A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações A."— Transcrição da apresentação:

1 Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações A Arquitectura no século XX

2 Introdução Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Na transição do século, a Arte Nova alcançou, por momentos, o equilíbrio das tenções entre a tradição e a inovação, mas o Modernismo que ela criara, acabou por gerar, as raízes da ruptura, anunciando as tendências inovadoras que orientaram a arquitectura e o design no “pós primeira grande guerra”. « Início » Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações

3 Tarefas Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Depois de teres visitado os sites aconselhados e de teres lido esta Webquest com a devida atenção, responde às perguntas seguintes: 1. Achas que a utilização de grandes fachadas envidraçadas (como no edifício Bauhaus) se inscreve na tendência fundamentalista? Fundamenta a tua resposta. 2. Quais os aspectos de construção que contribuem para integrar a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright na paisagem circundante?

4 Tarefas Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 3. Esta obra (Casa da Cascata) não obedece rigorosamente aos princípios do funcionalismo arquitectónico. Enuncia duas características do funcionalismo e cita um dos seus principais representantes.

5 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico;As origens do modernismo arquitectónico O programa de Bauhaus;O programa de Bauhaus O triunfo do Funcionalismo.O triunfo do Funcionalismo A Arquitectura Moderna

6 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Para Pesquisar: http://homelessmonalisa.darq.uc.pt/JorgeFigu eira/a_noite_em_arquitectura.htm;http://homelessmonalisa.darq.uc.pt/JorgeFigu eira/a_noite_em_arquitectura.htm http://www.arquitectura2003.com.pt/iapxx/pro jecto.html.http://www.arquitectura2003.com.pt/iapxx/pro jecto.html

7 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico A partir dos finais do século XIX, a arquitectura procurou também novos rumos, quer na Europa, quer nos Estados Unidos.

8 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico As primeira mudanças surgiram com o movimento da Arte Nova, ligado, sobretudo, às artes decorativas, que privilegiava as formas ondulantes e uma ornamentação exuberante e exótica. Gaudí foi o seu mais original representante na arquitectura.

9 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico No entanto as exigências da nova técnica de construção – o cimento armado – e as próprias necessidades urbanísticas impuseram uma viragem. O importante passou a ser adequar a forma do edifício à função a que ele se destinava e aos materiais utilizados e não sobrecarregado de decoração.

10 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 As origens do modernismo arquitectónico Esta tendência manifesta-se não só nos arranha- céus projectados pelos arquitectos da escola de Chicago, como nas muitas experiências inovadoras que surgiram na Europa.

11 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O programa da Bauhaus Em 1919, fundou-se na Alemanha uma escola de artes plásticas a Bauhaus, que viria a exercer enorme influência. O seu fundador, Walter Gropius, defendia a unidade de todas as artes, desde a arquitectura ao artesanato, e considerava que elas deviam ser postas ao serviço público.

12 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O programa da Bauhaus Os artistas da Bauhaus desenvolveram, assim, o design, por considerarem que nele se concretizava esse ideal de democratização da arte. Mas foi na arquitectura que alcançaram maior projecção.

13 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O programa da Bauhaus Perseguidos pelos nazis, emigraram para os EUA, onde desenvolveram notáveis projectos. Gropius e Van der Rohe impuseram o gosto pelas formas rectilíneas e as superfícies planas, depuradas de ornamentos, e souberam tirar partido da luz e do jogo de diferentes materiais (betão, vidro, metal).

14 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O triunfo do Funcionalismo A arquitectura da Bauhaus inaugurou a tendência funcionalismo. Para o funcionalismo, as formas arquitectónicas deviam obedecer estritamente as exigências impostas pela função do edifício. O maior defensor do funcionalismo viria a ser Le Corbusier.

15 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O triunfo do Funcionalismo a beleza e o equilíbrio, jogando exclusivamente com os elementos básicos da construção (os pilares, as janelas, os terraços, etc). Quer nas moradias quer nos grandes blocos habitacionais que projectou mais tarde, procurou sempre

16 Recursos Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 O triunfo do Funcionalismo Mas nem todos se subordinaram a esta tendência. Na América, Frank Lloyd Wright preocupava-se sobretudo em estabelecer uma harmonia entre os espaços interior e exterior da construção, integrando-a na paisagem circundante. O seu génio destacou-se na arquitectura da primeira metade do século.

17 Processo Para realizares as tarefas que te são propostas nesta Webquest atenta aos seguintes conselhos: 1.Relê com atenção as informações que te são dadas nas fontes de informação; 2.Visita os sites aconselhados nos recursos, para poderes enriquecer o teu trabalho; 3.Aponta todas as tuas duvidas para poderes esclarecê-las junto do teu professor de história. Introdução Tarefas Recursos Processo Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006

18 Orientações Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Depois de teres identificado as tuas tarefas, aqui vão alguns conselhos para alcançares o sucesso no teu trabalho: Relê novamente os conteúdos desta webquest; Visita os sites aconselhados. Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006

19 Conclusão Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Concluímos então que a arquitectura sofreu grandes mudanças e inovações no decorrer do século XX. São mudadas as formas de desenhar, as formas de pensar, e para satisfazer o conforto são necessárias peças, do ponto de vista arquitectónico, muito mais elaboradas.

20 Conclusão Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Para finalizares o teu trabalho gostaria que procurasses na região onde vives, edifícios que apresentem semelhanças com algumas das obras mostradas neste trabalho. De seguida, elabora um trabalho onde mostres também fotografias de um desses edifícios. Bom Trabalho!

21 Avaliação Para poderes ser avaliado entrega o teu trabalho ao professor Moura Brito ou ao autor desta webquest. Se seguiste bem as instruções, com toda a certeza terás a nota merecida! Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006

22 Destinatário Este trabalho destina-se a todos os alunos do 9º ano e a qualquer pessoa que queira aprender um pouco mais sobre a Arquitectura no século XX. Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações « Início » Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006


Carregar ppt "Joana Perdigoto Nº3431 - 9ºD Colégio Valsassina 2005/2006 Introdução Tarefas Recursos Processo Recursos Conclusão Avaliação Destinatário Orientações A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google