A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Transportes Intermodais, Multimodais e Internacionais Aula 11 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Transportes Intermodais, Multimodais e Internacionais Aula 11 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Transportes Intermodais, Multimodais e Internacionais Aula 11 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes

2 Composição de Modais Os tipos de modais usados no transporte de cargas, apresentam custos e características operacionais diferenciadas, tornando-os mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Todas as modalidades possuem vantagens e desvantagens dependendo do tipo de carga a ser transportada. A melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas, capacidade dos equipamentos, versatilidade, segurança e rapidez, muitas vezes envolve a composição desses modais.

3 Composição de Modais Qual a diferença entre transporte Intermodal e Multimodal? Intermodalidade: Caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Multimodalidade: Existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino. Este documento é emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custodia (Lei 9.611/98 e Resolução ANTT 794/04).

4 Composição de Modais Transporte Multimodal de Cargas:
É regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, da origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade de um Operador de Transporte Multimodal - OTM.  Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas: Evidencia o contrato de transporte multimodal e rege toda a operação de transporte, desde o recebimento da carga até sua entrega no destino, podendo ser negociável ou não, a critério do expedidor. 

5 Vantagens do Transporte Multimodalidade
Composição de Modais Vantagens do Transporte Multimodalidade Contratos de compra e venda mais adequados; Melhor utilização da capacidade disponível da matriz de transporte; Utilização de combinações de modais mais eficientes energeticamente; Melhor utilização das tecnologias de informação; Ganhos de escala e negociações do transporte; Melhor utilização da infra-estrutura para as atividades de apoio, tais como armazenagem e manuseio; Redução dos custos indiretos.

6 Transporte Combinado ou Bi-modal
O transporte Bi-modal pode ser entendido como a não ocorrência de “quebra da carga” quando o transporte da mercadoria se faz, no mínimo, por dois modais distintos (transporte combinado), desde o momento da carga até à descarga.

7 Transporte Combinado ou Bi-modal
É o transporte de um veículo de transporte por outro. Por exemplo: uma carreta transportada por um vagão ferroviário. Esse tipo de transporte combina as vantagens oferecidas pelas ferrovias com a facilidade de distribuição dos veículos rodoviários. No modal rodoviário, tem-se acesso a variados pontos de carga e descarga, enquanto no modal ferroviário podem ser formados comboios, obtendo-se economia e segurança em longas distâncias.

8 Transporte Combinado ou Bi-modal Trailer on flatcar (TOFC)
Carreta (semi-reboque) transportada sobre vagão plataforma Modelo de plataforma de embarque


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Transportes Intermodais, Multimodais e Internacionais Aula 11 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google