 2007, os fãs poderiam pagar o que quisessem pelo álbum In Rainbows. Recentemente, a banda lançou material inédito por meio de um aplicativo próprio para smartphones. Novo álbum de Thom Yorke é o 1º torrent pago da história

23 E quanto as empresas com as quais trabalhamos? O que podemos fazer por elas?

24 Suponhamos a sua empresa quer: 1.transformar seu consumidor em um propagador de sua marca; 2.Estreitar o relacionamento com o consumidor; 3.Conhecer o consumidor melhor; 4.Coletar feedbacks para trabalhar novas campanhas ou novos produtos.

25 Exercício: Fazendo com que o consumidor se envolva Imaginem uma ação de comunicação para a empresa que escolheram, mas para isso: Definam uma rede social a ser utilizada. Definam o objetivo da ação Definam como o consumidor vai colaborar Definam o que ele vai ganhar com essa colaboração Definam como vai ser o feedback que o consumidor vai receber.


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