A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Profª. Drª. Joscely Galera UTFPR – Campus Curitiba Profª Drª Joscely M. Bassetto Galera UTFPR Campus Curitiba

2 Pesquisa Científica: Pesquisar, significa procurar respostas para as indagações propostas. Para Gil,” a pesquisa tem um caráter pragmático, é um processo formal e sistemático do desenvolvimento do Método Científico, seu objetivo é descobrir respostas para os problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”

3 BÁSICA APLICADA Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos e úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Pesquisa Aplicada: Gera conhecimentos, com aplicação prática dirigidos ‘a solução de problemas específicos

4 PESQUISA QUANTITATIVA:
CONSIDERA TUDO QUANTIFICÁVEL, o que significa traduzir em números opiniões e informações. Requer o uso de recursos e técnicas estatísticas. Objetiva a testagem de hipóteses e a generalização. O processo de investigação deve separar-se do que é investigado e do investigador. A ótica do pesquisador deve ser Neutra.

5 Abordagem QUALITATIVA
PESQUISA Abordagem QUALITATIVA Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito pesquisado. Não pode ser traduzido em números e não requer o uso dos métodos estatísticos. O ambiente natural é a forma direta da coleta de dados e o pesquisador é o instrumento chave. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

6 PESQUISA - MÉTODOS DE ABORDAGEM :
Método Indutivo: As contatações são levadas do particular para o geral. Conhecimento fundamentado na experiência. Método Dedutivo: Só a razão leva ao verdadeiro conhecimento.Tem por objetivo explicar o conteúdo das premissas. Realiza a análise do geral para o particular.

7 PESQUISA: MÉTODO DE ABORDAGEM.
Hipotético - Dedutivo: Para entender o fenômeno pesquisado são formulados conjecturas ou hipóteses. Dialético: Interpreta as contradições, considera que os fatos fazem parte de um contexto social. Fenomenológico: Descreve o fenômeno direto como ele é numa realidade social. Empregado na pesquisa qualitativa.

8 A PESQUISA DO PONTO DE VISTA DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS:
BIBLIOGRÁFICA: Elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos, periódicos. DOCUMENTAL: Quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico (que já foi analisado). EXPERIMENTAL: Quando se determina um objeto de estudo, seleciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

9 A PESQUISA DO PONTO DE VISTA DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS:
LEVANTAMENTO: Envolve a interrogação de cujo comportamento se deseja conhecer. ESTUDO DE CASO: Detalhamento, e estudo exaustivo do objeto pesquisado. EX-POST-FACTO: quando o experimento se realiza depois dos fatos. PESQUISA AÇÃO: A ação conjunta do pesquisador com o objeto pesquisado PARTICIPANTE: Se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros dos situações investigadas.

10 A PESQUISA E OS PROCEDIMENTOS TECNICOS:
Pesquisa comparativa: compara semelhanças e diferenças, análises e comparações com outros estudo

11 PORTANTO...PESQUISA CIENTÍFICA.
SERIA, a realização concreta de uma investigação planejada e desenvolvida de acordo com as normas consagradas pela metodologia científica. Realizar uma pesquisa com rigor científico pressupõe que seja escolhido um TEMA. E definido um PROBLEMA para ser investigado através de um PLANO ( Projeto), e após a execução operacional deste PROJETO, seja escrito um relatório final MONOGRAFIA, apresentado de forma planejada,orientada lógica e conclusiva.


Carregar ppt "METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google