A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico Pessoal Metodologia IDM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Pessoal Metodologia IDM"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Pessoal Metodologia IDM
Treinamento: Feliz 2013 Planejamento Estratégico Pessoal Metodologia IDM The Hub São Paulo – 07/01/2013 Eurico Gushi Facilitador de Workshop de Estratégia, Diagnóstico e Inovação CRIAVIVA Consultoria Workshop de Estratégia/Inovação

2 Sobre Esta Apresentação
Está é a Apostila / Guia do Treinamento Aberto: – Feliz 2013 – Planejamento Estratégico Pessoal com IDM Quando: – dia 07/Janeiro/2013 – Segunda Feira / Horário: das 18h30 as 21h30 Onde: – The Hub São Paulo – Metrô Paulista-Consolação / Rua Bela Cintra, 409 Investimento: – R$ 50,00 Pessoa Física / R$ 100,00 PJ – R$ 30,00 Membros do The Hub ou do Grupo Facilitadores – Inscrições: Observações: – A Apostila Planejamento Estratégico Pessoal Feliz 2012 continua disponível no – Mais detalhes sobre as Apostilas de Planejamento Estratégico Pessoal ver: fazer-o-planejamento.html

3 1. Sintomas 2. Objetivo 4. Ideias 3. Diagnóstico
A Metodologia IDM – Innovation Decision Mapping é uma Metodologia para Criar Estratégias, Solucionar Problemas e Inovar 1. Sintomas 2. Objetivo 4. Ideias 3. Diagnóstico 1. Sintomas: Fatos no Presente que Sinalizam Necessidade de Mudança 3. Diagnóstico: O Que Fazer? ou O Que Impede de Atingir o Objetivo? 2. Objetivo: Futuro Resultado Desejado. 4. Ideias: Como Fazer? Plano de Ações

4 O Procedimento abaixo se Repete em cada uma das 4 Etapa do IDM:
Procedimento em cada uma das 4 Etapas do IDM: Brainstorming Individual gerando 5 Opções Ordenar as 5 Opções numa sequência Cronológica ou numa Cadeia de Causa e Efeito: As Causas do lado Esquerdo e as Consequências ou Resultados do lado Direito Priorizar 2 Itens: O Mais Importante com Peso 2 (duas bolinhas) e o Segundo mais Importante com Peso 1 (uma bolinha) Causa Idéia Efeito

5 Primeira Etapa – Sintomas
Perguntas Chave – Sintomas: Fatos no Presente que Sinalizam Oportunidade de Mudança Fatos no Presente que Sinalizam Necessidade de Mudança Incômodos, Preocupações, Dores, Problemas, Paixões, SWOT: Fortalezas, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças Exemplos – Sintomas: Falta de Tempo Saúde ou Stress Muito Tempo sem Promoção Mudanças na Minha Empresa Concorrência está Aumentando Copa do Mundo de 2014 no Brasil

6 Exemplo: Primeira Etapa do IDM – Sintomas
A Metodologia Gera Resultados Posso Usar IDM para Objetivos Pessoais Pouca Gente Conhece o IDM Pouca Gente Usa o IDM Eu Criei a Metodologia IDM Sintomas / Fatos que Sinalizam Necessidade de Mudanças: O que me incomoda: Eu criei a Metodologia IDM – Innovation Decision Mapping, que pode ser Utilizada (e gera resultados) para Fazer Planejamento Estratégico Pessoal, mas pouca Gente Conhece ou Usa a Metodologia IDM desta forma.

7 Segunda Etapa – Objetivos
Perguntas Chave – Objetivos / Resultados Desejados: Futuro Desejado Resultado Desejado O Que eu Quero Realizar? / Para Que? Onde eu Quero Estar no Futuro ( ) Para Definir Objetivos podemos usar a Técnica Laddering Exemplos – Objetivos: Obter uma Promoção Ganhar Mais (Para que?) Abrir o meu Próprio Negócio Passar mais Tempo com a Família Realizar a Viagem dos Meus Sonhos (Onde? / Quando?)

8 Exemplo: Segunda Etapa do IDM – Objetivos
Sintomas A Metodologia Gera Resultados Posso Usar IDM para Objetivos Pessoais Pouca Gente Conhece o IDM Pouca Gente Usa o IDM Criei a Metodologia IDM Divulgar o IDM Ensinar o IDM Pessoas Atingindo Objetivos Pessoas Felizes Ter Exemplos do IDM Objetivos / Resultados Desejados no Futuro ou em 2013: O que Eu Quero?: (Objetivo ou Missão) Divulgar e Ensinar o IDM para mais Gente, assim elas atingem os seus Objetivos (ou Sonhos) e teremos um Ambiente mais Feliz

9 Terceira Etapa – Diagnóstico
Perguntas Chave – Diagnóstico: O Que Fazer para Atingir o Objetivo? Quais São Os Obstáculos ao Objetivo? Qual é o Problema Raiz / Problema Chave? O Que Está Me Impedindo de Atingir o Objetivo? - Onde “Eu Ganho o Jogo” (Realmente Atinjo o Objetivo) Exemplos – Diagnóstico: Cada Objetivo tem um Diagnóstico Específico Ver exemplos em

10 Exemplo: Terceira Etapa do IDM – Diagnóstico
A Metodologia Gera Resultados Posso Usar IDM para Objetivos Pessoais Pouca Gente Conhece o IDM Pouca Gente Usa o IDM Criei a Metodologia IDM Divulgar o IDM Ensinar o IDM Pessoas Atingindo Objetivos Pessoas Felizes Ter Exemplos do IDM Divulgar um Treinamento Gente que Queira Aprender Oportunidade para Ensinar Dar Treinamento Criar um Treinamento Diagnóstico Objetivos Sintomas Se o meu Objetivo é Ensinar o IDM, então - Eu devo Criar e Divulgar um Treinamento

11 Sugestão: Utilizar Apps de Mapa Mental nesta Etapa
Quarta Etapa – Ideias Perguntas Chave – Ideias: Ideias, Ações, Detalhamento Como Resolver o Diagnóstico? Como Implementar o Diagnóstico? O Que Fazer para Contemplar o Diagnóstico? W2H: O Que, Como, Quem, Quando, Onde? ... Sugestão: Utilizar Apps de Mapa Mental nesta Etapa Exemplos – Ideias: Cada Diagnóstico tem as Ideias Correspondentes Ver exemplos em

12 Planejamento Estratégico Pessoal com I.D.M.
A Metodologia Gera Resultados Posso Usar IDM para Objetivos Pessoais Pouca Gente Conhece o IDM Pouca Gente Usa o IDM Criei a Metodologia IDM Divulgar o IDM Ensinar o IDM Pessoas Atingindo Objetivos Pessoas Felizes Ter Exemplos do IDM Divulgar um Treinamento Gente que Queira Aprender Oportunidade para Ensinar Dar Treinamento Criar um Treinamento Local para Treinamento Data do Treinamento Canais de Divulgação Internet / E-mkt Criar uma Apostila Diagnóstico Objetivos Sintomas Ideias

13 Resumo do IDM – Com Mapa Mental – FreeMind

14 Técnica Laddering para Descobrir Objetivos
Treinamento: Feliz 2013 Técnica Laddering para Descobrir Objetivos The Hub São Paulo – 07/01/2013 Eurico Gushi Facilitador de Workshop de Estratégia, Diagnóstico e Inovação CRIAVIVA Consultoria Workshop de Estratégia/Inovação

15 Procedimento para Descobrir Novos Objetivos – Técnica Laddering:
Escolha um Objetivo Pessoal Encontre três Resposta para a Pergunta: “Para que Eu Quero Atingir este Objetivo?” Cada resposta é um novo Objetivo Repita a Pergunta “Para Que?” três vezes para cada novo Objetivo, até chegar em Felicidade Para Saber Mais sobre Laddering:

16 Técnica Laddering – Exemplo com FreeMind

17 Técnica Laddering – “Escada”
Para Que? Felicidade Valores Benefício Emocional Benefício Funcional Objetivo

18 Exemplo: Técnica Laddering – “Escada”
Para Que? Felicidade Brincar com a Família Atividade com Filho Ensinar Filho a Nadar Aprender a Nadar

19 Felicidade Aprender a Nadar Satisfação de Brincar com a Família
Mais Atenção para a Família Educação dos Filhos Segurança para o meu Filho Fazer Atividade com meu Filho (7 anos) Meu filho usar a Piscina do Prédio Ensinar meu Filho a Nadar Poder usar a Piscina do Prédio Fazer Exercício Físico Para Que? Aprender a Nadar

20 Necessidades de Maslow
Auto Realização Autoestima Socialização Segurança Fisiológica Benefícios Emocionais Benefícios Funcionais

21 Planejamento Estratégico Pessoal Metodologia IDM
Treinamento: Feliz 2013 Planejamento Estratégico Pessoal Metodologia IDM The Hub São Paulo – 07/01/2013 Fim! Eurico Gushi Facilitador de Workshop de Estratégia, Diagnóstico e Inovação CRIAVIVA Consultoria Workshop de Estratégia/Inovação

22 Facilitador: Eurico Gushi
Referência na Facilitação de Workshop de Estratégia, Diagnóstico e Inovação. Formador de Novos Facilitadores de Workshop de Estratégia e Inovação. Já Facilitou mais de Brainstormings em Grupos (Workshops / Reuniões) Mais de 20 anos de Experiência. Facilitou mais de 850 Workshops de Estratégia e Inovação. Mais de 30 anos de Pesquisa e Especialização em “Problem Solving” – Método Heurístico Criador do “I.D.M. – Innovation Decision Mapping” – Método Heurístico de Inovação Formação: Facilitation Leadership – Creative Education Foundation – NY – USA Quality Control Circle Team Leader – Kasai – Nissan Group – Mie – Japão Prestou serviços para: Bradesco, Itaú-Unibanco, Porto Seguro, Mapfre Seguros, MSD, Janssen-Cilag, Boehringer Ingelheim, Novartis, Merck, Organon, Schering Plough, Syngenta, Bayer, FMC, Basf, Dow, Bosch, Mahle, ThyssenKrupp, Saint-Gobain, Honeywell, TV Globo e Unilever CRIAVIVA Consultoria Facilitação de Workshop


Carregar ppt "Planejamento Estratégico Pessoal Metodologia IDM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google