A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUTECH Especialização em Informática na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUTECH Especialização em Informática na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 EDUTECH Especialização em Informática na Educação
Recursos Tecnológicos II Prof. Anselmo C. de Paiva Depto de Informática - UFMA

2 Ementa Oficial Introdução a projetos pedagógicos pela internet.
Criação de um site Introdução ao Microsoft Frontpage e dreamweaver. Lógica de construção de páginas multimídia, técnicas e recursos de edição de som, imagens, inserção de vídeo, textos, animação e banco de dados, utilizados na construção de aulas, testes e desafios para serem desenvolvidos pelos alunos, a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, desenvolvimento de projetos pedagógicos. Projetos de grupos cooperativos e e-book Iniciação à animação. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

3 Ementa Proposta Multimídia, Hipermídia e Educação O que é multimídia.
Os aplicativos. O som. A música e a voz. As imagens. Os desenhos. O vídeo. A animação. Infra-estrutura para multimídia Multimídia na Internet Noções de Realidade Virtual Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

4 Bibliografia Wilson de Pádua Paula Filho. Multimídia: Conceitos e Aplicações. LTC Editora. Rio de Janeiro - RJ, 2000. Kristina Hooper, "Multimedia in Education", in Interactive Multimedia: Visions of Multimedia for Developers, Educators, & Information Providers Microsoft Press, Redmond, 1988. Sites da web Notas de aula do professor Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

5 Avaliação Trabalho : Seminários:
Desenvolvimento de um site com recursos multimídia Seminários: Temas envolvendo multimídia e educação Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

6 Pausa 1 Apresentação da turma
Definição dos objetivos e programa real da disciplina Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

7 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Papel da Tecnologia
Antes: ajudar a ampliar a força física, capacidade de locomoção e o poder de nossos órgãos dos sentidos Atualmente: computador representa tecnologia que amplia a capacidade de conhecer: obter, representar, armazenar, processar, e disseminar o conhecimento Computador é a principal tecnologia da Soc. Do Conhecimento (V. Bush, D. Engelbart) Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

8 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Papel da Tecnologia
Computador tornou possível a convergência das mídias ou tecnologias de comunicação: o texto, o som, a imagem meio de COMUNICAÇÃO Engloba correio, telégrafo, telex, telefone, fax, e boa parte da imprensa No futuro: englobará o rádio, a televisão e o vídeo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

9 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Mídia (Aurélio)
conjunto dos meios de comunicação, incluindo indistintamente, diferentes veículos, recursos e técnicas, como, p. ex., jornal, rádio, televisão, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, mala-direta, balão inflável, anúncio em site, etc. conjunto de meios de comunicação selecionados para a veiculação de mensagem ou de campanha publicitária. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

10 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Mídia
Mídia digital. baseada em tecnologia digital: Internet e TV digital. utiliza gravação digital de dados: CD-ROM, disquete Mídia eletrônica. inclui o rádio, a televisão, o cinema e outros recursos audiovisuais Mídia impressa. inclui jornais, revistas, mala-direta, folder, catálogo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

11 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Mídia
Meio usado para representação, armazenamento, distribuição e apresentação de informação Saída utilizada para gerar a informação definindo assim o tipo de elemento tecnológico (vídeo, som, gráfico ou texto) utilizado na informação Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

12 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Comunicação Multimídia
Comunicação utilizando, de forma coordenada, vários tipos de dados multimídia nas aplicações e sistemas informatizados [Blakowski, 96] Uma composição de diversos tipos de base de mídia (vídeo legendado) ou para a produção simultânea de diferentes entidades perceptíveis num espaço físico comum (uma apresentação áudio-visual num computador) [Bordegoni, 87] Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

13 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Conceito de Multimídia
integração no computador de dois ou mais meios de comunicação (mídias) combinação da capacidade de: Comunicação da televisão e do vídeo Interação e busca de informações do computador Transmissão de informações do telefone Outras formas de comunicação??? Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

14 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Conceito de Multimídia (cont.)
Multimídia é o conjunto de tecnologias que, sob o controle do computador, permitem: A captura, o armazenamento, e o processamento da informação numa forma multi-sensorial e integrada, adequada ao seu conteúdo Sua transmissão, recuperação e apresentação de maneira intuitiva, associativa e interativa. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

15 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Integração das Mídias
Meios de Comunicação Impressos Livro, Revista, Jornal, etc. Meios de Comunicação Sonoros Disco, Rádio, etc. Meios de Comunicação Visuais Estáticos Gráfico, Desenho, Pintura, Fotografia, etc. Meios de Comunicação Visuais Dinâmicos Animação, Cinema, Vídeo, TV, etc. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

16 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologias Envolvidas
Imprensa / Livro / Revista / Jornal Rádio / Disco / Fita / Som Desenho / Gráfico / Transparência Fotografia /Slide Cinema / Televisão / Vídeo Telefone / Fax Computador Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

17 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Natureza das Informações
Texto Gráficos, Ilustrações, Desenhos Animações (Desenhos em Movimento) Áudio (Voz, Música, Efeitos Especiais) Fotografias (Imagens Reais Estáticas) Vídeo (Imagens Reais Dinâmicas com Som) Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

18 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Hipertexto
Modelo para estruturar documentos de maneira não-linear usando os conceitos de nós, elos e âncoras “tecnologia que habilita intrinsecamente a leitura não-seqüencial, em contraste com a forma de leitura seqüencial disponível nos livros-texto.“ (Nielsen) Motivação: Mente humana organiza informações de maneira associativa... formando uma rede Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

19 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Hipermídia
Hiperdocumento que contém links não somente para documentos textuais, mas também para documentos em outras mídias - sons, imagens, e filmes Possibilita uma nova forma de pensar, organizar e comunicar, habilitada tecnologicamente Hiperdocumentos multimídias Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

20 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação História
Vannevar Bush propôs Memex Ted Nelson inventou a palavra "hipertexto" The Hypertext Editing System e FRESS, Brown University, Andy van Dam Demonstração do sistema NLS, por Doug Engelbart, no FJCC ZOG (agora KMS): CMU Aspen Movie Map, primeiro vídeo-disco hipermídia ; Andy Lippman, MIT Architecture Machine Group Filevision, de Telos; base de dados hipermídia limitada, disponível amplamente para o Macintosh Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

21 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação História
1985 -Symbolics Document Examiner, Janet Walker 1985 -Intermedia, Brown Univ., Norman Meyrowitz OWL introduz Guide, primeiro hipertexto disponível em larga escala 1987 -Apple introduz HyperCard, Bill Atkinson 1987- Hypertext'87 Workshop, North Carolina 1991-WWW no CERN torna-se o primeiro hipertexto global, Tim Berners-Lee 1992-Revisão de livros do jornal "New York Times" cobre história sobre ficção hipertextual 1993-Mosaic , NCSA Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

22 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Hiperdocumento
Uma unidade de conteúdo do documento: uma página, um parágrafo, etc Elo ou Link Ligação entre dois nós. Pode ser uni ou bidirecional Âncora Ponto do documento onde inicia-se (âncora origem) ou termina (âncora destino) um elo Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

23 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Exemplo de Hiperdocumento
Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

24 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Multimídia e Educação
afeta profundamente a educação tecnologia essencial na reengenharia da educação um conjunto integrado de tecnologias que, individual ou isoladamente, já têm enorme relevância para a educação, e que, reunidas, poderão revolucioná-la Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

25 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Educação
Experiência Multissensorial Deve envolver a maior parte dos sentidos Experiência Integrada Os Sentidos O Intelecto A Emoção A Vontade Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

26 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Adequação ao Conteúdo
O texto é adequado para a comunicação de muitos conteúdos, mas não de todos A palavra e o som são adequados para conteúdos em que o texto pode não servir bem A imagem, dizem, vale mais do que mil palavras, mas tem suas limitações A integração de tudo isso permite que se utilizem os meios de comunicação mais adequados para um dado conteúdo MULTIMÍDIA Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

27 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Vantagens
Metáfora adequada Interface amistosa Facilidade de navegação Dispensa ajudas (Helps) Interatividade Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

28 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Interatividade
A interatividade é a maior colaboração que o computador traz ao processo. Ela envolve a possibilidade de: Buscar, pesquisar e selecionar informações Interromper e prosseguir de onde se parou Voltar ao que já se viu, saltar para frente, passar os olhos pelas informações Marcar, anotar, cruzar referências Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

29 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Aplicações
Apresentações (em substituição a transparências, slides, vídeo) Demonstrações (em substituição a demonstrações ao vivo) Quiosques de Informação (em substituição a painéis, vídeo) Propaganda e Marketing Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

30 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Aplicações
Publicações Enciclopédias Catálogos Manual de Operações Periódicos, Revistas, Jornais, etc. Propostas (e.g., na área de Arquitetura e Engenharia) Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

31 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Aplicações
Educação (em substituição a aula convencional, vídeo, CAI) Treinamento (em substituição a aula convencional, vídeo, CBT) Documentação, Ajuda e Suporte Online Entretenimento Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

32 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia
Componente Textual Hardware: Scanners Discos Ópticos (esp. CD-ROMs ou RW) Software: Optical Character Readers (OCRs) Indexadores de Texto Recuperadores de Texto Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

33 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia
Componente Gráfico e de Animação Hardware: Scanners Tabletes Digitalizadores Canetas, Lápis, Pincéis Eletrônicos Software: Geradores de Gráficos Ilustradores Pintores Geradores de Efeitos Tridimensionais Geradores de Animação Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

34 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia
Componente Som Formatos do Som Digital CD-DA MIDI Wave Componente Som do Tipo CD-DA Hardware: Drive de CD-ROM Software: “Caixa de Música” (Emulador de Toca-discos Laser) Misturador Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

35 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia
Componente Som do Tipo MIDI Hardware: Placa de Som com Sintetizador MIDI Software: Mapeador de Sons MIDI Misturador Componente Som do Tipo “Wave” Hardware: Placas de Som; Microfones e Alto-Falantes Gravadores e Reprodutores de Som do Tipo “Wave” Editores de Som do Tipo “Wave” e Misturador Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

36 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia
Componente Fotografia Hardware: Scanners CD-ROMs (Photo CD) Câmeras Digitais Câmeras de Vídeo e Placas Digitalizadoras Software: Editores de Fotografias Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

37 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Tecnologia
Componente Vídeo Hardware: Fonte de Vídeo (Câmera de Vídeo, Sintonizador de TV, Vídeo-disco, Vídeo-Cassette, etc.) Placa de Digitalização Placa de Compressão e Descompressão Software: Captura Exibição Edição Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

38 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Requisitos Técnológicos
Armazenamento som estéreo: 1 min (CD-DA) ~ 10 MB 1 hora (CD-DA) ~ 600 MB vídeo de qualidade: 1 seg. ~ 27 MB 30 seg. ~ 810 MB Transmissão (“Throughput”) Discos rígidos : ~ 7 MB/seg Drives de CD-ROM: ~ 150 a 300 KB/seg Barramentos: ~ 2 a 8 MB/seg Redes Locais Ethernet : ~ 10 Mbits/seg ~ 1 a 1.25 MB/seg Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

39 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Problemas
Ausência e Multiplicidade de padrões Definição da Nova Linguagem Livro, Revistas, Jornais ? Cinema, Televisão, Vídeo ? Telefone ? Algo Novo ? Formação de Recursos Humanos para Produzir (Projetar, Desenvolver, Distribuir) e Utilizar Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

40 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Realidade Virtual
Multimídia despreza o olfato e paladar, além de subutilizar o tato; Utilização plena dos 5 sentidos Próxima tecnologia a influenciar decisivamente a educação. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação

41 1 - Multimídia, Hipermídia e Educação Primeiro Trabalho
Seminários sobre software para tratar vídeo, imagem, som, gráficos, etc. Data da Apresentação: Proxima segunda feira. Prof. Anselmo C. de Paiva - DEINF-UFMA - Multimídia para Educação


Carregar ppt "EDUTECH Especialização em Informática na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google