A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REALIZAÇÃO: CENTRO ACADÊMICO EURYCLIDES ZERBINI- CAEZ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REALIZAÇÃO: CENTRO ACADÊMICO EURYCLIDES ZERBINI- CAEZ"— Transcrição da apresentação:

1 REALIZAÇÃO: CENTRO ACADÊMICO EURYCLIDES ZERBINI- CAEZ
WORKSHOP DA FAMERP REALIZAÇÃO: CENTRO ACADÊMICO EURYCLIDES ZERBINI- CAEZ

2 Workshop Famerp O Workshop da Famerp é realizado exclusivamente pelo centro acadêmico (CAEZ). Do modo como ele ocorre atualmente, já realizamos três edições consecutivas, desde 2008. Contamos com participações de outras instituições da faculdade e de algumas Ligas de Ensino também, mas somente como participantes, tudo para enriquecer e deixar o evento bem dinâmico. A diretoria é convidada para a abertura mas sua participação resume-se somente a este convite. A estrutura básica de nosso Workshop foi baseada na estrutura de um evento semelhante da PUC-Sorocaba, contudo, hoje vemos que o nosso workshop acabou criando cara própria.

3 Workshop Famerp O nosso maior intuito com este evento era/ é mostrar aos vestibulandos da nossa região o que é a Famerp, porque muitos conhecem e reconhecem nosso hospital ( o Hospital de Base), mas a cidade sabe pouco da Famerp em si. Ainda, nesta fase tão atribulada quanto é a dos vestibulares, o Workshop pode servir de norte para os vestibulandos escolherem a Famerp como uma faculdade que realmente queiram fazer parte. O evento é cobrado e o valor gira em torno de 50 reais. No primeiro evento participaram 152 pessoas, já no último, por termos utilizado um anfiteatro maior, quase 300 pessoas. Os participantes menores de 18 anos devem apresentar no primeiro dia do evento uma autorização dos pais ou responsáveis válida para os dois dias de Workshop. A divulgação é feita com cartazes enviados a escolas de Rio Preto e região, bem como com a ida da gestão do CAEZ em algumas escolas para divulgar o evento.

4 Workshop Famerp Por falar em estrutura básica, aí vai...
O evento se resume a 02 dias, um final de semana. Inicia-se sábado pela manhã e termina domingo por volta das 17h30. O sábado é um dia de atividades “teóricas”, os participantes apenas ouvem e podem perguntar, mas não se relacionam com demais espaços da Famerp que não o anfiteatro do dia do evento e com o nosso complexo esportivo no final (vide mais à frente). O domingo é o dia das atividades “práticas”; neste dia os participantes transitam por toda a faculdade entre os laboratórios, as salas de aula e o biotério.

5 Workshop Famerp Sábado – dia teórico:
Os participantes chegam e devem se dirigir a filas alfabeticamente dividas com o fim de retirarem o material do evento (camiseta e bloquinho+caneta). A camiseta é de uso obrigatório em todo o evento. Depois os participantes se encaminham para o anfiteatro aonde tem início o Workshop com (não exatamente na ordem) apresentação da Famerp (feita geralmente por algum diretor e bem breve), depois o CAEZ se apresenta e complementa a apresentação à respeito da Faculdade.

6 Workshop Famerp Sábado – dia teórico:
Apresenta-se então a nossa atlética, a AAAEZ, eles falam sobre os esportes e as competições, apresentam vídeos das competições, puxam o hino e depois, voltam ao final do evento com uma apresentação da bateria- Batorada, no complexo esportivo da atlética que se encontra em nosso campus mesmo. Ainda pela manhã contamos com a participação do Eis-Me Aqui, que é um projeto de extensão da Medicina e da Enfermagem que visita o Hospital semanalmente, tanto na ala geriátrica quanto na ala pediátrica. Eles se apresentam vestidos a caráter ( tipo Drs. Da Alegria) e também apresentam um vídeo e fazem alguma dinâmica com a platéia toda.

7 Workshop Famerp Sábado – dia teórico:
À tarde montamos uma mesa redonda com professores que gostamos e que representem cada um uma das 4 grandes áreas (Pediatria, CM, Cirurgia, GO),dois residentes mais dois alunos do sexto ano,e, estas pessoas contam suas experiências com o curso de Medicina e com a Medicina em si, após suas falas, é aberto um momento (relativamente longo porque os participantes se empolgam) de perguntas, os participantes escrevem as perguntas e o pessoal do CAEZ pega os bilhetes, avalia se a pergunta é coerente (ou seja, não desrespeita ou já foi respondida) e a faz para o determinado professor/ aluno.

8 Workshop Famerp Sábado – dia teórico:
Outra participação que os participantes também se empolgam é com dois bixos que também (fora da mesa redonda senão o assunto fica muito polarizado nestes alunos) se apresentam e contam suas experiências de colegial/cursinho e depois no primeiro ano de faculdade. O dia acaba, conforme já dito, com uma caminhada até a quadra principal do complexo esportivo que fica no campus e com a apresentação da bateria- Batorada.

9 Workshop Famerp Domingo – dia prático:
Dividimos o total de participantes pelo total de locais/estações as quais desejamos mostrar aos participantes. Antes de prosseguirmos é importante destacar o papel dos MONITORES no evento: o CAEZ conta com uma grande gestão porém é impossível arcar com um evento deste porte sem outros alunos da faculdade, para tanto contamos com alunos que desejam trabalhar no evento como monitores das estações ou como guias para levarem os grupinhos de participantes de um laboratório/ sala de aula/ biotério para outro.

10 Workshop Famerp Domingo – dia prático:
Os alunos que assim desejarem trabalhar no Workshop se inscrevem no centro acadêmico e depois o CAEZ os reúne e os capacita. Como há diversas estações, dividimos os alunos conforme seu conhecimento apreendido ao longo do curso: no laboratório de Anatomia podemos deixar um primeiro ou um segundo anos, na estação de Clínica Médica, deixamos algum aluno do quarto ano para cima e assim dividimos os monitores. Para guias dos locais, podemos deixar os primeiros anos.

11 Workshop Famerp Domingo – dia prático:
Os monitores, a partir do segundo evento passaram a ganhar almoço no domingo bancado pelo CAEZ. Todos os monitores ganham certificado com sua participação contada em horas. É obrigatório pelos monitores também, o uso das camisetas, especialmente pelos guias, para evitar que os participantes se percam ( a camiseta dos participantes é de uma cor diferente da camiseta dos monitores e dos alunos que são gestão CAEZ).

12 Workshop Famerp Domingo – dia prático:
As estações pelas quais os participantes passam são: Anatomia Embriologia Histologia Patologia Microbiologia Parasitologia Clínica médica Ligas Acadêmicas Biotério- técnica cirúrgica e paramentação

13 Workshop Famerp Domingo – dia prático:
A gestão do CAEZ escolhe previamente as peças e lâminas a serem usadas nos laboratórios. Em geral contamos com a colaboração dos professores para nos ajudar a escolher. Ainda, conforme ofícios em anexo, devemos sempre pedir a autorização para o uso dos laboratórios e reservar as salas de aula. Quaisquer danos causados à estrutura física destes locais ou às peças e lâminas devem ser arcados pelo centro acadêmico. Para o uso dos laboratórios e do biotério pagamos um valor extra para os técnico dos mesmos permanecerem presentes o domingo inteiro, isso também é feito via ofício/contrato, que está em anexo .

14 Workshop Famerp Domingo – dia prático:
Para a estação no biotério contamos com o auxílio da Liga do Aparelho Digestivo, ela nos disponibiliza seus alunos para se revezarem o domingo inteiro e serem os monitores responsáveis pela técnica cirúrgica e paramentação. O CAEZ banca as línguas de boi aonde os pontos são dados, em geral o biotério cede bastante de seus materiais tais como as linhas e os campos cirúrgicos. A estação intitulada “Clínica Médica” conta com 3 ou 4 alunos do quarto ano para cima, que dividem os grupos em grupos ainda menores e a eles passam noções do raciocínio clínico, os monitores levam seus estetos e os participantes também entram em contato com as auscultas pulmonar e cardíaca, assim como com a propedêutica abdominal. Esta estação se dá nas salas de aula.

15 Workshop Famerp Domingo – dia prático:
As estações com a Ligas de Ensino ocorrem após de uma breve explicação, dada em geral pelo coordenador científico do CAEZ, à respeito das mesmas: o que são, para que servem, quem participa. Cabe a cada Liga o programa a ser trabalhado no Workshop. Em geral contamos com 05 Ligas, elas devem se inscrever antes também. Os participantes das mesmas ganham certificado do CAEZ mas não necessitam usar a camiseta de monitores.

16 Workshop Famerp É isso, sem grandes segredos, mas com muito trabalho e dedicação, boa sorte! Realizaram esta apresentação Bruna e Samira , ambas do sexto ano e idealizadoras/ coordenadoras do primeiro Workshop de 2008, para maiores esclarecimentos: Samira Jorge Ferrari: Bruna Farinelli Camargo:


Carregar ppt "REALIZAÇÃO: CENTRO ACADÊMICO EURYCLIDES ZERBINI- CAEZ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google