A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudança de Paradigma na Contabilidade Pública Transparência, Controle e Resultados 21 de outubro de 2013 Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudança de Paradigma na Contabilidade Pública Transparência, Controle e Resultados 21 de outubro de 2013 Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ."— Transcrição da apresentação:

1 Mudança de Paradigma na Contabilidade Pública Transparência, Controle e Resultados 21 de outubro de 2013 Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ

2 O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está empenhado em editar Normas Brasileiras de Contabilidade visando a convergência aos padrões internacionais para a adoção das novas práticas contábeis aplicadas a Contabilidade do Setor Público.

3 O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Instituto os Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) trabalhando com o Comitê Gestor da Convergência no Brasil tem realizado um conjunto de ações para viabilizar a convergência nacional às IPSAS.

4 A convergência às Normas Internacionais de Auditoria (ISAs) e às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS) emitidas pelo IFAC tem mobilizado o Sistema Contábil Brasileiro no sentido de promover ações para a adoção dessas Normas.

5 Os esforços das entidades contábeis brasileiras e dos profissionais da contabilidade do Brasil para a adoção das novas práticas para a Contabilidade Pública tem servido de exemplo para outros países e tem sido reconhecido pelos participantes do IFAC, como dito pelo presidente do IFAC Warren Allen em visita ao Brasil em maio deste ano.

6 A contabilidade aplicada ao Setor Público tem dado especial enfoque à execução orçamentária e financeira. Com a implementação das ISAs e das IPSAS passará a ser também um instrumento de controle patrimonial, considerando ser o Patrimônio o objeto de estudo da Ciência Contábil.

7 A Contabilidade Pública permite a sociedade interpretar as informações e entender a evolução e a situação orçamentária. A partir das mudanças contábeis permitirá também ter uma visão dos custos e do patrimônio do Setor Público.

8 Os conceitos da contabilidade pública foram e continuarão a ser revistos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) considerando sua aplicação obrigatória nas três esferas de governo em Outras publicações serão divulgadas para que a transição para o novo modelo contábil seja concretizada com sucesso.

9 . A capacitação dos Profissionais da Contabilidade para que o processo de implementação possa ocorrer no prazo estabelecido é um grande desafio para todos nós. O Sistema Contábil Brasileiro tem procurado desenvolver programas de Educação Continuada para este segmento.

10 Nós, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) temos investido em cursos, palestras, eventos voltados para os profissionais que já atuam ou venham a atuar na área pública. Criamos a Comissão da Área Pública para nos ajudar no relacionamento com os profissionais desta área de atuação.

11 Mudar paradigmas, mudar conceitos, olhar a Contabilidade Pública com outra visão além da orçamentária são desafios a serem vencidos. Também na Área Privada os Profissionais da Contabilidade estão vivenciando este momento de transição para a adoção das IFRS - Normas Internacionais de Contabilidade.

12 O que podemos afirmar é que todos nós, Profissionais da Contabilidade, estamos mais uma vez nos adaptando às novas realidades. Esta não é primeira vez e nem será a última em que teremos a oportunidade de vencer desafios e mostrar para a sociedade que somos capazes de contribuir para a evolução do Trabalho e do Pensamento Contábil.

13

14 Este projeto do Sistema Contábil Brasileiro visa apresentar para a sociedade o importante papel da Contabilidade no desenvolvimento do país. A Contabilidade Brasileira ocupa atualmente destaque no cenário econômico, político e social, sendo uma das cinco profissões mais demandadas no mercado de trabalho.

15 Objetivos do Projeto: - Informar a sociedade quais são os serviços prestados pelos Profissionais da Contabilidade; - Conscientizar a população da importância do Profissional da Contabilidade para o desenvolvimento socioeconômico do país; - Fortalecer a imagem do Profissional da Contabilidade perante a sociedade como parceiro dos empresários, no que se refere à gestão do negócio e do Estado, à execução da gestão pública;

16 Objetivos do Projeto: - Incentivar a demanda por profissionais contábeis nas instituições públicas, privadas e do terceiro setor; - Fortalecer o interesse pelos cursos de Ciências Contábeis em IES; - Fortalecer a demanda de Auditores em organizações públicas e privadas com o objetivo de aprimorar a gestão; - Posicionar o profissional da contabilidade como formador de opinião.

17 2013: Ano da Contabilidade no Brasil Você fará parte desta história! Este é o Ano inicial da campanha de divulgação do nosso verdadeiro papel na sociedade. Cada um de nós continuará em 2014, 2015 e tantos outros divulgando a importância do nosso trabalho para o desenvolvimento das empresas e do País.

18 Obrigada! Contadora Diva Gesualdi (21) /


Carregar ppt "Mudança de Paradigma na Contabilidade Pública Transparência, Controle e Resultados 21 de outubro de 2013 Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google