A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4º Período Ciências Contábeis Aulas 01 e 02 / 05.08.2014 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4º Período Ciências Contábeis Aulas 01 e 02 / 05.08.2014 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1."— Transcrição da apresentação:

1 4º Período Ciências Contábeis Aulas 01 e 02 / 05.08.2014 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1

2 1.Apresentação do Professor. 2.Apresentação da Disciplina: Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 2.1 Responsabilidade Social 2.1 Responsabilidade Ambiental 2.3 Projetos Sociais 2.4 Marketing Social 2.5 Empreendedorismo Social 2.6 Noções de Contabilidade Social e Ambiental 2.7 Balanço Social 2.8 Legislação Aplicável Atividades Extra-Classe 2

3 3. Apresentação das Bibliografias Básica e Complementar: FERREIRA, Araceli Cristina de Sousa. Contabilidade ambiental: uma informação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Atlas, 2007. PAIVA, Paulo Roberto de. Contabilidade ambiental: evidenciação dos gastos ambientais com transparência e focada na prevenção. São Paulo: Editora Atlas, 2003. ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2001. BARBIERI, José Carlos; Cajazeira, Jorge Emanuel Reis. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. REBELLO Filho, Wanderley ; BERNARDO, Cristianne. Guia prático de direito ambiental. 2 ed. Rio de Janeiro: Lunen Juris, 1999. BRANCO, Samuel Murgel. O meio ambiente em debate. São Paulo: Moderna, 1997 3

4 4. Apresentação do Sistema de Avaliação: 4.1 – Primeiro Bimestre Exercícios de classe valendo 2,0 pontos; Elaboração de um artigo por grupo de três alunos, em parceira com a disciplina de Custos. Nesta fase, o aluno deve entregar a introdução e a metodologia a ser aplicada na pesquisa, valendo 2,0 pontos; Avaliação bimestral,valendo 6,0 pontos na data estipulada em calendário. 4.2 – Segundo Bimestre Exercícios de classe valendo 2,0 pontos; Finalização e apresentação do artigo iniciado no primeiro bimestre. Nesta fase, o aluno deve entregar o referencial teórico, valendo 2,0 pontos; Avaliação bimestral,valendo 6,0 pontos na data estipulada em calendário. 4

5 5. Informações Adicionais: – Horário das aulas: 18:50 às 20:30h – Faltas: máximo 25% da carga horária – Chamada e diário online – Uso de componentes eletrônicos – Atividades extras: importância e prazos de entrega; – Orientação de artigo – Dúvidas e questionamentos – Assinatura do termo de conhecimento. 5

6 NOSSA AULA COMEÇA AGORA... http://vimeo.com/24857305 A história das coisas..\..\..\..\Meus vídeos\A história das coisas MELHOR VERSÃO.wmv Comentários: “O Contador ao tratar do relato e da mensuração dos eventos econômicos das organizações que tenham relação direta ou indireta com o meio ambiente, sejam públicas ou privadas, deve antes conhecer o contexto em que os problemas ambientais ocorrem.” Ferreira, 2007. 6

7 Vamos fazer um teste para sabermos o quanto somos sustentáveis? Se preocupar com o meio ambiente e cuidar dele é uma obrigação de todos, pois é nele que vivemos e é de seus recursos que dependemos para viver e sobreviver. Porém, nem todo mundo tem essa consciência, há muitas pessoas que ainda não despertaram para a importância das práticas sustentáveis. Responda as perguntas anotando suas respostas para conferir sua pontuação no final. Questão número 1: Você já ouviu falar em sustentabilidade? a) sim, várias vezes. b) não, nunca ouvi. c) sim, poucas vezes. Questão número 2: O que você entende por sustentabilidade? a) É uma prática de desenvolvimento que não prejudica o meio ambiente. b) É uma forma de viver bem. c) É só uma expressão que está na moda. 7

8 Questão número 3: O que você faz com o lixo de sua casa? a) separo para coleta. b) jogo em um terreno baldio. c) coloco em um saco de lixo sem separá-lo. Questão número 4: Enquanto você escova os dentes: a) Deixa a torneira aberta. b) Abre só para lavar a boca. c) Nunca prestou atenção nisso. Questão número 5: Como você faz para limpar o quintal ou a área de sua casa? a) Varro para recolher o lixo e depois reutilizo a água da máquina de roupa para lavá-lo. b) Jogo água com a mangueira até o lixo correr para o ralo. c) Varro, recolho o lixo e lavo com mangueira. 8

9 Questão número 6: O que você faz com os objetos que já não usa mais? a) Joga fora. b) Reutiliza de alguma maneira ou mesmo recicla. c) Doa para alguém. Questão número 7: Como você utiliza a luz de sua casa? a) Acende todas as lâmpadas. b) Acende apenas de alguns cômodos. c) Acende apenas do cômodo em que você estiver. Questão número 8: Que tipo de lâmpadas você tem em casa? a) lâmpadas comuns. b) lâmpadas fluorescentes. c) lâmpadas fluorescentes e comuns. 9

10 Questão número 9: Como você utiliza os produtos de limpeza em sua casa? a) Utilizo todos os dias, mas em quantidade pequena. b) Faço uso apenas em casos de real necessidade. c) Utilizo todos os dias em quantidade grande para limpar bem a casa. Questão número 10: Que tipo de alimentos você costuma consumir? a) Os enlatados e congelados. b) Os naturais. c) Os naturais e enlatados. 10

11 Gabarito – Confira quantos pontos você fez 1- a) 3 b) 1 c) 2 2- a) 3 b) 2 c) 1 3- a) 3 b) 1 c) 2 4- a ) 1 b) 3 c) 2 5- a) 3 b) 1 c) 2 6- a) 1 b) 3 c) 2 7- a) 1 b) 2 c) 3 8- a) 1 b) 3 c) 2 9- a) 2 b) 3 c) 1 10- a) 2 b) 3 c) 1 11

12 INTRODUÇÃO À DISCIPLINA: Como tudo começou? -Nos anos 60, Paulo Freire já colocava em prática um método educacional que partia da interação entre o aluno e seu meio, sua comunidade. - (1968): O marco da preocupação da natureza se iniciou oficialmente com os denominados “Clubes de Roma”. -O primeiro relatório produzido foi denominado “The limits to growth”. ( Os Limites do Crescimento) - A conferência de Estocolmo pode ser considerada um marco histórico e político internacional para o surgimento de políticas de gerenciamento ambiental. 12

13 O objetivo primordial da Educação Ambiental é revolucionar os indivíduos em suas subjetividades e práticas nas estruturas sociais-naturais existentes. Ou seja, estabelecer processos educativos que favoreçam a realização do movimento de constante construção do nosso ser na dinâmica da vida como um todo e de modo emancipado. O maior desafio, quando se trata de discutir a questão ambiental, é o de compatibilizar o crescimento econômico com a preservação ambiental. 13

14 As demonstrações contábeis podem ser o canal adequado para tais evidencias, principalmente porque nestes estão contidos todas as informações pertinentes à situação patrimonial e desempenho da empresa em um determinado período. A adição das informações de natureza ambiental viria a enriquecer tais demonstrações, como também permitiria aos usuários melhores condições de acesso à informação para avaliar a grandeza dos investimentos ambientais comparativamente ao patrimônio e aos resultados no período. 14

15 Portanto, a participação da contabilidade é de extrema importância, pois vai despertar o interesse para as questões ambientais, ajudando a classe empresarial a implementar em sua gestão empresarial a variável ambiental, não apenas para constar na legislação, mas por uma verdadeira conscientização ecológica. Porém, o desafio para nós, contadores, fazer uma contabilidade adequada ao um modelo ambiental, integrada e competitiva que compreenda movimentos econômicos, movimentos operativos e movimentos ambientais. 15

16 Texto da aula: A Carta da Terra 16


Carregar ppt "4º Período Ciências Contábeis Aulas 01 e 02 / 05.08.2014 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google