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“O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”

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Apresentação em tema: "“O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”"— Transcrição da apresentação:

1 “O rádio diz, a televisão mostra e o jornal explica”
Ao pensarmos em uma WebQuest para o desenvolvimento de um jornal televisivo, escolhemos o programa Manhattan Connection para servir de modelo de apresentação ao vivo.

2 Apresentar um jornal televisivo com matérias relacionadas aos acontecimentos nacionais e internacionais. Duração: 20 minutos (no máximo). Notícias: curtas e objetivas. Linguagem: padrão. Apresentar o jornal ao vivo.

3 Cada grupo deverá apresentar em 20 minutos:
Vinheta de abertura e fechamento do jornal. Entrevista gravada e editada (máximo de 3 minutos). Matéria sobre cultura e lazer em São Paulo (gravada). Propaganda do bem (gravada no Colégio). Reportagem internacional – América Latina e seus tesouros. Reportagem do Colégio (com filme editado pelo grupo). Notícia nacional ou internacional (com comentários ao vivo, pelos repórteres e/ou âncora).

4 Passo1 – Formar 5 grupos (cada um, no mínimo, com cinco integrantes.

5 Passo2 - Criar a vinheta de abertura e de fechamento do jornal.
Exemplo Exemplo Exemplo Exemplo4 Fechamento Fechamento

6 Passo3 – Entrevista (vídeo editado pelos alunos).
Escolher uma pessoa para ser entrevistada: para falar sobre um assunto de interesse do grupo; para falar sobre o talento dela: “gente que faz”. Selecionar um dos itens acima.

7 Passo4 - Propaganda (vídeo editado pelos alunos).
Escolher um tema relacionado à convivência social (solidariedade, caráter, honestidade, ...) para criar a propaganda e escrever um roteiro. Procurar gravar as situações com naturalidade. Pode haver participação de outros alunos na cena. Lembrem-se de que a propaganda deve ser gravada nas dependências do Colégio.

8 Passo5 – Matéria sobre cultura e lazer (vídeo editado pelos alunos).
A matéria será elaborada no formato de um filme editado pelos alunos. Para realizar essa matéria, o grupo deverá visitar o local do evento, entrevistar pessoas, comentar sobre ela. Se o grupo encontrar dificuldades em realizar as gravações da matéria cultural fora do ambiente escolar, poderá montar a matéria com fotos da mídia e trechos de reportagens já existentes na internet.

9 Passo6 - Reportagem internacional – América Latina e seus tesouros
1. Cada grupo será responsável por um tema: -México; -América Central; -Colômbia, Venezuela, Equador; -Peru, Bolívia e Chile; -Argentina, Uruguai e Paraguai. 2. Pesquisar sobre: Turismo existente na região escolhida, procurando destacar as belezas naturais, como praias, montanhas, desertos, parques, etc; ou os monumentos históricos, entre os quais, por exemplo, grandes obras ou construções que caracterizam um importante evento histórico nacional, tais como museus, templos, estátuas, etc. Aspectos culturais da região como culinária, música, vestuário, como vive o jovem, etc. 3. Edição de um filme seguindo o roteiro: 1- Apresentação do local a ser conhecido (vinheta). 2- Imagens dos locais com narração dos principais aspectos turísticos e culturais destacados pelo grupo. 3- Tempo máximo de 3 minutos. Avaliação Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

10 Passo7 – Reportagem do Colégio (vídeo editado pelos alunos).
Deve ser apresentado um filme editado pelos alunos sobre o evento escolhido. Roteiro cultural Oficina de Dia das Mães SoletraDante Abertura da Olimpíada e Olimpíada Sábado Científico Gincana de Matemática Oficina da Pizza Atividade sobre Meio Ambiente Festa do Livro Expogeo Oficina do Dia dos Pais Jornada de Informação Profissional Sábado Cultural de História Mostra e Oficina de Arte Mini Simpósio de Ciências da Natureza Viagens Brotas (9º ano) Rep Lago (8º ano) EUA (High School) Itália Teatro Coral High School Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14

11 Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo8 – Notícia nacional ou internacional ao vivo com comentários dos repórteres. Sugestões de links:

12 Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo9 – Delimitar papéis para apresentação ao vivo. Os integrantes do grupo devem assumir diferentes papéis na apresentação ao vivo: Repórter âncora: é um repórter cuja função é dizer as notícias e dirigir o jornal. Ele pede a opinião de um repórter sobre um fato da notícia, abrindo, a partir da fala desse repórter, uma discussão sobre ela. Ele também é responsável pelo fechamento da notícia. Repórteres comentaristas da notícia nacional ou internacional: são responsáveis por comentar os fatos levantados pelo repórter âncora, apresentando vários pontos de vista, e ampliando a notícia para o telespectador.

13 Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo10 – Cenografia Montar os painéis digitais que servirão de cenário para a apresentação ao vivo. Lembrem-se de que o cenário é um texto visual. Usem a criatividade para compô-lo. Todo o material do cenário deve ser gravado numa mídia (CD, DVD ou pen drive) para ser utilizado no dia da apresentação.

14 Escolher um figurino adequado para apresentação do jornal.
Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo11 – Figurino Escolher um figurino adequado para apresentação do jornal.

15 O roteiro será entregue no dia da apresentação.
Passo1 Passo2 Passo3 Passo4 Passo5 Passo6 Passo7 Passo8 Passo9 Passo10 Passo11 Passo12 Passo13 Passo14 Passo12 – Roteiro Fazer um roteiro das matérias que serão apresentadas no jornal indicando a seqüência de vídeos, músicas e de textos arranjados de forma criativa e interessante, capaz, enfim, de prender a atenção do telespectador. O roteiro será entregue no dia da apresentação.

16 Passo13 – Entrega dos arquivos
O grupo deve entregar os arquivos de filmes conforme datas estabelecidas pelas professoras. Os filmes serão entregues editados e prontos para exibição. A entrega será feita nos laboratórios de Robótica nas aulas de Língua Portuguesa. O grupo deverá trazer o arquivo em CD, DVD, pen drive, ou outra mídia para cópia dos arquivos na rede do Colégio.

17 Passo14 – Treinamento e teste
Antes da apresentação do jornal televisivo, treinar tanto quanto necessário para eliminar possíveis problemas. Estejam atentos à postura, ao vocabulário e ao tom de voz.

18 Cobertura do evento do Colégio
Divisão de papéis para edição dos vídeos. Os integrantes do grupo devem assumir diferentes papéis para produção de material para apresentação. Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia nacional ou internacional

19 Entrevistadores Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo
Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia nacional ou internacional Entrevistadores Serão responsáveis por: estudar o assunto sobre o qual o entrevistado irá falar; preparar as perguntas para a entrevista (elas deverão ser curtas, objetivas e claras); agendar a entrevista com a pessoa escolhida pelo grupo; providenciar um local adequado para a entrevista; realizar e filmar a entrevista utilizando equipamentos adequados como câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares; Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. editar a entrevista utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

20 Publicitários Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo
Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia nacional ou internacional Publicitários Serão responsáveis por: Montar o roteiro da propaganda de acordo com o tema escolhido pelo grupo; A propaganda deve ter, no máximo, 30 segundos, e deve ser clara e objetiva; Providenciar, nas dependências do Colégio, um local adequado para a realização da propaganda; Convidar outros alunos para participarem da propaganda, sem comprometerem, porém, o horário de aula. Realizar e filmar a propaganda utilizando câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Editar a propaganda utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

21 Repórteres de campo Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo
Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia nacional ou internacional Repórteres de campo Serão responsáveis por: Selecionar os detalhes mais significativos do evento, (por exemplo, filme, livro, exposição) escolhido pelo grupo, e que possam despertar o interesse do telespectador; Montar o roteiro da matéria; Sair a campo para filmar, entrevistar, enfim, fazer os registros necessários para a edição da reportagem. Filmar utilizando câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Caso o grupo não possa fazer essa pesquisa de campo, pesquisar materiais na internet, selecionando fotos, vídeos, enfim, editar uma reportagem sobre a matéria escolhida pelo grupo. Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. Editar a propaganda utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

22 Cobertura do Evento do Colégio Serão responsáveis por:
Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia nacional ou internacional Cobertura do Evento do Colégio Serão responsáveis por: Visitar e filmar o evento que, realizado no Colégio tenha sido escolhido pelo grupo; Entrevistar participantes, organizadores, visitantes, enfim, fazer os registros necessários para a edição da reportagem. Filmar utilizando câmeras fotográficas, filmadoras ou celulares. Tempo máximo do filme editado: 3 minutos. Editar a matéria utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

23 Cobertura da notícia nacional ou internacional Serão responsáveis por:
Entrevistadores Publicitários Repórteres de campo Cobertura do evento do Colégio Cobertura da notícia nacional ou internacional Cobertura da notícia nacional ou internacional Serão responsáveis por: pesquisar materiais na internet, selecionando fotos, vídeos, enfim, editar uma reportagem sobre a notícia escolhida pelo grupo. Se possível, sair a campo para filmar, entrevistar, enfim, fazer os registros necessários para edição da matéria. Tempo máximo do filme editado: 1 minuto. Editar a matéria utilizando o software de edição de vídeos. Sugestão: Windows MovieMaker.

24 Haverá duas avaliações: uma da professora, outra do próprio grupo, seguindo os seguintes critérios:
Confira!!! Os Melhores de 2008 Grupo1 Grupo Grupo Grupo Grupo5

25 “A palavra é a senha da vida A palavra é a senha do mundo”.
O poeta Carlos Drummond de Andrade diz em um poema: “A palavra é a senha da vida A palavra é a senha do mundo”. Esperamos que, após a vivência como repórteres de um jornal, vocês possam concluir: “O JORNAL é a senha do mundo”.

26 Direção Pedagógica Profº LAURO SPAGGIARI Coordenação Pedagógica de Língua Portuguesa Profª MARIA CLEIRE CORDEIRO Coordenação Pedagógica de Tecnologia Educacional Profª VALDENICE M. MELO DE CERQUEIRA Coordenação Pedagógica de Geografia Prof° Everaldo Marino Vellardi Argumentação Pedagógica Profª CASSIA NOGUEIRA DA SILVA Profª EMILIA MARIA TEIXEIRA MENDES Profª FATIMA MARIA GNECCO Profª LIETE MARIA DE AMORIM MACHADO Profª MIRIAM APARECIDA REYES MARTINS STUART Profª SOPHIA MARIA VISCONTI Produção Gráfica e Design Digital Profª ADRIANA DE FREITAS SEBASTIÃO


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