A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA

2 CONCEITOS “…procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento” (ANDER EGG apud LAKATUS, 1999). “Procedimento formal, com método de pensamento critico, que permite um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais” (MARCONI & LAKATUS, 1999:17).

3 COMO DESENVOLVER UMA PESQUISA?
PROJETO Seleção do problema. Definição e diferenciação do problema. Levantamento de hipóteses*. Coleta, sistematização e classificação dos dados. Analise e interpretação dos dados. Relatório final da pesquisa.

4 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA
Procedimento sistematizado. Exploração técnica, sistemática e exata. Pesquisa lógica, objetiva e verdadeira. Organização quantitativa dos dados Relato e registro meticulosos e detalhados.

5 OBJETIVOS DA PESQUISA Gerar e adquirir novos conhecimentos sobre si mesmo ou sobre o mundo em que vive. Responder a questionamentos (explicar e/ou descrever). Resolver problemas. Atender à necessidades de mercado.

6 TIPOS DE PESQUISAS Quanto a sua natureza:
PURA ou BÁSICA: busca do saber, com o objetivo de melhorar o conhecimento. PRÁTICA ou APLICADA: busca para a solução de problemas concretos e imediatos. Aplicadas com determindado objetivo prático

7 TIPOS DE PESQUISAS Quanto a abordagem do problema:
PESQUISA QUANTITATIVA: considera tudo que pode ser quantificável. PESQUISA QUALITATIVA: considera a relação dinamica entre mundo real e o sujeito que não pode ser traduzido em números.

8 TIPOS DE PESQUISAS Quanto aos seus objetivos PESQUISA EXPLORATÓRIA
PESQUISA DESCRITIVA PESQUISA EXPLICATIVA

9 TIPOS DE PESQUISAS PESQUISA EXPLORATÓRIA
Primeira aproximação com o tema Buscar informações sobre o assunto que se vai investigar; Facilitar a delimitação do tema da pesquisa; Descobrir um novo tipo de enfoque para o assunto. Através da pesquisa exploratória, avalia-se a possibilidade de desenvolver um bom trabalho, estabelecendo-se os critérios a serem adotados, os métodos e as técnicas adequadas.

10 TIPOS DE PESQUISAS PESQUISA DESCRITIVA:
Os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira sobre eles. Ex: pesquisas de opinião, mercadológicas, os levantamentos socioeconômicos e psicossociais. Em sua forma mais simples, as pesquisas descritivas aproximam-se da exploratórias. Em outros casos, quando ultrapassam a identificação das relações entre as variáveis, procurando estabelecer a natureza dessas relações, aproximam-se das pesquisas explicativas.

11 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA EXPLICATIVA:
Registra, analisa, classifica e interpreta os fenômenos estudados, além de identificar seus fatores determinados. Objetivo: aprofundar o conhecimento da realidade, procurando a razão, o “porquê” das coisas. A maioria das pesquisas explicativas utiliza o método experimental, que possibilita a manipulação e o controle das variáveis estudadas. Visa explicar e criar uma teoria a respeito de um fato/fenômeno/processo

12 TIPOS DE PESQUISA Quanto aos procedimentos técnicos
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PESQUISA DOCUMENTAL PESQUISA EXPERIMENTAL ESTUDO DE CASO

13 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PESQUISA DOCUMENTAL
Utiliza como base os livros e os periódicos cientificos. PESQUISA DOCUMENTAL Assemelha-se à pesquisa bibliográfica, todavia as fontes que a constituem são documentos e não apenas livros publicados e artigos científicos.

14 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA EXPERIMENTAL
O experimento é o mais tradicional meio de se realizar uma pesquisa. Consiste na tentativa de estabelecer uma relação de causa e efeito nas variáveis investigadas. PESQUISA GENUINAMENTE EXPERIMENTAL Constituição de dois grupos: um grupo de experimento e um grupo de controle, a inclusão dos indivíduos nos grupos deve ocorrer de modo aleatório. Após a definição dos grupos, submete-se o grupo de experimento a certos aspectos ou condições (ambientais, por ex.), enquanto o grupo de controle permanece em condições normais..

15 TIPOS DE PESQUISA PESQUISA PRÉ EXPERIMENTAL
Não há comparação entre dois grupos, porque não há grupo de controle; A pesquisa é realizada com um único grupo, mudando- se apenas as condições deste grupo. PESQUISA QUASE EXPERIMENTAL O pesquisador tenta ajustar o delineamento para ambientes mais semelhantes à realidade e, ainda assim, controlar o máximo possível os efeitos de variáveis intervenientes.

16 VARIÁVEIS Variável Dependente: é aquilo que é observado ou alterado – “fruto daquilo que é controlado”. (CAUSA) Variável Independente: são os aspectos que devem ser controlados ou manipulados de acordo com o experimento. (EFEITO) Variável Interveniente: aspectos que modificam o comportamento daquilo que é observado.

17 VARIÁVEIS Ex: atletas que são submetidos a um método de treinamento de força saltam mais alto do que os outros. VI: participação nos treinamento de força VD: altura do salto VIT: predisposição para o treinamento.

18 TIPOS DE PESQUISA ESTUDO DE CASO
Estudo aprofundado e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado. É adequado para: Explorar situações da vida real; Descrever a situação do contexto em que está sendo feita determinada investigação; Explicar as variáveis causais de determinado fenômeno em situações muito complexas.

19 TIPOS DE PESQUISA Quanto a coleta de informações. CORTE LONGITUDINAL:
Série de dados coletados ao longo de um determinado período de tempo longo. CORTE TRANSVERSAL: Dados coletados num determinado momento e representam o estado de uma determinada população nesse momento.


Carregar ppt "PESQUISA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google