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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Mestranda Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Programa de Pós-graduação em Psicologia.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Mestranda Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFBa “BRINCANDO NA ILHA DOS FRADES: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO SOBRE BRINCADEIRAS INFANTIS ” INTRODUÇÃO A brincadeira é notadamente reconhecida como parte essencial e intrínseca da infância, nas mais diversas sociedades e culturas. Além de ser um universal biológico, é mediada pela cultura e pelo dinamismo das relações interindividuais, trazendo características culturais regionais do contexto onde ocorre. Hoje, pode-se falar não somente em contexto de desenvolvimento, mas também em “contexto de brincadeira”, como referência à situação em que as brincadeiras ocorrem. A Ilha dos Frades foi escolhida por ser um local com características singulares como ausência de veículos, de ruas calçadas e de água encanada, além da introdução da energia elétrica há apenas três anos, características tipicamente rurais, mesmo pertencendo a um grande município como Salvador. OBJETIVO GERAL Descrever as brincadeiras infantis, que ocorreram ao ar livre, na Ilha dos Frades, identificando os elementos que constituem e caracterizam os contextos de brincadeira deste local, tendo a literatura como referência para fins comparativos. MÉTODO Sujeitos: Crianças de ambos os sexos, com idade entre 3 e 14 anos. Situação: Ambientes abertos nas imediações da localidade mais povoada da ilha. Procedimentos: Observação direta do comportamento em situação natural, através de duas técnicas: 1) Registro Cursivo Focal dos episódios de brincadeira. 2) Filmagem e registro fotográfico. Análise de dados: Os dados receberam tratamento qualitativo, e foram relacionados com variáveis como gênero, presença ou não de brinquedos e objetos, idade dos brincantes e fatores climáticos e ambientais. RESULTADOS Foram realizadas 6 etapas de observações, no período de novembro (2005) à junho (2006), onde foram registrados 34 episódios de Brincadeiras Primárias, que totalizam 456 minutos de duração. Após a comparação da estrutura destes episódios, percebeu-se que era possível agrupá-los em 17 categorias, por critério de semelhança em relação à atividade predominante. O quadro 1 expõe estas categorias e a freqüência de ocorrência destes episódios.  Fatores Climáticos/Ambientais – A temperatura pareceu intervir na duração e quantidade dos eventos de brincadeira. Padrões de Sazonalidade foram observados em algumas brincadeiras como Guerra de Arraia e Competição de Barcos. Tendo Guerra de Arraia sido responsável por 4 dos 7 episódios do mês de abril e por 55 minutos dos 100 encontrados. Brincadeiras - Freqüência Arraia/Guerra de Arraia – 4 Barco - 1 Bicicleta - 1 Bobinho - 1 Bola no telhado - 1 Bombas - 1 Caiaque/Canoas - 6 Competição de barcos - 1 Construção na areia - 5 Desenho na areia - 1 Esconde-esconde - 1 Faz-de-conta - 1 Futebol - 2 Nadar/pular no mar - 2 Outros - 3 Pegar peixe -2 Pegar onda -1 Total – 34  Idade - A maior parte dos eventos de brincadeira foi composta por grupos heterogêneos com relação “a idade e foram observados 6 episódios com presença de “café- com-leite”.  Gênero - Foi registrada maior presença de meninos do que de meninas, tendo sido encontrados: -19 eventos de brincadeira só com meninos -14 eventos mistos -1 evento de brincadeira só com meninas  Interação Social - As brincadeiras em grupo foram a forma de organização predominante, tendo sido registrados apenas 3 episódios de brincadeira solitária. Seguindo a classificação quanto à forma de interação, a os episódios de brincadeira (excluindo-se os 3 episódios nomeados como Outros) ficaram assim distribuídos: - Brincadeira Solitária 3 episódios - Brincadeira Paralela 0 episódios - Brincadeira Associativa 4 episódios - Brincadeira Cooperativa 24 episódios Gráfico 1 - Distribuição da duração dos episódios de brincadeira por mês Quadro 1 – Categorias e freqüência dos eventos de Brincadeira Primária  Foram observados 2 tipos de brinquedos construídos pelas crianças, barcos de isopor e arraias, demonstrando assim que a brincadeira com todas as suas possibilidades de construção e de transmissão de cultura se mostra adaptada a diferentes contextos, ocupando o lugar de reflexo da diversidade e da complexidade sócio-cultural destes. amandaseixas@yahoo.com.br ilkadb@ufba.br


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