A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho
Evandro Scheid Ninaut e Geraldo Magela da Silva

2 Gobernabilidad, Ética y Liderazgo en las
Foro: “Cooperativas de Trabajo Asociado” Tema 2:    Gobernabilidad, Ética y Liderazgo en las Cooperativas de Trabajo asociado.

3 Em busca da Governabilidade
Desde de 2002 começou a discriminação às cooperativas de trabalho no Brasil; Em 2003, a base, instituiu o Movimento Nacional de Valorização do Ramo Trabalho, tendo a iniciativa de criar um programa de normatização e autogestão visando a certificação das cooperativas; Em dezembro/2004 a OCB institui os “Critérios para a Identificação da Cooperativa de Trabalho”, estabelecendo requisitos mínimos para a sua existência;

4 Em busca da Governabilidade
Em 2005 a Unidade Estadual de São Paulo (OCESP) começa desenvolver um Programa de Certificação; Projeto de Lei Complementar 131/2008 Em 2009 inicia o Programa Nacional de Conformidade (PNC) para atender as cooperativas de trabalho registradas na OCB.

5 Em busca da Governabilidade
PLC 131 1º) Art.1º - As cooperativas do ramo saúde que estão excluídas das determinações dessa legislação: Cooperativas operadoras de plano de saúde, e Cooperativas de profissionais liberais cujos sócios exerçam as atividades em seus próprios estabelecimentos. 2º) Art. 7º - Garantias para o sócio cooperado: Retirada não inferior ao piso da categoria; Duração do trabalho - 8 horas /dia, 44 horas semanais; Repouso semanal remunerado; Repouso anual remunerado; Remuneração do trabalho noturno superior ao do diurno; Adicional sobre retiradas para atividades insalubres ou perigosas; Seguro acidente de trabalho.

6

7 Programa Nacional de Conformidade - PNC
Conjunto composto por normas, metodologia de avaliação de conformidade, gestão dos diversos níveis de relacionamento, ações de monitoramento e manutenção. Tem objetivo de diferenciar e destacar as cooperativas de trabalho (problema de identidade), participantes por livre adesão, em âmbito nacional. A cooperativa que alcançar a conformidade adquire o direito de uso do Selo de Conformidade das Cooperativas de Trabalho = do selo de qualidade

8 Vantagens para as Cooperativas
Desenvolvimento da cooperativa através da diferenciação no mercado; Reforço da imagem da cooperativa; Melhora significativa da qualidade dos serviços prestados; Legitimidade da cooperativa participante.

9 Construção da lista positiva;
Vantagens para a OCB Reforço da imagem do sistema Cooperativista; Construção da lista positiva; Valorização e legitimidade da representação reconhecida pelas cooperativas de trabalho e pelo mercado. Reconhecimento de “entidade de consultoria de governo” (Lei 5.764/71).

10 Registro da marca (INPI) (abril/2009);
Registros Registro da marca (INPI) (abril/2009); Registro da metodologia (abril/2009);

11 Divulgação Aprovação do Projeto Piloto no Conselho Diretor da OCB (28/04); Aprovação do Programa pelo Conselho Diretor da OCB (22/06/2009); Divulgação Interna no dia internacional do cooperativismo (04/07/2009).

12 Coordenação A Coordenação é da OCB e a operacionalização das suas Unidades Estaduais;

13 Projeto Piloto – Adesão das Unidades Estaduais
Rio de Janeiro 27/05/2009 Minas Gerais 04/06/2009 São Paulo 18/06/2009

14 Projeto Piloto – Adesão das Cooperativas
Coopermínio –SP Cooptrein-RJ Coopifor-MG

15 Projeto Piloto – Auditoria Social
Auditoria Inicial Plano da Ação Corretiva Auditoria de Conformidade Intertek

16 Metodologia É feito um trabalho de sensibilização com a Unidade Estadual ; A Unidade Estadual aceita o PNC O técnico da Unidade Estadual é capacitado; É feito o lançamento estadual do PNC; A Unidade Estadual desenvolve trabalho de convencimento e de capacitação junto às suas cooperativas; A auditoria é feita nas cooperativas; A cooperativa adquire o Certificado (Selo) de Conformidade por um prazo determinado Somente as cooperativas registradas e regulares junto ao Sistema OCB poderão aderir ao programa.

17 Divulgação para o Sistema Cooperativista e para o Mercado
Plano de Marketing Divulgação para o Sistema Cooperativista e para o Mercado Mala direta Banner; Propaganda em revista Pasta Cartilhas

18 Validação junto aos órgãos representativos e de interesse
Conclusão Plano de marketing Validação junto aos órgãos representativos e de interesse Criação da Agenda Positiva Auditoria Apoio da Representação O PNC gera um diferencial para a Cooperativa no Mercado

19 Evandro Scheid Ninaut Gerente de Apoio ao Desenvolvimento em Mercados da OCB
Geraldo Magela da Silva Coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho da OCB


Carregar ppt "Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google