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XXVIII- Forgrad - Região Sudeste Uberlândia Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos.

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1 XXVIII- Forgrad - Região Sudeste Uberlândia Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos

2 As políticas públicas de estreitamento entre a universidade e a educação básica Prof. Vicente de Paula Lelis/ Pró-Reitor de Ensino UFV vlelis@ufv.br

3 Plano Nacional de Educação 2011-2020 Conferência Nacional de Educação (Conae ) em Brasília de 28 de março a 1º de abril de 2010)- Avaliação do PNE 2001-2010 e definição das diretrizes PNE 2011-2020 O PNE traça os objetivos, mas sua implementação é responsabilidade dos diferentes níveis de governo, que precisam criar planos de ação

4 Como é a formação do docente que atua no terceiro grau? O professor das Licenciaturas estão preparados para formar os professores da Educação Básica? A formação dos docentes das séries iniciais é adequada?

5 Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Estratégias: - Diagnóstico das necessidades de formação de professores e Capacidade de atendimento das IES. - Consolidar financiamento para estudantes das Licenciaturas. - Ampliar Programa de Iniciação à docência para estudantes das Licenciaturas. - Consolidar plataforma eletrônica. - Reforma Curricular das Licenciaturas. - Valorizar o estágio- Conexão Formação acadêmica e demandas da rede pública.

6 Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação. Estratégias: - Diagnóstico das necessidades de formação continuada de professores e fomentar respectiva oferta pelas IFES. - Consolidar sistema nacional de formação de professores, definindo diretrizes nacionais, áreas prioritárias, instituições formadoras e processos de certificação dos cursos. - Prever, nos planos de carreira dos profissionais da educação, licenças para qualificação profissional em nível de pós- graduação stricto sensu.

7 Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente. Estratégias: - Constituir fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. - Acompanhar a evolução salarial por meio de indicadores obtidos a partir da pesquisa nacional por amostragem de domicílios periodicamente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. - Implementar planos de carreira para o magistério, com jornada de trabalho cumprida em um único estabelecimento escolar.

8 Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino. Estratégias: - Estruturar os sistemas de ensino buscando atingir, em seu quadro de profissionais do magistério, 90% de servidores nomeados em cargos de provimento efetivo em efetivo exercício na rede pública de educação básica. - Instituir programa de acompanhamento do professor iniciante, supervisionado por profissional do magistério com experiência de ensino, a fim de fundamentar, com base em avaliação documentada, a decisão pela efetivação ou não-efetivação do professor ao final do estágio probatório. - Realizar prova nacional de admissão de docentes a fim de subsidiar a realização de concursos públicos de admissão pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

9 Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica O planejamento de formação inicial e continuada teve início no final de 2007- Pacto federativo entre União Estados e Municípios. Lei 11.502/2007- Modifica as competências e a estrutura organizacional da CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Art. 2º parágrafo 2º : No âmbito da educação básica a CAPES terá como finalidade induzir e fomentar, inclusive em regime de colaboração com os Estados, os Municípios e o Distrito Federal e exclusivamente mediante convênios com IPES ou privadas, a formação inicial ou continuada de profissionais do magistério. Parágrafo 3º : A CAPES estimulará a valorização do magistério em todos os níveis e modalidades de ensino.

10 Fases do Planejamento Estratégico de Formação Inicial e Continuada: Interação entre a Secretaria de Educação a Distância (SEED), Secretarias de Educação dos Estados, Instituições Públicas Formadoras, Diretoria de Educação Básica a Distância (DEB/CAPES) e Diretoria de Educação Básica Presencial. Foram Criadas: Primeira Licenciatura Regular Presencial com reserva de vagas; Primeira Licenciatura Regular a Distância; Segunda Licenciatura (800h ou 1200h). Formação Pedagógica para Bacharéis.

11 PARFOR - PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009, instituiu a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, com a finalidade de atender à demanda por formação inicial e continuada dos professores das redes públicas de educação básica. Em junho de 2009 foi instituído o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Ação conjunta: CAPES, SEE, SME e IPES. A UFV no PARFOR: 184 presenciais (total de 2010 e 2011) nas Licenciaturas, nos Campi de Viçosa e Florestal. Ofereceu 480 vagas a distância para o primeiro semestre letivo de 2011, nos cursos de Licenciatura em História e Matemática, cada um em 4 Pólos.

12 PRODOCÊNCIA - PROGRAMA DE CONSOLIDAÇÃO DAS LICENCIATURAS OBJETIVO GERAL: Contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fomentar projetos pedagógicos que contemplem novas formas de gestão institucional e a renovação da estrutura acadêmica e curricular dos cursos de licenciatura. Fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, inclusive com a inserção de tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem dos futuros docentes.

13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular propostas de integração da educação superior com a educação básica, de articulação entre teoria e prática de cooperação entre unidades acadêmicas. Apoiar propostas institucionais que orientem para a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura. Apoiar a implementação de novas propostas curriculares para a formação de professores. Apoiar ações que promovam a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos educadores seja ele realizado de modo presencial, semipresencial ou a distância.

14 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apoiar projetos institucionais que busquem incorporar resultados decorrentes de projetos desenvolvidos no âmbito de programas apoiados pela CAPES, como o Observatório da Educação, O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, o Sistema Universidade Aberta do Brasil, o Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica - PARFOR e outros de valorização do magistério da educação básica.

15 Programa Institucional de Bolsa de Inicia ç ão à Docência – PIBID Ano do Edital20072009 Escolas510 Supervisores1615 Coordenadores de área 47 Licenciandos60107

16 ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Ações para a organização didático-pedagógica do Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura da UFV Normatização do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Viçosa. Realização de visitas às escolas da rede pública (estadual e municipal) e particular de ensino de Viçosa. Todas as escolas e seus professores foram cadastrados na Pró-Reitoria de ensino. Foram distribuídos crachás de identificação para os estagiários utilizarem durante a realização do estágio nas escolas. Realização de reuniões com as diretoras das escolas das redes públicas e particulares de ensino de Viçosa.

17 PROGRAMA DE APOIO AO ENSINO NO MODELO DAS INICIAÇOES CIENTIFICAS OBJETIVOS DO PROGRAMA O Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes – FUNARBEN é voltado para o fortalecimento do ensino desenvolvido na UFV, incentivando, na comunidade acadêmica, a interação entre pesquisadores, docentes e discentes, com vistas à efetivação da melhoria estrutural, organizacional e funcional do ensino. Tem como objetivos gerais: implementar iniciativas e experiências didáticas e metodológicas que visem a melhoria do processo ensino- aprendizagem nos cursos de graduação.

18 OUTROS PROJETOS/AÇÕES NA FORMAÇAO DE PROFESSORES -Mão na Massa (SEE-MG) – 2.900 professores atendidos. -Projeto Veredas I e II (997+155). -Pedagogia- Convênio UFV- Pará de Minas, Florestal e outros- 59 Docentes. -Licenciatura Parcelada (SEE-MG)- 195 concluintes.

19 Obrigado!

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