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Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)

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Apresentação em tema: "Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)"— Transcrição da apresentação:

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2 Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)

3 Alternativas para Implantação
Roteiro Breve Histórico Contextualização Cenário Atual (sistema e negócio) Alternativas para Implantação Comparativo: Cenário atual e ideal Riscos Exigências legais Considerações finais Desafios da implantação em 2012 Planejamento proposto para implantação de 2013 e 2014

4 Breve Histórico O Projeto S2GPR foi lançado no dia 15 de outubro de 2007, envolvendo o levantamento de dados e a realização da modelagem e implementação dos sistemas de Compras Governamentais e Contabilidade integrando os sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão de Contratos e Convênios. A proposta inicial foi a de execução do Projeto S2GPR em duas fases. Na primeira fase foi realizada a especificação de processos e definição de requisitos. Na segunda fase tratou do desenvolvimento dos sistemas de Execução da Despesa e Contabilidade 4

5 Breve Histórico Foi criado, em 2010, o grupo de trabalho GTCON, responsável pelo desenvolvido do Plano de Contas, das Tabelas de Eventos, das função das contas e das demonstrações contábeis, além de sugerir alterações e propor novos procedimentos contábeis e operacionais. A fase de implantação, em produção, teve seu início em Janeiro de 2011, já com o novo PCASP. O Sistema entrou em Produção com ênfase na execução orçamentária. 5

6 Objetivos Processo: Resgate da Ciência Contábil às Mudanças da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Convergência das NBCASP’s às Normas Internacionais (IPSAS); Adoção do Regime de Competência; Plano de Contas Nacional; Padronização Nacional de Procedimentos; Padronização Nacional de Relatórios (incluindo os Balanços).

7 Objetivos Sistema: Implantação de um ERP (sistema de gestão corporativa) estadual denominado S2GPR: Centralização das bases de dados; Integração dos diversos sistemas do Estado. Novo sistema de execução da despesa estadual; Atendimento progressivo às novas exigências da Contabilidade Pública Atendimento de acordo com as prioridades definidas pela Gestão Estadual. 7

8 Situação Atual A implantação do módulo contábil do S2GPR não atende por completo às exigências da STN; É necessário trabalhar os seguintes procedimentos: 1) Regime de Competência Contábil: a) Aplicado parcialmente em relação as Despesas: contempla basicamente as despesas reconhecidas no momento da liquidação (Sob a ótica patrimonial). b) Aplicado parcialmente em relação as Receitas: contempla apenas as Receitas de Convênios. c) Registro de provisões: Ex: 13º Salário, Férias dentre outros. 2) Mensuração do Patrimônio do Estado;

9 Situação Atual do Projeto
Sistema (I) Visão das funcionalidades: Foco principal nas grandes necessidades do Estado (gestão orçamentária e financeira) Infraestrutura em processo de instalação: Servidores e Software; Atividade de desenvolvimento ainda em andamento: Ciclo evolutivo durante o exercício de 2012.

10 Situação Atual do Projeto
Sistema (II) Risco de instabilidade inicial (ambiente): Entrada do sistema sem cobertura de testes; Mudanças no cenário de infraestrutura (software BD livre); Ampliação do uso do sistema (acesso Web). Implantação dos primeiros módulos - janeiro de 2012; Programação de treinamento apenas em Janeiro. Implantação progressiva nos órgãos (até atingir a cobertura atual do SIC). 10

11 Problemas Iniciais da Implantação do S2GPR
1) Pouco tempo para treinar os servidores que utilizam o sistema. 2) com os novos procedimentos implantados. 3)Geração dos relatórios da LRF (Bimestrais, Quadrimestrais e Semestral). 4)Ausência de informações gerenciais. 11

12 Problemas Operacionais na Implantação do PCASP
1) Descompatibilidade entre o Plano de Contas Antigo (SIC) com o novo Plano de Contas: 2) Dificuldade de inserir os saldos iniciais nas novas contas contábeis, principalmente em decorrência dos contas-correntes. 3) Contabilização dos eventos de liquidação. Ao serem contabilizadas foram identificados problemas com a tabela de eventos criada, por exemplo: 3.1) Classificar as despesas quanto ao nível de relacionamento (Consolidação, Inter e Intra). 3.2) Despesas empenhas em naturezas indevidas etc. 12

13 Necessidades Criar Novos Procedimentos; Alterar Procedimentos;
Desenvolver e integrar sistemas ou módulos. A elaboração conjunta (legal) dessas necessidades é um fator primordial para o êxito.

14 Grato pela atenção (www.sefaz.ce.gov.br) Outubro/2012


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