A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO
Autora: Patrícia Lúcia da Silva Coautor: Kedson Palhares Gonçalves

2 O que é Projeto de Trabalho Social (PTS) ?
É um projeto social voltado para a população beneficiada por empreendimentos financiados pelo Governo Federal, como por exemplo: Moradias do programa Minha Casa Minha Vida, obras de infraestrutura do programa Saneamento para Todos, entre outros.

3 Importância do PTS: Esclarecer a população sobre os benefícios que o empreendimento irá proporcionar para melhorar a qualidade de vida, facilitar o dia a dia e promover o desenvolvimento socioeconômico. A população conscientizada torna - se parceira na conservação das obras e dos equipamentos instalados. Além disso, a população compreende com mais tranquilidade que o transtorno gerado pela construção do empreendimento é temporário e que os benefícios são para o bem estar de toda a comunidade, gerando maior qualidade de vida.

4 Metodologia do Projeto:
1ª Etapa: Período antecessor ao início da obra: Caracterização da população beneficiária da região de intervenção da obra; elaboração do PTS. 2ª Etapa: Período de execução da obra: Execução das ações previstas no PTS. 3ª Etapa: Período pós obra: Avaliação do grau de satisfação dos beneficiários em relação à obra implantada; elaboração do relatório final do PTS.

5 Ações Previstas: Mobilização e Comunicação Social:
Plano de comunicação define como a população será informada e mobilizada - a mídia envolve TV, Rádio, Jornais Impressos, Folders, Placas de obra, cartazes, cartilhas, pesquisa de satisfação dos beneficiários e outras ações de mobilização como concurso de redação. Ações de Educação Ambiental e Sanitária: Visita monitorada ao Aterro Sanitário; Visita às Unidades do Codau; Visita dos mascotes do Codau (Clarinha e Codalino); Ações de Educação para o Trânsito: Visita à Trânsitolândia; Dia do Trânsito na Escola.

6 Ação Visita à Trânsitolândia
Fonte: Acervo Codau.

7 Ação Visita à Trânsitolândia
Fonte: Acervo Codau.

8 Dia do Trânsito na Escola
Fonte: Acervo Codau.

9 Visita às Unidades do Codau / Premiação Concurso de Redação
Fonte: Acervo Codau.

10 Programa de Educação Ambiental do Codau
Fonte: Acervo Codau. Rede Social: facebook.com/turmadaclarinha

11 Conclusão A elaboração mais adequada do diagnóstico social (etapa 1) é condição essencial para alcançar êxito nas ações do PTS. O PTS é uma importante ferramenta de Controle Social, pois possibilita a participação do cidadão no acompanhamento e fiscalização dos empreendimentos de Saneamento financiados pelo Governo Federal.

12 Referências: BRASIL. Lei no , de 05 de janeiro de Estabelece diretrizes para o saneamento básico. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 jan Disponível em: < Acesso em: 14 nov CADERNO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO SOCIAL – Caixa Econômica Federal – Brasília, Maio 2013. DIRETRIZES PARA O TRABALHO SOCIOAMBIENTAL - Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - Sistemática 2010/2011; UBERABA, MG. UGP – Unidade de Gestão de Projetos. Projeto de Trabalho Técnico Social – PTTS: Obras de Microdrenagem. Uberaba – MG, p. UBERABA, MG. CODAU – Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba. Projeto de Trabalho Técnico Social – PTTS: Obra de Implantação da Adutora Rio Claro. Uberaba – MG, p.

13 CODAU Presidente: Luiz Guaritá Neto www.codau.com.br
Patrícia Lúcia da Silva Seção de Elaboração de Projetos (34)


Carregar ppt "PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google