A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Básica para Novos Vicentinos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Básica para Novos Vicentinos"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Básica para Novos Vicentinos
Sociedade de São Vicente de Paulo Ecafo – Escola de Caridade Antônio Frederico Ozanam Formação Básica para Novos Vicentinos - Proclamação - Palestrante: Jeová Alcântara

2 Proclamação Como e quando proclamar; Ato de Proclamação;
A Prática da Caridade.

3 Proclamação Como e quando proclamar
Os candidatos a confrades (consócias) são convidados a freqüentar as reuniões da Conferencia, com propósito de se tornarem vicentinos; É dado tempo suficiente ao candidato para confirmar se sua vocação está direcionada às práticas caritativas; A conduta do candidato é observada pelo presidente e demais vicentinos, no que diz respeito aos deveres com a Sociedade e às obrigações com a Igreja Católica;

4 Proclamação Como e quando proclamar
São exigidos do candidato no mínimo frequência assídua de 6 meses, além do curso de formação básica da ECAFO e a Primeira Eucaristia; É preciso que o candidato seja cristão e tenha disposição e disponibilidade para trabalhar pela promoção material e espiritual dos pobres, de acordo com a regra da Sociedade; A proclamação é um ato muito sério, porém simples, assim com as coisas de Deus e, portanto, da Sociedade; Depois de consultado os membros da Conferência, o presidente faz a Proclamação.

5 Proclamação Ato de proclamação
No ato de proclamação, a pessoa passa a ser confrade (consócia) não da Conferência, mas sim da Sociedade de São Vicente de Paulo; Em viagem, pode-se participar de Conferências do local e fazer visitas com acompanhamento de um confrade (consócia) do mesmo; O candidato deve ser avisado antecipadamente de sua proclamação para que se confesse e comungue e convide amigos e familiares para comemoração festiva.

6 Proclamação Ato de proclamação
Compromisso vicentino Todos (em pé): Oremos: Senhor Jesus, pelo Batismo, nos consagramos a Vós, pelo serviço e presença solidária junto aos pobres, quero ser construtor de vosso reino. A exemplo de São Vicente de Paulo e do Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam, quero ser um sinal de fraternidade e instrumento de vossa misericórdia, na promoção de vida digna e justa para todos.

7 Proclamação Ato de proclamação
Presidente: Promete servir a Cristo na pessoa do pobre, com fé e renovado ardor, segundo o exemplo e espírito de São Vicente de Paulo e do Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam? Candidato: Prometo, com ajuda da graça de Deus! Promete, de modo responsável e fiel, observar a palavra de Deus, o espírito e os preceitos da Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo?

8 Proclamação Ato de proclamação
Candidato: Prometo, com ajuda da graça de Deus! Presidente: No seguimento a Cristo, sejam, pois, os pobres nossos senhores, mestres e irmãos! E que Deus Pai, Filho e Espírito Santo, mediante a intercessão de Maria, nossa Mãe, nos ajude a viver, com alegria e fecundidade, este nosso compromisso. Todos: Amém! Eu, (nome do presidente), Presidente da Conferência (nome da Conferência), proclamo (nome do candidato) confrade (ou consócia) da Sociedade de São Vicente de Paulo!

9 Proclamação A prática de caridade
Dever do vicentino Tem como principal dever praticar a caridade; Se comprometa primeiramente com a família e, em segundo lugar, com o trabalho indispensável ao seu sustento e à manutenção de seus dependentes; A Sociedade se sentirá gratificada se ocupar o terceiro lugar de prioridades na vida do vicentino; Apoiar-se sobre uma caridade que tenha Deus como sua principal e única origem; O candidato, por implicação de seus ideais, tem as mesmas obrigações dos confrades (consócias).

10 Proclamação A prática de caridade
Assiduidade e pontualidade Não faltar às reuniões da Conferência é um dever vicentino; Data, hora e local das reuniões são marcadas de comum acordo com todos os membros da Conferência; A pontualidade do horário também é imprescindível, para participação das orações iniciais antes das reuniões; O confrade (consocia) precisa de uma tarefa semanal a ser cumprida para não perder o entusiasmo pelo trabalho caritativo.

11 Proclamação A prática de caridade
Aperfeiçoamento Espiritual Exige um pouco mais do que o confrade (consócia) recebe semanalmente no ambiente fraternal e confortável da sala de reunião; A complementação desse aperfeiçoamento é em qualquer outro lugar aonde existam pessoas necessitando de compreensão, de amor ou de ajuda material ou espiritual; É dever de todo vicentino ir ao encontro do assistido e, conhecendo suas necessidades, servi-lo cada vez melhor;

12 Obrigado!


Carregar ppt "Formação Básica para Novos Vicentinos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google